Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundosQuantidade de visualizações: 11072 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe a duração do evento em segundos: 3712 Duração do evento: 01:01:52 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner): public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis que vão guardar a duração em horas, minutos e segundos; int horas, minutos, segundos; int duracao_segundos; // guardará a duração em segundos // vamos solicitar a duração do evento em segundos System.out.print("Informe a duração do evento em segundos: "); // vamos ler os segundos informados duracao_segundos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos obter a quantidade de horas do evento horas = duracao_segundos / 3600; // vamos obter os minutos minutos = (duracao_segundos / 60) % 60; // vamos obter os segundos restantes segundos = duracao_segundos % 60; // vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos System.out.printf("Duração do evento: %02d:%02d:%02d\n\n", horas, minutos, segundos); } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto) |
Como usar objetos Set em seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 1205 vezes |
Os objetos Set, introduzidos no JavaScript na revisão ECMAScript 2015, também chamada de ES6 e ECMAScript 6, trazem para a linguagem a noção de conjuntos. Um conjunto é uma coleção de valores únicos, ou seja, cada valor pode aparecer somente uma vez. Dessa forma, objetos Set do JavaScript obedecem esta regra e podem armazenar todos os tipos de dados, desde os tipos primitivos númericos até objetos de classes definidas pelo usuário. Nesta dica veremos como adicionar elementos a um Set e depois percorrer o seu conteúdo e exibir todos os seus valores. Veja o código a seguir: <!doctype html> <html> <head> <title>O método setInterval() do JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um novo conjunto var linguagens = new Set(); // vamos adicioar 4 linguagens linguagens.add("Java"); linguagens.add("PHP"); linguagens.add("C++"); linguagens.add("Python"); // vamos percorrer os elementos do conjunto for(var linguagem of linguagens){ document.writeln(linguagem + "<br>"); } </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Java PHP C++ Python Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre os métodos e propriedades do objeto Set da linguagem JavaScript. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
Como obter valores dos atributos de um elemento HTML usando a função attr() do jQueryQuantidade de visualizações: 15965 vezes |
O exemplo abaixo mostra como obter os valores dos atributos de um elemento HTML usando a notação attr(). O retorno é uma string contendo o valor do atributo:<script type="text/javascript"> <!-- function obterAtributo(){ // Este exemplo mostra como obter o valor do // atributo value de uma caixa de texto com // o id "nome" var valor = $('#nome').attr("value"); window.alert(valor); } //--> </script> |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como exibir a data e hora atual em JavaScript usando o objeto DateQuantidade de visualizações: 8312 vezes |
O objeto Date da linguagem JavaScript pode ser usado quando queremos retornar ou exibir a data e hora atual. Nesta dica eu mostro como criar um objeto Date e em seguida mostrar os resultados na página. Veja o código HTML completo para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Datas em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter a data e hora atual var data = Date(); // e mostramos o resultado document.write("Data e hora atual: " + data); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Data e hora atual: Sat Feb 04 2023 15:08:32 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília) |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como passar um vetor para uma função CQuantidade de visualizações: 12230 vezes |
Muitas vezes precisamos passar um vetor, ou seja, um array unidimensional para uma função na linguagem C. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito. Observe que a passagem de um vetor para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores do array dentro da função será refletida no vetor original: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função que recebe o array e exibe os seus elementos void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // cria um vetor com 5 inteiros int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1}; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // passa o vetor para a função exibir_vetor() // veja que temos que enviar também a quantidade // de elementos exibir_vetor(valores, 5); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que recebe o array e exibe os seus elementos void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho){ int i; printf("Os elementos do vetor são:\n\n"); for(i = 0; i < tamanho; i++){ printf("%d ", vetor[i]); } } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Os elementos do vetor são: 54 3 89 6 1 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHPQuantidade de visualizações: 10128 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } public function getNome(){ return $this->nome; } public function setPreco($preco){ $this->preco = $preco; } public function getPreco(){ return $this->preco; } } ?> Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe. Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; // uma variável estática que permite contar as instâncias // desta classe public static $contador = 0; // construtor da classe Produto function __construct(){ // vamos incrementar o contador aqui self::$contador++; } } // vamos criar duas instâncias da classe Produto $p1 = new Produto(); $p2 = new Produto(); // vamos obter o valor do contador de instâncias echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador . " instâncias da classe Produto"; ?> Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1. É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo: // vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio // de uma referência a uma das instâncias da classe Produto $p1->contador = 5; não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado. |
VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 604 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem VisuAlg que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg" var // coordenadas dos dois pontos x1, y1, x2, y2: real // guarda o coeficiente angular m: real inicio // x e y do primeiro ponto escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ") leia(x1) escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ") leia(y1) // x e y do segundo ponto escreva("Coordenada x do segundo ponto: ") leia(x2) escreva("Coordenada y do segundo ponto: ") leia(y2) // vamos calcular o coeficiente angular m <- (y2 - y1) / (x2 - x1) // mostramos o resultado escreva("O coeficiente angular é: ", m) fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg" var // coordenadas dos dois pontos x1, y1, x2, y2: real // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente cateto_oposto, cateto_adjascente: real // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente tetha, tangente: real inicio // x e y do primeiro ponto escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ") leia(x1) escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ") leia(y1) // x e y do segundo ponto escreva("Coordenada x do segundo ponto: ") leia(x2) escreva("Coordenada y do segundo ponto: ") leia(y2) // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto <- y2 - y1 // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente <- x2 - x1 // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha <- ArcTan(cateto_oposto / cateto_adjascente) // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente <- Tan(tetha) // mostramos o resultado escreva("O coeficiente angular é: ", tangente) fimalgoritmo Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o índice da primeira ocorrência de um elemento em um array do JavaScript usando a função indexOf()Quantidade de visualizações: 2486 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos obter e retornar o índice da primeira ocorrência de um determinado elemento em um array JavaScript. Para isso podemos usar a funções indexOf(). Se o elemento não puder ser encontrado, o valor -1 é retornado. Veja um exemplo de seu uso: <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 2, 2, 4, 5); // vamos obter o índice da primeira ocorrência // do elemento com o valor 2 var indice = valores.indexOf(2); window.alert("Elemento encontrado no índice: " + indice); </script> Execute o código e veja que o elemento foi encontrado no índice 1, ou seja, na segunda posição do array, já que os índices de vetor e matriz em JavaScript começam a partir de 0. Experimente pesquisar o valor 50 e verá que o valor retornado é -1, indicando que o elemento não foi encontrado. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Apostila C# para iniciantes - Como listar todos os arquivos de um diretório usando C#Quantidade de visualizações: 131 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível usar o método GetFiles() da classe Directory para listar todos os arquivos de um determinado diretório. Note como usei o caractere "*" para informar o padrão de arquivos a serem exibidos. Veja o código completo: using System; using System.IO; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string diretorio = @"C:\estudos_dart"; string padrao = "*"; if (args.Length > 0) { diretorio = args[0]; } if (args.Length > 1) { padrao = args[1]; } string[] arquivos = Directory.GetFiles(diretorio, padrao); foreach (string arquivo in arquivos) { Console.WriteLine(arquivo); } } } } Ao executar este código nós teremos uma saída parecida com: C:\estudos_dart\condicional_if_else.dart C:\estudos_dart\DICA.txt C:\estudos_dart\laco_do_while.dart C:\estudos_dart\laco_for.dart C:\estudos_dart\laco_while.dart C:\estudos_dart\primeira.dart |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 7273 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), new Rectangle(100, 100, 250, 150)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
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