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Escreva um algoritmo VisuAlg que leia o número de alunos e o de alunas de uma sala. Como saída, o programa deve apresentar primeiro quem estiver em maior quantidade - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 930 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg que leia o número de alunos e o de alunas de uma sala. Como saída, o programa deve apresentar primeiro quem estiver em maior quantidade. Por exemplo, se na sala tiver mais alunos, apresente primeiro o número de alunos, caso contrário apresente o número de alunas e depois o de alunos. Considere o caso em que o número de alunos é igual ao número de alunas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite o número de alunos: 32
Digite o número de alunas: 28
O número de alunos é: 32
O número de alunas é: 28
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Ler o número de alunos e o de alunas de uma sala"

Var
  // Variáveis usadas na resolução do problema
  numero_alunos, numero_alunas: inteiro

Inicio
  // vamos ler a quantidade de alunos
  escreva("Digite o número de alunos: ")
  leia(numero_alunos)

  // vamos ler a quantidade de alunas
  escreva("Digite o número de alunas: ")
  leia(numero_alunas)

  // o números de alunos é maior que o número de alunas?
  se numero_alunos > numero_alunas então
    escreval("O número de alunos é: ", numero_alunos)
    escreval("O número de alunas é: ", numero_alunas)
  senão
    // o números de alunas é maior que o número de alunos?
    se numero_alunas > numero_alunos então
      escreval("O número de alunas é: ", numero_alunas)
      escreval("O número de alunos é: ", numero_alunos)
    // o número de alunos é igual ao número de alunas
    senão
      escreval("O número de alunas e alunos são iguais.")
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno

Quantidade de visualizações: 872 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o lado 1 do triângulo: 6
Informe o lado 2 do triângulo: 8
Informe o lado 3 do triângulo: 2
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado1, lado2, lado3: real

Inicio
  // vamos ler os lados do triângulo
  escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
  leia(lado1)
  escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
  leia(lado2)
  escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
  leia(lado3)

  // vamos testar se o triângulo é equilátero
  // os três lados iguais
  se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
    escreval("O triângulo é equilátaro.")
  senao
    // vamos testar se o triângulo é escaleno
    // os três lados diferentes
    se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao
      escreval("O triângulo é escaleno")
    senao
      // vamos testar se o triângulo é isósceles
      // dois lados iguais e um diferente
      se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      fimse
    fimse
  fimse
Fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 217 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real
  area_comodo, potencia_total: real
  quant_lampadas: inteiro

inicio
  // vamos ler a potência da lâmpada
  escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
  leia(potencia_lampada)

  // vamos ler a largura do cômodo
  escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
  leia(largura_comodo)

  // agora vamos ler o comprimento do cômodo
  escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
  leia(comprimento_comodo)

  // agora vamos calcular a área do cômodo
  area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo

  // calculamos a potência total necessária para iluminar
  // todo o cômodo
  potencia_total <- area_comodo * 18

  // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
  quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada)

  // será necessário no mínimo uma lâmpada
  se quant_lampadas = 0 entao
    quant_lampadas <- quant_lampadas + 1
  fimse

  // e mostramos o resultado
  escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 249 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara um vetor de 10 inteiros
valores: vetor[1..10] de inteiro
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valores: vetor[1..10] de inteiro
  pesquisa, repeticoes, i: inteiro

inicio
  // inicializa um vetor de 10 inteiros
  valores[1] <- 4
  valores[2] <- 21
  valores[3] <- 9
  valores[4] <- 8
  valores[5] <- 12
  valores[6] <- 21
  valores[7] <- 4
  valores[8] <- 4
  valores[9] <- 1
  valores[10] <- 10

  // vamos ler um valor inteiro
  escreva("Informe um valor: ")
  leia(pesquisa)

  // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
  // contido no vetor
  repeticoes <- 0
  para i de 1 ate 10 faca
    se valores[i] = pesquisa entao
      // encontrou? vamos contar esta ocorrência
      repeticoes <- repeticoes + 1
    fimse
  fimpara

  // vamos mostrar o resultado
  escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes")

fimalgoritmo



Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas

As instalações elétricas são compostas por dispositivos cuja função é distribuir a energia elétrica, proveniente da rede de abastecimento, entre os pontos de utilização. Analise as afirmativas a seguir, referentes aos dispositivos que compõem as instalações elétricas.

I. O quadro de distribuição consiste no dispositivo responsável pela divisão dos circuitos elétricos de uma edificação.

II. Os condutores consistem em fios ou cabos de cobre ou alumínio, cuja função é transmitir a corrente elétrica.

III. As tomadas de corrente são dispositivos cuja função é gerar corrente elétrica, permitindo a alimentação de equipamentos.

IV. Os dispositivos de manobra são aqueles que permitem a interrupção da transmissão da corrente elétrica.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.

A) Apenas a afirmativa I está correta.

B) Apenas a afirmativa III está correta.

C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Cisalhamento e detalhamento de vigas

Em um projeto estrutural, tão importantes quanto a solução adotada ou o atendimento às normas vigentes são os detalhamentos claros, ou seja, que não causem interpretações erradas quanto ao que deve ser executado.

Acerca dos elementos estruturais que compõem as vigas de concreto armado, marque a alternativa correta:

A) No caso de não existir armadura comprimida, devem ser inseridas armaduras denominadas de porta estribos com diâmetro de, pelo menos, duas vezes o do estribo.

B) A armadura de pele deve ter valor mínimo de 0,15% Ac,alma em cada face da alma da viga.

C) O afastamento entre as barras da armadura de pele não pode ser superior a d/3, 30cm e 20&#981;.

D) A armadura de suspensão deve ser usada nas proximidades de cargas concentradas transmitidas à viga por outras vigas.

E) O porta estribo tem função estrutural, fazendo parte do cálculo para o dimensionamento da armadura transversa em vigas de concreto armado.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Dentro de qual elemento HTML nós inserimos nossos códigos JavaScript?

A) <js>

B) <scripting>

C) <javascript>

D) <script>
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais

Para Cortella (2007), a ética é um grupo de princípios e valores que usamos para optar entre três situações significativas da nossa existência. Elas estão presentes em nosso cotidiano e, por essa razão, é necessário estar preparado para efetuar a escolha da melhor forma possível. Assinale a alternativa que contém as três grandes situações que nos afligem e requerem decisão.

A) Quero; devo; é verdadeiro.

B) É falso; posso; quero.

C) Quero; devo; posso.

D) Posso; moral; certeza.

E) Posso; devo; religiosidade.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS",
  "RJ": "RIO DE JANEIRO"}
estados.pop("RJ")
print(estados)

A) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS'}

B) {'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}

C) Um erro TypeError: pop expected at least 1 argument, got 0 na linha 3

D) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}

E) {'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}
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