JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 16827 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em JavaScript pode ser feito assim: <script type="text/javascript"> var principal = 2000.00; var taxa = 0.08; var meses = 2; var juros = principal * taxa * meses; document.write("O total de juros a ser pago é: " + juros); </script> O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: <script type="text/javascript"> var principal = 2000.00; var taxa = 0.08; var meses = 2; var juros = principal * taxa * meses; var montante = principal + juros; document.write("O total de juros a ser pago é: " + juros + "<br>"); document.write("O montante da dívida é: " + montante); </script> |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir no início de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar váriosQuantidade de visualizações: 727 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício Java demonstra como inserir um nó no início de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no início da lista. Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o primeiro da lista). Sua saída deve ser parecida com: Inserindo valores no início da lista Informe o valor (-1 para sair): 8 Informe o valor (-1 para sair): 2 Informe o valor (-1 para sair): 5 Informe o valor (-1 para sair): 7 Informe o valor (-1 para sair): -1 Valores na lista: 7 -> 5 -> 2 -> 8 -> null Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor da classe No No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } } public class Estudos { public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar uma referência para o início da lista No inicio = null; // agora vamos pedir para o usuário informar // valores inteiros. O valor -1 sai do laço int valor; System.out.println("Inserindo valores no início da lista\n"); do { System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if (valor != -1) { inicio = inserirInicio(inicio, valor); } } while(valor != -1); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(inicio); } // função que permite adicionar um nó no início da // lista ligada public static No inserirInicio(No inicio, int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos inserir este nó antes do nó que // representa o início da lista novo.proximo = inicio; inicio = novo; } // e retornamos o início da lista return inicio; } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista(No inicio) { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp |
Como usar a classe wxApp em suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 1902 vezes |
A classe wxApp (Application Class) é uma das primeiras classes que devemos estudar se quisermos ter um domínio perfeito do framework wxWidgets. Para usá-la, devemos incluir #include <wx/app.h> em nossos códigos. Essa classe herda de wxAppConsole. Todas as aplicações wxWidgets definem uma classe application derivada de wxApp. Há somente uma instância dela, e essa instância representa a aplicação sendo executada no momento. De todos os métodos herdados de wxApp, há pelo menos um que devemos implementar, e ele é a função OnInit(), que é chamada quando o wxWidgets está pronto para executar o nosso código. OnInit() equivale ao main() em C/C++ ou WinMain (aplicações Win32). Veja um trecho de código no qual declaramos e usamos a classe wxApp: Código para aplicacao.h: #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp: #include "aplicacao.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets implementa nosso objeto MinhaAplicacao IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos mostrar uma mensagem ao iniciar a aplicação wxMessageDialog *alerta = new wxMessageDialog(NULL, wxT("A aplicação foi iniciada com sucesso"), wxT("Informação"), wxOK); alerta->ShowModal(); // em geral retornamos true para iniciar o loop de eventos // mas essa aplicação exibe apenas uma janela de mensagem. Podemos sair return false; } Veja que no arquivo de declaração (header file) nós temos a macro DECLARE_APP. Ela nos permite declarar a função wxGetApp() que retorna uma referência para o objeto aplicação. Se não fizermos isso, a única forma de obter tal referência é usando o ponteiro global wxTheApp, que é do tipo wxApp*. A macro IMPLEMENT_APP, no arquivo de implementação, permite ao wxWidgets criar dinamicamente uma instância do objeto application no ponto apropriado da inicialização da biblioteca. Esse trecho de código é totalmente funcional, mas teremos apenas a exibição de uma mensagem wxMessageDialog. Por essa razão eu retornei false no laço de eventos. Se tivéssemos criado uma janela wxFrame, o retorno deveria ser true, já que teríamos de lidar com eventos. Para finalizarmos, lembre-se de que o método OnInit() da classe wxApp é o local ideal para se fazer as verificações iniciais da aplicação, tais como conexão com banco de dados, permissão do usuário, disponibilidade da rede, etc. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do JavaQuantidade de visualizações: 15492 vezes |
A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels. Veja o código Java completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // obtém o tamanho da tela Dimension dim = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize(); System.out.println("O tamanho da tela é: " + dim.width + " pixels de largura por " + dim.height + " pixels de altura."); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O tamanho da tela é: 1366 pixels de largura por 768 pixels de altura. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOP - Como chamar o construtor de uma superclasse a partir da classe derivadaQuantidade de visualizações: 19180 vezes |
Em algumas situações, é necessário efetuar uma chamada ao construtor de uma superclasse a partir da sub-classe, ou classe derivada. Principalmente quando temos que inicializar dados privados pertencentes à superclasse. Imaginemos o seguinte cenário: uma classe Pessoa cujo construtor recebe o nome e idade da pessoa. Temos então uma classe Aluno que herda de pessoa e cujo construtor recebe nome, idade e matrícula. Desta forma, temos aqui uma boa oportunidade para efetuarmos uma chamada ao construtor da superclasse a partir da classe derivada. Comece criando a classe Pessoa (Pessoa.java): public class Pessoa{ public String nome; public int idade; // construtor da classe public Pessoa(String nome, int idade){ this.nome = nome; this.idade = idade; } } Compile Pessoa.java. Agora vamos criar um classe Aluno (Aluno.java) que herda da classe Pessoa: public class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; // construtor public Aluno(String nome, int idade, String matricula){ // chama o construtor da superclasse super(nome, idade); this.matricula = matricula; } } Compile Aluno.java e escreva o programa abaixo, que demonstra como a chamada ao construtor da superclasse é feita a partir da subclasse, ou classe derivada: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno("Osmar J. Silva", 36, "AC434-23"); // Exibe o resultado System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); } } Execute este código e observe alguns detalhes interessantes. O mais importante é a forma de chamar o construtor da superclasse: // chama o construtor da superclasse super(nome, idade); Veja como recebemos três variáveis no construtor da classe Aluno e passamos duas delas para o construtor da superclasse. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing para iniciantes - Como usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent para detectar qual tecla de direção (setas) foi pressionadaQuantidade de visualizações: 3389 vezes |
Em algumas situações nós precisamos detectar qual das teclas de direção (setas) o usuário pressionou. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_UP, KeyEvent.VK_DOWN, KeyEvent.VK_RIGHT ou KeyEvent.VK_LEFT. Veja o exemplo: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ switch(e.getKeyCode()){ // seta para cima case KeyEvent.VK_UP: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para cima foi pressionada"); break; // seta para baixo case KeyEvent.VK_DOWN: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para baixo foi pressionada"); break; // seta para a direita case KeyEvent.VK_RIGHT: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para a direita foi pressionada"); break; // seta para a esquerda case KeyEvent.VK_LEFT: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para a esquerda foi pressionada"); break; default: JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nenhuma tecla de direção foi pressionada"); break; } } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que as teclas de direção podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço loop for da linguagem LispQuantidade de visualizações: 697 vezes |
O laço for loop da linguagem Common Lisp é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou um grupo de instruções deve ser repetido. Este laço é similar ao laço for encontrado na maioria das linguagens de programação. Vamos começar vendo um laço for loop que conta de 1 até 10: ; Um laço for loop que conta de 1 até 10 (loop for i from 1 to 10 do (print i) ) Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Agora veja o mesmo laço usado para contar de 10 até 1, ou seja, em ordem decrescente: ; Um laço for loop que conta de 10 até 1 (loop for i from 10 downto 1 do (print i) ) Note que, agora, eu troquei "to" por "downto" para que a variável de controle fosse decrementada, em vez de incrementada. Dessa forma, ao executarmos este código Common Lisp, o resultado será: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Apostila de Java Swing - Como detectar um duplo-clique do mouse em uma JFrame ou outros controles visuaisQuantidade de visualizações: 11367 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método getClickCount() da classe MouseEvent para detectar o duplo-clique do mouse em uma janela JFrame do Java Swing. É claro que o código pode ser aplicado em qualquer outro componente que herde de JComponent. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); this.addMouseListener( new MouseAdapter(){ @Override public void mouseClicked(MouseEvent e){ if(e.getClickCount() == 2){ setTitle("Duplo-clique detectado."); } else{ setTitle("Clique simples detectado."); } } } ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Como rotacionar os elementos de um vetor de inteiros n vezes para a direita - Solução usando força-brutaQuantidade de visualizações: 625 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: // vamos criar um vetor de inteiros int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2}; Sua saída deverá ser parecida com: Array na ordem original: 1 6 9 3 7 8 5 2 Rotação do vetor depois do passo 1: 2 1 6 9 3 7 8 5 Rotação do vetor depois do passo 2: 5 2 1 6 9 3 7 8 Rotação do vetor depois do passo 3: 8 5 2 1 6 9 3 7 Array depois de rotacionar 3 vezes: 8 5 2 1 6 9 3 7 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um vetor de inteiros int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2}; // mostramos o array na ordem original System.out.println("Array na ordem original:"); exibirVetor(valores); // vamos rotacionar o array 3 casas para a direita valores = rotacionarArray(valores, 3); // e mostramos o resultado System.out.println("Array depois de rotacionar 3 vezes:"); exibirVetor(valores); } // método usado para exibir o array public static void exibirVetor(int []vetor){ // percorremos cada elemento do vetor for (int i = 0; i < vetor.length; i++) { System.out.print(vetor[i] + " "); } System.out.println("\n"); } // método que recebe um vetor de inteiros e o rotaciona um // determinado número de vezes public static int[] rotacionarArray(int[] vetor, int n) { // um laço externo que repete a mesma quantidade de n for (int i = 0; i < n; i++) { // começamos no último elemento e regredimos até // o segundo elemento do vetor for (int j = vetor.length - 1; j > 0; j--) { // avançamos um elemento de cada vez para // a direita int temp = vetor[j]; vetor[j] = vetor[j - 1]; vetor[j - 1] = temp; } // mostramos o progresso System.out.println("Rotação do vetor depois do passo " + (i + 1) + ":"); exibirVetor(vetor); } return vetor; } } A solução que apresentamos aqui usa a força-bruta, isto é, uma solução não otimizada e pouco recomendada para arrays com um número exagerado de elementos. Por ser força-bruta, o laço interno percorre todos os elementos do vetor, trocando-os de lugares. Em outras dicas do site nós colocamos versões melhoradas deste código. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres de uma string C++ individualmente usando um iteradorQuantidade de visualizações: 11175 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar um iterador para percorrer todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós vamos combinar um iterator e as funções begin() e end(). Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <string> #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa C++ int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um objeto da classe string string palavra("FACULDADE"); // agora criamos um iterador para a string string::iterator it; // e usamos um laço for para percorrer o iterador // do início ao fim for(it = palavra.begin(); it < palavra.end(); it++){ // e mostramos os caracteres individuais cout << *it << "\n"; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: F A C U L D A D E |
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wxWidgets - Como baixar, compilar a biblioteca e criar um projeto C++ wxWidgets usando o Visual Studio 2017 C# - Como remover um elemento em uma determinada posição de uma List<T> do C# usando a função RemoveAt() Python - Datas e horas em Python - Como obter a hora como um decimal no intervalo 00-12 (formato 12 horas) |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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