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Você está aqui: Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Pontos e Gráficos de Dispersão |
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Como plotar vários pontos no Matplotlib do Python usando a função scatter()Quantidade de visualizações: 1010 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar a função scatter() para plotar vários pontos no Matplotlib do Python de uma só vez. Para isso nós vamos criar dois vetores de valores numéricos: um vetor para a coordenada x e outro vetor para a coordenada y. Veja o resultado na figura abaixo: Note que, para que o código funcione como esperado, os dois vetores devem ser do mesmo tamanho. Veja o código completo para o exemplo: # importamos a biblioteca Matplotlib import matplotlib.pyplot as plt def main(): # definimos o título para a área de plotagem plt.title("Uso da função scatter()") # vamos ocultar o grid da área de plotagem plt.grid(False) # valores das coordenadas x e y x = [2, 4, 6, 9, 10, 3, 1] y = [8, 1, 3, 10, 3, 8, 9] # vamos plotar este ponto plt.scatter(x, y) # finalmente exibimos o resultado plt.show() if __name__== "__main__": main() |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar retângulos em C# usando a função DrawRectangle() da classe Graphics do C# - Computação Gráfica em C#Quantidade de visualizações: 10781 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), new Rectangle(100, 100, 250, 150)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um arquivo ou imagem em PHP usando a função unlink()Quantidade de visualizações: 20278 vezes |
Esta dica mostra como podemos excluir um arquivo ou uma imagem usando PHP. Para isso vamos usar a função unlink(). Esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser excluído e retorna TRUE se a exclusão foi feita com sucesso e FALSE caso contrário. Veja o código: <?php // caminho e nome do arquivo (o diretório no qual o arquivo // a ser excluído está deve ter permissão de escrita $arquivo = "/home/xxxx/arquivos/dados.txt"; // vamos excluir if(unlink($arquivo)){ echo "Arquivo excluído com sucesso."; } else{ echo "Não foi possível excluir o arquivo."; } ?> Se você pretende excluir um diretório e não um arquivo, use a função rmdir(). |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número em DelphiQuantidade de visualizações: 13438 vezes |
O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em Delphi que permite calcular a potência de um número inteiro:// uma função recursiva para elevar uma determinada // base ao seu expoente function potencia(base, expoente: Integer): Integer; begin if expoente = 0 then Result := 1 else Result := base * potencia(base, expoente - 1); end; // vamos chamar a função recursiva // a partir do Click de um botão procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos obter o resultado de 4 elevado a 3 ShowMessage('4 ao cubo é igual a: ' + IntToStr(potencia(4, 3))); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 5789 vezes |
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:<!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: E agora um círculo preenchido: <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); // vamos preencher o círculo contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento contexto.fill(); // preenche de fato contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: |
R ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
R para Matemática e Estatística - Como calcular desvio padrão usando a função sd() da linguagem RQuantidade de visualizações: 1503 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio Padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Porém, se usarmos a linguagem R, todos estes cálculos se tornam desnecessários, pois temos a função sd(), que recebe uma lista de valores numéricos e retorna o desvio padrão correspondente. Veja: > valores <- c(10, 30, 90, 30) [ENTER] > desvio_padrao <- sd(valores) [ENTER] > paste("O desvio padrão é:", desvio_padrao) [ENTER] [1] "O desvio padrão é: 34.6410161513775" > Ao executar estes comandos R nós teremos o seguinte resultado: O desvio padrão é: 34.6410161513775 Note que a função sd() da linguagem R retorna o Desvio Padrão Populacional, e não o Desvio Padrão Amostral. |
Veja mais Dicas e truques de R |
Dicas e truques de outras linguagens |
C - Como comparar os primeiros n caracteres de duas strings usando a função strncmp() da linguagem C |
Códigos Fonte |
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