Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a duração do evento em segundos: 3712
Duração do evento: 01:01:52


Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // variáveis que vão guardar a duração em horas, minutos e segundos;
  int horas, minutos, segundos;
  int duracao_segundos; // guardará a duração em segundos

  // vamos solicitar a duração do evento em segundos
  System.out.print("Informe a duração do evento em segundos: ");

  // vamos ler os segundos informados
  duracao_segundos = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // vamos obter a quantidade de horas do evento
  horas = duracao_segundos / 3600;
  // vamos obter os minutos
  minutos = (duracao_segundos / 60) % 60;
  // vamos obter os segundos restantes
  segundos = duracao_segundos % 60;

  // vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos
  System.out.printf("Duração do evento: %02d:%02d:%02d\n\n", horas, minutos, segundos);
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos Set em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1205 vezes
Os objetos Set, introduzidos no JavaScript na revisão ECMAScript 2015, também chamada de ES6 e ECMAScript 6, trazem para a linguagem a noção de conjuntos.

Um conjunto é uma coleção de valores únicos, ou seja, cada valor pode aparecer somente uma vez. Dessa forma, objetos Set do JavaScript obedecem esta regra e podem armazenar todos os tipos de dados, desde os tipos primitivos númericos até objetos de classes definidas pelo usuário.

Nesta dica veremos como adicionar elementos a um Set e depois percorrer o seu conteúdo e exibir todos os seus valores. Veja o código a seguir:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O método setInterval() do JavaScript</title>
</head>
  
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um novo conjunto
  var linguagens = new Set();
  
  // vamos adicioar 4 linguagens
  linguagens.add("Java");
  linguagens.add("PHP");
  linguagens.add("C++");
  linguagens.add("Python");
  
  // vamos percorrer os elementos do conjunto
  for(var linguagem of linguagens){
    document.writeln(linguagem + "<br>");
  }
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Java
PHP
C++
Python

Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre os métodos e propriedades do objeto Set da linguagem JavaScript.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Como obter valores dos atributos de um elemento HTML usando a função attr() do jQuery

Quantidade de visualizações: 15965 vezes
O exemplo abaixo mostra como obter os valores dos atributos de um elemento HTML usando a notação attr(). O retorno é uma string contendo o valor do atributo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function obterAtributo(){
    // Este exemplo mostra como obter o valor do 
    // atributo value de uma caixa de texto com 
    // o id "nome"
	
    var valor = $('#nome').attr("value");
    window.alert(valor);
  }
//-->
</script>



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data e hora atual em JavaScript usando o objeto Date

Quantidade de visualizações: 8312 vezes
O objeto Date da linguagem JavaScript pode ser usado quando queremos retornar ou exibir a data e hora atual. Nesta dica eu mostro como criar um objeto Date e em seguida mostrar os resultados na página.

Veja o código HTML completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Datas em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos obter a data e hora atual
  var data = Date();
  
  // e mostramos o resultado
  document.write("Data e hora atual: " + data);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Data e hora atual: Sat Feb 04 2023 15:08:32 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília)


C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como passar um vetor para uma função C

Quantidade de visualizações: 12230 vezes
Muitas vezes precisamos passar um vetor, ou seja, um array unidimensional para uma função na linguagem C. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito.

Observe que a passagem de um vetor para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores do array dentro da função será refletida no vetor original:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// protótipo da função que recebe o array e exibe os seus elementos
void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho);

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // cria um vetor com 5 inteiros
  int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1};
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // passa o vetor para a função exibir_vetor()
  // veja que temos que enviar também a quantidade
  // de elementos
  exibir_vetor(valores, 5);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

// função que recebe o array e exibe os seus elementos
void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho){
  int i;

  printf("Os elementos do vetor são:\n\n");

  for(i = 0; i < tamanho; i++){
    printf("%d  ", vetor[i]);
  }
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Os elementos do vetor são:

54 3 89 6 1


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHP

Quantidade de visualizações: 10128 vezes
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe.

Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

<?
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;

    public function setNome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

    public function getNome(){
      return $this->nome;
    }

    public function setPreco($preco){
      $this->preco = $preco;
    }

    public function getPreco(){
      return $this->preco;
    }
  }
?>

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe.

Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo:

<?
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;
    
 
    // uma variável estática que permite contar as instâncias
    // desta classe
    public static $contador = 0;

    // construtor da classe Produto
    function __construct(){
      // vamos incrementar o contador aqui
      self::$contador++;
    }
  }

  // vamos criar duas instâncias da classe Produto
  $p1 = new Produto();
  $p2 = new Produto();

  // vamos obter o valor do contador de instâncias
  echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador .
    " instâncias da classe Produto"; 
?>

Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1.

É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo:

// vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio
// de uma referência a uma das instâncias da classe Produto
$p1->contador = 5;

não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado.


VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 604 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem VisuAlg que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg"

var
  // coordenadas dos dois pontos
  x1, y1, x2, y2: real
  // guarda o coeficiente angular
  m: real

inicio
  // x e y do primeiro ponto
  escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
  leia(x1)
  escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
  leia(y1)

  // x e y do segundo ponto
  escreva("Coordenada x do segundo ponto: ")
  leia(x2)
  escreva("Coordenada y do segundo ponto: ")
  leia(y2)

  // vamos calcular o coeficiente angular
  m <- (y2 - y1) / (x2 - x1)

  // mostramos o resultado
  escreva("O coeficiente angular é: ", m)

fimalgoritmo 

Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg"

var
  // coordenadas dos dois pontos
  x1, y1, x2, y2: real
  // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente
  cateto_oposto, cateto_adjascente: real
  // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente
  tetha, tangente: real

inicio
  // x e y do primeiro ponto
  escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
  leia(x1)
  escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
  leia(y1)

  // x e y do segundo ponto
  escreva("Coordenada x do segundo ponto: ")
  leia(x2)
  escreva("Coordenada y do segundo ponto: ")
  leia(y2)

  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  cateto_oposto <- y2 - y1
  // e agora o cateto adjascente
  cateto_adjascente <- x2 - x1
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  tetha <- ArcTan(cateto_oposto / cateto_adjascente)
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  tangente <- Tan(tetha)

  // mostramos o resultado
  escreva("O coeficiente angular é: ", tangente)

fimalgoritmo 

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o índice da primeira ocorrência de um elemento em um array do JavaScript usando a função indexOf()

Quantidade de visualizações: 2486 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos obter e retornar o índice da primeira ocorrência de um determinado elemento em um array JavaScript. Para isso podemos usar a funções indexOf(). Se o elemento não puder ser encontrado, o valor -1 é retornado.

Veja um exemplo de seu uso:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 2, 2, 4, 5);
  // vamos obter o índice da primeira ocorrência
  // do elemento com o valor 2
  var indice = valores.indexOf(2);
  window.alert("Elemento encontrado no índice: " 
    + indice);
</script>

Execute o código e veja que o elemento foi encontrado no índice 1, ou seja, na segunda posição do array, já que os índices de vetor e matriz em JavaScript começam a partir de 0.

Experimente pesquisar o valor 50 e verá que o valor retornado é -1, indicando que o elemento não foi encontrado.


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Apostila C# para iniciantes - Como listar todos os arquivos de um diretório usando C#

Quantidade de visualizações: 131 vezes
Nesta dica eu mostro como é possível usar o método GetFiles() da classe Directory para listar todos os arquivos de um determinado diretório. Note como usei o caractere "*" para informar o padrão de arquivos a serem exibidos.

Veja o código completo:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      string diretorio = @"C:\estudos_dart";
      string padrao = "*";

      if (args.Length > 0) {
        diretorio = args[0];
      }
      if (args.Length > 1) {
        padrao = args[1];
      }

      string[] arquivos = Directory.GetFiles(diretorio,
        padrao);

      foreach (string arquivo in arquivos) {
        Console.WriteLine(arquivo);
      }
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos uma saída parecida com:

C:\estudos_dart\condicional_if_else.dart
C:\estudos_dart\DICA.txt
C:\estudos_dart\laco_do_while.dart
C:\estudos_dart\laco_for.dart
C:\estudos_dart\laco_while.dart
C:\estudos_dart\primeira.dart


C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#

Quantidade de visualizações: 7273 vezes
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:

Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single)


Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 
    new Rectangle(100, 100, 250, 150));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}


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