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Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Excluir uma coluna de uma JTable em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 9612 vezes
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
import java.util.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
		
    final DefaultTableModel modelo = new MyDefaultTableModel();
    
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(modelo);
    tabela.setAutoCreateColumnsFromModel(false);
    
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
    
    JButton btn = new JButton("Inserir Colunas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
      	public void actionPerformed(ActionEvent e){
      	  String titulo = JOptionPane.showInputDialog(null, 
      	     "Informe o título para a nova coluna:");
      	  int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
      	                "Informe a posição da nova coluna:"));
      	  
      	  // testa se a posição é válida
      	  if(pos > (modelo.getColumnCount() - 1))
      	    pos = 0;
      	  
      	  // Insere uma coluna na posição especificada
          insertColumn(tabela, titulo, null, pos);
        }
      }	
    );
    
    JButton btn2 = new JButton("Excluir Colunas");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
      	public void actionPerformed(ActionEvent e){
      	  int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
      	                "Informe a posição da coluna a ser excluída:"));
      	  
      	  // testa se a posição é válida
      	  if(pos < modelo.getColumnCount())
      	    // remove a coluna na posição especificada
            removeColumnAndData(tabela, pos);
        }
      }	
    );  
    
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
	
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
			
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    c.add(btn2);
    	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
  
  public void betterAddColumn(JTable table, Object headerLabel,
                                Object[] values) {
    DefaultTableModel model = (DefaultTableModel)table.getModel();
    TableColumn col = new TableColumn(model.getColumnCount());
    
    if(table.getAutoCreateColumnsFromModel()) {
      throw new IllegalStateException();
    }
    col.setHeaderValue(headerLabel);
    table.addColumn(col);
    model.addColumn(headerLabel.toString(), values);
  }
  
  public void insertColumn(JTable table, Object headerLabel,
                             Object[] values, int vColIndex){
    betterAddColumn(table, headerLabel, values);
    table.moveColumn(table.getColumnCount()-1, vColIndex);
  }
  
  public void removeColumnAndData(JTable table, int vColIndex) {
    MyDefaultTableModel model = (MyDefaultTableModel)table.getModel();
    TableColumn col = table.getColumnModel().getColumn(vColIndex);
    int columnModelIndex = col.getModelIndex();
    Vector data = model.getDataVector();
    Vector colIds = model.getColumnIdentifiers();
    
    table.removeColumn(col);
    
    colIds.removeElementAt(columnModelIndex);
    
    for (int r=0; r<data.size(); r++) {
      Vector row = (Vector)data.get(r);
      row.removeElementAt(columnModelIndex);
    }
    model.setDataVector(data, colIds);
    
    Enumeration enume = table.getColumnModel().getColumns();
    for (; enume.hasMoreElements(); ) {
      TableColumn c = (TableColumn)enume.nextElement();
      if (c.getModelIndex() >= columnModelIndex) {
        c.setModelIndex(c.getModelIndex()-1);
      }
    }
    model.fireTableStructureChanged();
  }
	
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

class MyDefaultTableModel extends DefaultTableModel {
  public Vector getColumnIdentifiers() {
    return columnIdentifiers;
  }
}


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C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em C - Como efetuar cálculos de porcentagem em C

Quantidade de visualizações: 27691 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, valor_final;

  valor = 178.00; // valor original
  percentual = 15.0 / 100.0; // 15%
  valor_final = valor + (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  printf("O valor final do produto é: %f", valor_final);

  // O resultado será 204,70
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, valor_final;

  valor = 250.00; // valor original
  percentual = 8.0 / 100.0; // 8%
  valor_final = valor - (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  printf("O valor final do produto é: %f", valor_final);
  
  // O resultado será 230,00
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float perguntas, acertos;

  perguntas = 90.0;
  acertos = 72.0;

  // mostra a porcentagem de acertos
  printf("Porcentagem de acertos: %f%%", ((acertos / perguntas) * 100));

  // mostra a porcentagem de erros
  printf("\nPorcentagem de erros: %f%%", ((perguntas - acertos) / perguntas) * 100);

  // Os resultados serão 80% e 20%

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro;

  valor_anterior = 300.0; // valor anterior
  novo_valor = 340.0; // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;

  printf("A porcentagem de lucro foi de: %f%%", porcentagem_lucro);

  // O resultado será 13,33

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, comissao;

  valor = 70.0; // valor do produto
  percentual = 5.0 / 100.0; // 5%

  // calcula a comissão
  comissao = percentual * valor;

  // mostra o resultado
  printf("O valor repassado ao vendedor é: %f", comissao);

  // O resultado será 3,5

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em GNU Octave dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

Quantidade de visualizações: 822 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem GNU Octave para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código GNU Octave (um script do GNU Octave). Veja:

a <- 20 # medida do cateto oposto
b <- 30 # medida do cateto adjascente
  
# agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
c <- sqrt(power(a, 2) + power(b, 2))
 
# e mostramos o resultado
fprintf("O comprimento da hipotenusa é: %f\n\n", c)

Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado:

O comprimento da hipotenusa é: 36.056000

Como podemos ver, o resultado retornado com o código GNU Octave confere com os valores da imagem apresentada.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia do ano em Ruby usando um objeto da classe Time e a função yday

Quantidade de visualizações: 6412 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma representação numérica do dia do ano na linguagem Ruby. Para isso podemos usar o método yday da classe Time. Este método retorna um número inteiro na faixa 1..366. Veja como usá-lo no trecho de código abaixo:

# constrói um objeto Time com a data e hora atual
agora = Time.now

# obtém o dia do ano
dia_ano = agora.yday

# exibe o resultado
puts "O dia do ano é: " + dia_ano.to_s

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O dia do ano é: 80


Elixir ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como instalar a linguagem de programação Elixir no Windows

Quantidade de visualizações: 332 vezes
Está curioso(a) para aprender um pouco mais sobre a linguagem de programação Elixir? Nesta dica mostrarei como instalar, configurar e testar o ambiente de programação desta linguagem.

O primeiro passo para instalar a Elixir no Windows é verificar se você já tem uma instalação do ambiente de programação Erlang. Se ainda não tiver, veja a nossa dica correspondente.

Como baixar e instalar a Elixir

Para baixar a Elixir e as ferramentas necessárias, acesse a URL https://elixir-lang.org/install.html#windows e baixe o instalador elixir-websetup.exe. Em seguida dê duplo-clique neste instalador e siga as instruções apresentadas. Não se preocupe. Basta aceitar as opções padrões que o instalador fará a instalação completa, inclusive incluindo o diretório bin na variável de ambiente PATH.

Como testar a instalação da Elixir

Para testar se sua instalação da linguagem de programação Elixir ocorreu sem problemas, abra uma nova janela de terminal e dispare o seguinte comando:

C:\Users\Osmar>elixirc --version

Se tudo correu bem você verá o seguinte resultado:

Erlang/OTP 25 [erts-13.2] [source] [64-bit] [smp:4:4] [ds:4:4:10] [async-threads:1] [jit:ns]

Elixir 1.14.3 (compiled with Erlang/OTP 25)

Pronto! Agora é só seguir as nossas dicas e truques de Elixir e ficar fluente em mais essa linguagem de programação. Bons estudos!


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em Delphi usando a função Cos() - Calculadora de cosseno em Delphi

Quantidade de visualizações: 904 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Delphi. Esta função, incorporada por padrão à linguagem, recebe um valor numérico (Extended) e retorna um valor Extended, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  Memo1.Lines.Add('Cosseno de 0 = ' + FloatToStr(Cos(0)));
  Memo1.Lines.Add('Cosseno de 1 = ' + FloatToStr(Cos(1)));
  Memo1.Lines.Add('Cosseno de 2 = ' + FloatToStr(Cos(2)));
end;

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1
Cosseno de 1 = 0,54030230586814
Cosseno de 2 = -0,416146836547142

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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