Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como capturar um screenshot da área de trabalho e salvá-lo como um Bitmap usando DelphiQuantidade de visualizações: 13695 vezes |
Em algumas situações precisamos capturar um screenshot da área de trabalho (Windows Desktop) e salvá-lo como um Bitmap. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Note que aqui estamos salvando o bitmap gerado no mesmo diretório do executável. Caso queira salvar o resultado em outra pasta ou diretório, consulte minhas dicas sobre a manipulação de arquivos e diretórios usando Delphi. Veja o código (coloquei no evento OnClick de um botão: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var DCDesk: HDC; bmp: TBitmap; begin // vamos criar o Bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos definir o tamanho do bitmap bmp.Height := Screen.Height; bmp.Width := Screen.Width; // aqui nós obtemos um handle para o contexto de dispositivo // de exibição do Desktop DCDesk := GetWindowDC(GetDesktopWindow); // vamos copiar a imagem do desktop para o bitmap criado // anteriormente BitBlt(bmp.Canvas.Handle, 0, 0, Screen.Width, Screen.Height, DCDesk, 0, 0, SRCCOPY); // salvamos o bitmap bmp.SaveToFile('screenshot.bmp'); // liberamos o handle do desktop ReleaseDC(GetDesktopWindow, DCDesk); // e finalmente liberamos o bitmap bmp.Free; ShowMessage('Screenshot criado com sucesso.'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular desvio padrão em Python - Python para Matemática e EstatísticaQuantidade de visualizações: 5148 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Veja o código Python completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores: # precisamos importar o módulo Math import math # função principal do programa def main(): # conjunto dos dados conjunto = [10, 30, 90, 30] soma = 0.0 # soma dos elementos desvio_padrao = 0.0 # desvio padrão tam = len(conjunto) # tamanho dos dados # vamos somar todos os elementos for i in range(0, tam): soma = soma + conjunto[i] # agora obtemos a média do conjunto de dados media = soma / tam # e finalmente obtemos o desvio padrão for i in range(0, tam): desvio_padrao = desvio_padrao + math.pow(conjunto[i] - media, 2) # mostramos o resultado print("Desvio Padrão Populacional: {0}".format(math.sqrt(desvio_padrao / tam))) print("Desvio Padrão Amostral: {0}".format(math.sqrt(desvio_padrao / (tam - 1)))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Desvio Padrão Populacional: 30.0 Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755 Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento). |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Geolocation API |
Como retornar a localização do usuário usando o método getCurrentPosition() da API Geolocation do HTML5Quantidade de visualizações: 2648 vezes |
O método getCurrentPosition() da API Geolocation do HTML5 nos permite obter tanto a latitude quanto a longitude do usuário que está acessando nossas páginas web. A forma mais simples deste método requer apenas uma função JavaScript que receberá o objeto de coordenadas. Veja o trecho de código a seguir: <html> <head> <title>Obtendo a latitude e longitude usando a API Geolocation</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> function mostrarPosicao(posicao) { document.writeln("<h1>Latitude: " + posicao.coords.latitude + "; Longitude: " + posicao.coords.longitude + "</h1>"); } // não se esqueça de testar se o navegador web suporta a API // Geolocation do HTML5 if(window.navigator.geolocation) { // chamamos o método getCurrentPosition() fornecendo a função // JavaScript que receberá o objeto de coordenadas navigator.geolocation.getCurrentPosition(mostrarPosicao); } else{ document.writeln("A API Geolocation foi encontrada."); } </script> </body> </html> Ao executar este trecho de código, a primeira coisa que você verá é uma mensagem do navegador avisando que o site a partir do qual o código está sendo executado quer saber sua localização. A mensagem exibirá os botões Permitir ou Bloquear. Se você clicar no botão Permitir, a latitude e longitude serão escritas no navegador: Latitude: -16.7143838; Longitude: -49.2327622 É claro que, se você estiver executando o código em um laptop ou desktop, o resultado será muito diferente daquele mostrado no seu celular. O motivo é que, em geral, um GPS não está disponível nos laptops e desktops. Por essa razão, o navegador vai obter sua localização usando posicionamento de WI-FI e também por meio do seu endereço IP (Internet Protocol). |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como excluir todos os itens de uma ListBox do C# Windows Forms usando a função Clear()Quantidade de visualizações: 557 vezes |
Em algumas situações nós precisamos limpar uma ListBox do C# Windows Forms, ou seja, excluir todos os seus itens de uma só vez em tempo de execução, enquanto o programa estiver rodando. Esta tarefa pode ser realizada por meio de uma chamada ao método Clear() do objeto ObjectCollection da ListBox. Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e removemos todos os itens da ListBox: private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // remove todos os itens da ListBox listBox1.Items.Clear(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string é null ou vazia em C# usando a função IsNullOrEmpty() da classe StringQuantidade de visualizações: 23579 vezes |
Em algumas situações nós queremos verificar se uma variável do tipo string está null ou vazia (não contém nem mesmo o caractere de espaço ou quebra de linha). Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty() da classe String da linguagem C#. Veja um trecho de código no qual temos uma string nula e uma string vazia. Observe os resultados retornados pela função: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string palavra1 = null; string palavra2 = ""; if (String.IsNullOrEmpty(palavra1)) { Console.WriteLine("palavra1 é null ou vazia"); } if (String.IsNullOrEmpty(palavra2)) { Console.WriteLine("palavra2 é null ou vazia"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: palavra1 é null ou vazia palavra2 é null ou vazia |
LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como testar uma condição em Lisp usando a macro ifQuantidade de visualizações: 1110 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a macro if da linguagem Common Lisp para testar uma condição. Por se tratar de um exemplo básico, não mostrarei um caminho alternativo, ou seja, a mensagem será exibido somente se a condição for satisfeita. Em outras dicas eu complemento com o desvio opcional. Veja um exemplo no qual solicitamos um número ao usuário e informamos se o valor lido é maior que 10: ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar numero) ; Este é o programa principal (defun Estudos() ; Vamos ler o número (princ "Informe um número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável numero (setq numero (read)) ; vamos testar se este número é maior que 10 (if (> numero 10) (format t "~D é maior que 10~%" numero)) ; E mostramos o número informado (format t "O número informado foi: ~D" numero) ) ; Auto-executa a função Estudos() (Estudos) Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe um número: 12 12 é maior que 10 O número informado foi: 12 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
JavaScript Avançado - Como remover todas as ocorrências de uma substring em uma string usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 308 vezes |
Esta dica contém um ótimo exercício de recursão. Trata-se de uma função JavaScript recursiva para remover todas as ocorrências de uma substring em uma string. Analise o código cuidadosamente e você conseguirá desenvolver várias funções de recursividade a partir dele. Veja o código JavaScript completo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função recursiva que remove todas as ocorrências // de uma substring em uma string function remover(string, substring){ // primeiro obtemos o índice da substring // dentro da string var indice = string.indexOf(substring); var resultado = ""; // interromper a recursividade? if(indice == -1){ return string; } else{ resultado += string.substring(0, indice) + remover(string.substring(indice + substring.length), substring); } return resultado; } // hora de testar a função recursiva var frase = "Ontem comprei duas camisas e uma calça"; document.writeln("Original: " + frase); frase = remover(frase, "duas"); document.writeln("<br>Nova frase: " + frase); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Ontem comprei duas camisas e uma calça Nova frase: Ontem comprei camisas e uma calça |
LISP ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 729 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): ; programa LISP que converte Coordenadas Polares ; em Coordenadas Cartesianas (let((raio)(theta)(graus)(x)(y)) ; vamos ler o raio e o ângulo (princ "Informe o raio: ") (force-output) (setq raio (read)) (princ "Informe o theta: ") (force-output) (setq theta (read)) (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ") (force-output) (setq graus (read)) ; o theta está em graus? (if(eq graus 1) (setq theta (* theta (/ pi 180.0))) ) ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas (setq x (* raio (cos theta))) (setq y (* raio (sin theta))) ; exibimos o resultado (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)" x y) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00) |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que calcula qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decompostoQuantidade de visualizações: 15916 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que lê um valor inteiro e simule o comportamento de um caixa eletrônico, ou seja, calcule qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe o valor do saque (valor inteiro): 139 O valor do saque pode ser expresso em: 1 notas de 100 0 notas de 50 3 notas de 10 1 notas de 5 4 notas de 1 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner): public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis que vão guardar a quantidade de notas de 100, 50, 10, 5 e 1; int cem = 0, cinquenta = 0, dez = 0, cinco = 0, um = 0; int valor; // guarda o valor lido int temp; // variável auxiliar // vamos solicitar o valor a ser sacado System.out.print("Informe o valor do saque (valor inteiro): "); // vamos ler o valor do saque valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // inicializa a variável temporária temp = valor; // quantas notas de 100? if(temp >= 100){ cem = valor / 100; temp = valor % 100; } // quantas notas de 50? if(temp >= 50){ cinquenta = temp / 50; temp = temp % 50; } // quantas notas de 10? if(temp >= 10){ dez = temp / 10; temp = temp % 10; } // quantas notas de 5? if(temp >= 5){ cinco = temp / 5; temp = temp % 5; } // quantas notas de 1? if(temp >= 1){ um = temp / 1; } // vamos exibir o resultado System.out.println("O valor do saque pode ser expresso em:"); System.out.printf("%d notas de 100\n", cem); System.out.printf("%d notas de 50\n", cinquenta); System.out.printf("%d notas de 10\n", dez); System.out.printf("%d notas de 5\n", cinco); System.out.printf("%d notas de 1\n", um); } |
C# ::: C# para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em C#Quantidade de visualizações: 2715 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C#. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C#. Veja um trecho de código C# completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int[,] matriz = new int[3, 3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal // principal // vamos ler os valores para os elementos da matriz for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { // linhas for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { // colunas Console.Write("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i, j] = Int32.Parse(Console.ReadLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada Console.WriteLine(); // percorre as linhas for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { // percorre as colunas for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { Console.Write(" " + matriz[i, j]); } // passa para a próxima linha da matriz Console.WriteLine(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { if (i == j) { soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i, j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal Console.WriteLine("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: " + soma_diagonal); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
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