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Escreva um algoritmo Portugol que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) - Exercícios Resolvidos de PortugolQuantidade de visualizações: 310 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Portugol que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) gerados pelo computador. Logo em seguida, mostre os números gerados de forma randômica e depois coloque o vetor em ordem crescente, mostrando no final os valores ordenados. Atenção: O vetor deverá ser ordenado usando a ordenação da bolha (Bubble Sort). Sua saída deve ser parecida com: Vetor gerado aleatoriamente: 34 31 5 72 98 71 13 34 27 76 Vetor ordenado de forma crescente: 5 13 27 31 34 34 71 72 76 98 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: // Vetores e matrizes em Portugol programa { inclua biblioteca Util --> u funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro valores[10] inteiro aux // vamos preencher o vetor com os valores randômicos para (inteiro i = 0; i < 10; i++) { valores[i] = u.sorteia(0, 99) } // mostra o vetor gerado escreva("\nVetor gerado aleatoriamente:\n\n") para (inteiro i = 0; i < 10; i++) { escreva(valores[i], " ") } // agora vamos ordenar o vetor de forma crescente escreva("\n\nVetor ordenado de forma crescente:\n\n") // ordena o vetor usando a ordenação Bubble Sort para (inteiro i = 0; i < 10; i++) { para (inteiro j = i; j < 10; j++) { se (valores[i] > valores[j]) { aux = valores[i] valores[i] = valores[j] valores[j] = aux } } } // mostra o vetor ordenado para (inteiro i = 0; i < 10; i++) { escreva(valores[i], " ") } escreva("\n") } } |
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