Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Entenda o ciclo de vida de uma thread

Quantidade de visualizações: 14733 vezes
As diversas threads que criamos em nossos programas Java podem estar, a qualquer momento, em algum dos estados de threads que abordo nesta dica. Eles são: pronta, executando, bloqueada e finalizada.

Vamos detalhar cada um destes estados:

Pronta - Quando criamos uma nova thread e chamamos seu método start() ela entra no estado pronta, ou seja, seu método run() pode ser executado a qualquer momento. É importante observar que chamar start() não faz com que a thread seja executada imediatamente. O que este método faz é deixá-la pronta para execução. Vai depender do gerenciador de threads o momento no qual o método run() da thread recém-criada será executado.

Executando - Quando o método run() de uma thread é finalmente chamado ela entra no estado "executando". Uma thread em execução pode voltar ao estado "pronta" se o seu tempo de CPU expirar ou seu método yield() for chamado. Lembre-se de que chamar Thread.yield() na thread atual faz com que ela gentilmente ceda seu tempo restante de CPU para que as demais threads sejam executadas.

Bloqueada - Uma thread pode entrar no estado "bloqueada", ou seja, se tornar inativa, por várias razões. Ela, ou quaisquer outras threads, pode ter chamado os métodos join(), sleep(), wait() or lock(). Uma thread pode também estar bloqueada aguardando alguma operação de entrada/saída (I/O) ser finalizada. Quando a situação que colocou a thread como bloqueada for revertida ou seu tempo de sleep expirar, ela será reativada e entrará no estado "pronta". Novamente caberá ao gerenciador de threads colocá-la no estado "executando".

Finalizada - Quando todas as instruções contidas no método run() da thread forem concluídas, a thread terá terminado sua tarefa e será finalizada. Uma thread finalizada está "morta". Não há como chamar seu método start() novamente sem criarmos uma nova instância da mesma.

Note que o método run() de uma thread pode ser finalizado em resposta a uma condição de erro ou exceção. Esta situação também provoca a "morte" de um thread.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 10 usuários muito felizes estudando em nosso site.