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Escreva um algoritmo VisuAlg que leia o número de alunos e o de alunas de uma sala. Como saída, o programa deve apresentar primeiro quem estiver em maior quantidade - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 930 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo VisuAlg que leia o número de alunos e o de alunas de uma sala. Como saída, o programa deve apresentar primeiro quem estiver em maior quantidade. Por exemplo, se na sala tiver mais alunos, apresente primeiro o número de alunos, caso contrário apresente o número de alunas e depois o de alunos. Considere o caso em que o número de alunos é igual ao número de alunas. Sua saída deverá ser parecida com: Digite o número de alunos: 32 Digite o número de alunas: 28 O número de alunos é: 32 O número de alunas é: 28 Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Ler o número de alunos e o de alunas de uma sala" Var // Variáveis usadas na resolução do problema numero_alunos, numero_alunas: inteiro Inicio // vamos ler a quantidade de alunos escreva("Digite o número de alunos: ") leia(numero_alunos) // vamos ler a quantidade de alunas escreva("Digite o número de alunas: ") leia(numero_alunas) // o números de alunos é maior que o número de alunas? se numero_alunos > numero_alunas então escreval("O número de alunos é: ", numero_alunos) escreval("O número de alunas é: ", numero_alunas) senão // o números de alunas é maior que o número de alunos? se numero_alunas > numero_alunos então escreval("O número de alunas é: ", numero_alunas) escreval("O número de alunos é: ", numero_alunos) // o número de alunos é igual ao número de alunas senão escreval("O número de alunas e alunos são iguais.") fimse fimse Fimalgoritmo |
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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escalenoQuantidade de visualizações: 872 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o lado 1 do triângulo: 6 Informe o lado 2 do triângulo: 8 Informe o lado 3 do triângulo: 2 O triângulo é escaleno Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles" Var // variáveis usadas na resolução do problema lado1, lado2, lado3: real Inicio // vamos ler os lados do triângulo escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ") leia(lado1) escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ") leia(lado2) escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ") leia(lado3) // vamos testar se o triângulo é equilátero // os três lados iguais se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é equilátaro.") senao // vamos testar se o triângulo é escaleno // os três lados diferentes se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao escreval("O triângulo é escaleno") senao // vamos testar se o triângulo é isósceles // dois lados iguais e um diferente se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é isósceles") fimse fimse fimse Fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 217 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias" var // variáveis usadas na resolução do problema potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real area_comodo, potencia_total: real quant_lampadas: inteiro inicio // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total <- area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se quant_lampadas = 0 entao quant_lampadas <- quant_lampadas + 1 fimse // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlgQuantidade de visualizações: 249 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado: // declara um vetor de 10 inteiros valores: vetor[1..10] de inteiro Informe um valor: 4 O valor foi encontrado: 3 vezes Informe um valor: 8 O valor foi encontrado: 1 vezes Informe um valor: 3 O valor foi encontrado: 0 vezes Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor" var // variáveis usadas na resolução do problema valores: vetor[1..10] de inteiro pesquisa, repeticoes, i: inteiro inicio // inicializa um vetor de 10 inteiros valores[1] <- 4 valores[2] <- 21 valores[3] <- 9 valores[4] <- 8 valores[5] <- 12 valores[6] <- 21 valores[7] <- 4 valores[8] <- 4 valores[9] <- 1 valores[10] <- 10 // vamos ler um valor inteiro escreva("Informe um valor: ") leia(pesquisa) // vamos verificar quantas vezes o valor informado está // contido no vetor repeticoes <- 0 para i de 1 ate 10 faca se valores[i] = pesquisa entao // encontrou? vamos contar esta ocorrência repeticoes <- repeticoes + 1 fimse fimpara // vamos mostrar o resultado escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes") fimalgoritmo |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas As instalações elétricas são compostas por dispositivos cuja função é distribuir a energia elétrica, proveniente da rede de abastecimento, entre os pontos de utilização. Analise as afirmativas a seguir, referentes aos dispositivos que compõem as instalações elétricas. I. O quadro de distribuição consiste no dispositivo responsável pela divisão dos circuitos elétricos de uma edificação. II. Os condutores consistem em fios ou cabos de cobre ou alumínio, cuja função é transmitir a corrente elétrica. III. As tomadas de corrente são dispositivos cuja função é gerar corrente elétrica, permitindo a alimentação de equipamentos. IV. Os dispositivos de manobra são aqueles que permitem a interrupção da transmissão da corrente elétrica. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas. A) Apenas a afirmativa I está correta. B) Apenas a afirmativa III está correta. C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Cisalhamento e detalhamento de vigas Em um projeto estrutural, tão importantes quanto a solução adotada ou o atendimento às normas vigentes são os detalhamentos claros, ou seja, que não causem interpretações erradas quanto ao que deve ser executado. Acerca dos elementos estruturais que compõem as vigas de concreto armado, marque a alternativa correta: A) No caso de não existir armadura comprimida, devem ser inseridas armaduras denominadas de porta estribos com diâmetro de, pelo menos, duas vezes o do estribo. B) A armadura de pele deve ter valor mínimo de 0,15% Ac,alma em cada face da alma da viga. C) O afastamento entre as barras da armadura de pele não pode ser superior a d/3, 30cm e 20ϕ. D) A armadura de suspensão deve ser usada nas proximidades de cargas concentradas transmitidas à viga por outras vigas. E) O porta estribo tem função estrutural, fazendo parte do cálculo para o dimensionamento da armadura transversa em vigas de concreto armado. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Dentro de qual elemento HTML nós inserimos nossos códigos JavaScript? A) <js> B) <scripting> C) <javascript> D) <script> Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais Para Cortella (2007), a ética é um grupo de princípios e valores que usamos para optar entre três situações significativas da nossa existência. Elas estão presentes em nosso cotidiano e, por essa razão, é necessário estar preparado para efetuar a escolha da melhor forma possível. Assinale a alternativa que contém as três grandes situações que nos afligem e requerem decisão. A) Quero; devo; é verdadeiro. B) É falso; posso; quero. C) Quero; devo; posso. D) Posso; moral; certeza. E) Posso; devo; religiosidade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS", "RJ": "RIO DE JANEIRO"} estados.pop("RJ") print(estados) A) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS'} B) {'RJ': 'RIO DE JANEIRO'} C) Um erro TypeError: pop expected at least 1 argument, got 0 na linha 3 D) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'} E) {'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg |
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