Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java ::: Coleções (Collections) ::: LinkedHashSet

Como gerar 10 números randômicos sem repetição em Java usando as classes Random e LinkedHashSet

Quantidade de visualizações: 620 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do fato de que um Set em Java não pode armazenar elementos repetidos para gerar 10 números aleatórios sem repetição. Para isso usaremos as classes Random e LinkedHashSet (uma implementação da interface Set).

Neste exemplo nós vamos gerar 10 números aleatórios na faixa de 1 a 50 (com esses valores incluidos na amostra). Veja o código completo:

package estudos;

import java.util.LinkedHashSet;
import java.util.Random;
import java.util.Set;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar um novo objeto da classe Random
    Random rand = new Random();
    // os números aleatórios serão colocados em um Set
    Set<Integer> numeros = new LinkedHashSet<>();
      
    // enquanto a quantidade de números gerados for menor que 10
    while(numeros.size() < 10) {
      // vamos adicionar um número randômico na faixa de 1 a 50
      numeros.add(rand.nextInt(50) + 1);
    }
    
    // vamos mostrar os números gerados
    System.out.println("Os números randômicos gerados foram: " + numeros);    
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Os números randômicos gerados foram: [16, 30, 37, 24, 28, 8, 12, 7, 35, 3]

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.