Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Aprenda a concatenar strings usando o método estático Concat

Quantidade de visualizações: 28398 vezes
Você pode concatenar strings em C# usando o método estático Concat da classe String. Veja como isso é feito:
string frase1 = "Gosto de ";
string frase2 = "programar em C#";
string frase3 = String.Concat(frase1, frase2);

Console.WriteLine(frase3);


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros

Como corrigir o erro OperationCanceledException em macros e add-ins do Revit C# API

Quantidade de visualizações: 84 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tratar a exceção OperationCanceledException em macros e plug-ins feitos para o Revit usando a Revit C# API. Esta exceção está no namespace Autodesk.Revit.Exceptions e deve ser declarada por seu nome completo, para não ser confundida com System.OperationCanceledException.

O erro OperationCanceledException ocorre quando uma operação é cancelada de forma inesperada. Por exemplo, no código abaixo nós pedimos para o usuário selecionar um grupo e, em seguida, informar um ponto na área de desenho do Revit para que o grupo seja copiado e colocado no ponto indicado.

Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc, a operação é cancelada automaticamente. O tratamento da exceção OperationCanceledException nos permite reagir a isso, indicando ao usuário o melhor caminho a ser seguido.

O código apresentado aqui já foi visto em dicas e truques sobre a criação e manipulação de grupos de elementos no Revit usando a Revit C# API. No entanto, no código apresentado eu não fiz o tratamento de exceções.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
      
      // Vamos definir um objeto Reference para guardar
      // o elemento selecionado pelo usuário
      Reference ref_selecionado = null;
  
      // pedimos para o usuário selecionar um grupo
      Selection selecao = this.ActiveUIDocument.Selection;
      
      try {
        ref_selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element,
          "Selecione um grupo");
        Element elem = doc.GetElement(ref_selecionado);
        Group group = elem as Group;
      
        // vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
        // desenho do Revit
        XYZ ponto = selecao.PickPoint(
          "Selecione um ponto para posicionar o grupo");
......


Se o usuário cancelar a operação, ou seja, não selecionar nenhum grupo (talvez pressionando a tecla Esc), o código reagirá e mostrará a mensagem:

Erro: The user aborted the pick operation.

Se, em vez de selecionar um grupo, o usuário selecionar um outro elemento, então a mensagem de erro será:

Erro: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.


Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Dart - Geometria Analítica e Álgebra Linear em Dart

Quantidade de visualizações: 1200 vezes
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Dart. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Dart completo que nos auxilia na resolução deste problema:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

void main(){
  // vamos construir os quatro pontos
  Ponto A = new Ponto(5, 7);
  Ponto B = new Ponto(9, -4);
  Ponto C = new Ponto(-8, 2);
  Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
  // vamos obter a representação do segmento AB    
  double a1 = B.y - A.y;
  double b1 = A.x - B.x;
  double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
  // vamos obter a representação do segmento CD
......


Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Qual é a diferença entre print e puts em Ruby?

Quantidade de visualizações: 11870 vezes
Tanto a função print quanto a função puts do Ruby nos permite escrever na tela, ou seja, exibir ao usuário o resultado do processamento das operações requisitas. Então, qual a diferença entre elas?

A instrução puts é uma abreviação de "put string" e automaticamente move o cursor para a próxima linha. A instrução print é usada quando queremos escrever e manter o cursor na mesma linha.

Veja um exemplo completo a seguir:

# Este exemplo mostra a diferença entre as funções
# print e puts da linguagem Ruby

# vamos construir uma frase aqui
frase = "Gosto muito de Ruby"
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de RubyGosto muito de RubyGosto muito de Ruby
Gosto muito de Ruby

Note que as duas primeiras chamadas a print escreveram na mesma linha. Porém, a primeira chamada a puts escreveu na mesma linha anterior, mas já colocou uma quebra de linha após a escrita.

As duas funções, contudo, permitem o uso do caractere de quebra de linha. Veja:

# Este exemplo mostra a diferença entre as funções
# print e puts da linguagem Ruby

# vamos construir uma frase aqui
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos exibir a frase usando duas chamadas print e
......


Ao executar este novo código nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de Ruby
Gosto muito de Ruby
Gosto muito de Ruby

Gosto muito de Ruby


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como declarar e construir um array de int em Java e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos

Quantidade de visualizações: 12681 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console que declara e constrói um array, ou seja, um vetor de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do array:

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1º valor: 5
Informe o 2º valor: 7
Informe o 3º valor: 11
Informe o 4º valor: 3
Informe o 5º valor: 9
Informe o 6º valor: 4
Informe o 7º valor: 20
Informe o 8º valor: 1
Informe o 9º valor: 6
Informe o 10º valor: 63

Os valores informados foram:

O 1º valor foi: 5
O 2º valor foi: 7
O 3º valor foi: 11
O 4º valor foi: 3
O 5º valor foi: 9
O 6º valor foi: 4
O 7º valor foi: 20
O 8º valor foi: 1
O 9º valor foi: 6
O 10º valor foi: 63
Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

Como a solução deste exercício depende de valores informados pelo usuário, a classe Scanner deverá ser usada. Desta forma, você deverá importá-la, usando a linha:

import java.util.Scanner;
Lembre-se de que os imports devem estar entre a declaração de pacote (package) e a declaração da classe. Veja a solução comentada no código abaixo:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para este exercício você deverá importar a classe
    // Scanner. Ela está no pacote java.util.*;

    // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a
    // entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // vamos declarar e construir um array de 10 inteiros
    int valores[] = new int[10];

    // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para
    // os elementos do array. O mais recomendável neste caso é usar um
    // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos
......



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string contém uma determinada substring em JavaScript usando a função includes()

Quantidade de visualizações: 2277 vezes
O método includes() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6.

Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto possuir uma substring específica e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase contém a palavra "JavaScript":

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>JavaScript 6</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var frase = "Gosto muito de HTML, PHP e JavaScript";
  
  if(frase.includes("JavaScript")){
......


Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém a palavra JavaScript

É importante ter em mente que a função includes() diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 9 usuários muito felizes estudando em nosso site.