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Quer aprender estruturas de dados? Comece entendendo o encadeamento de nós nas estruturasQuantidade de visualizações: 11210 vezes |
As estruturas de dados giram em torno do encadeamento dos nós que contém as informações armazenadas e processadas nestas estruturas. Em todas as estruturas nós temos a ocorrências de nós. E cada nó aponta para um ou vários nós de seu tipo. Em C, o perfeito entendimento do encadeamento de nós é essencial para assimilar as estruturas de dados. Sendo assim, considero que a leitura desta dica o ajudará muito na implementação e alteração dos códigos contidos na minha seção de estruturas de dados. Nas estruturas de dados em C, um nó é implementado como uma estrutura. Assim, a seguinte estrutura: struct Pessoa{ int codigo; char nome[80]; struct Pessoa *proximo; }; representa uma pessoa, contendo um código, um nome e um ponteiro para uma estrutura do mesmo tipo, ou seja, outra pessoa. Analise o código a seguir cuidadosamente: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // estrutura Pessoa struct Pessoa{ int codigo; char nome[80]; struct Pessoa *proximo; }; // fim da estrutura Pessoa int main(int argc, char *argv[]) { // vamos criar a primeira Pessoa struct Pessoa *pessoa1 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa1->codigo = 1; strcpy(pessoa1->nome, "Osmar J. Silva"); pessoa1->proximo = NULL; // vamos criar a segunda Pessoa struct Pessoa *pessoa2 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa2->codigo = 2; strcpy(pessoa2->nome, "Marcos S. Teixeira"); pessoa2->proximo = NULL; // vamos criar a terceira Pessoa struct Pessoa *pessoa3 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa3->codigo = 3; strcpy(pessoa3->nome, "Fernanda Souza Xavier"); pessoa3->proximo = NULL; // vamos exibir os dados destas estruturas printf("%d - %s\n", pessoa1->codigo, pessoa1->nome); printf("%d - %s\n", pessoa2->codigo, pessoa2->nome); printf("%d - %s\n\n", pessoa3->codigo, pessoa3->nome); system("pause"); return 0; } Neste código nós temos a criação de três estruturas do tipo Pessoa, cada uma contendo dados diferentes. Note que o campo proximo de cada uma recebe o valor NULL, ou seja, não aponta para lugar nenhum. Vamos concentrar nossa atenção neste campo proximo. Veja o trecho de código a seguir: // o campo proximo da primeira pessoa aponta para a // segunda pessoa pessoa1->proximo = pessoa2; // o campo proximo da segunda pessoa aponta para a // terceira pessoa pessoa2->proximo = pessoa3; // só temos três pessoas, então o campo proximo da // terceira pessoa continua apontando para lugar nenhum pessoa3->proximo = NULL; É aqui que a mágica do encadeamento acontece. Note que o campo proximo de cada estrutura aponta para a estrutura seguinte, com exceção da terceira estrutura, que continua apontando para NULL. E, agora que o encadeamento está feito, "pular" de uma estrutura para outra é questão de seguir a ligação entre os nós. Veja, por exemplo, como exibimos os dados da terceira estrutura a partir de uma referência à primeira estrutura: printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->proximo->codigo, pessoa1->proximo->proximo->nome); É claro que se tivermos algumas centenas de nós, o uso desta forma de encadeamento não é nada viável. Mas isso é assunto para as outras dicas. Para finalizar, veja o código completo para esta discussão: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // estrutura Pessoa struct Pessoa{ int codigo; char nome[80]; struct Pessoa *proximo; }; // fim da estrutura Pessoa int main(int argc, char *argv[]) { // vamos criar a primeira Pessoa struct Pessoa *pessoa1 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa1->codigo = 1; strcpy(pessoa1->nome, "Osmar J. Silva"); pessoa1->proximo = NULL; // vamos criar a segunda Pessoa struct Pessoa *pessoa2 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa2->codigo = 2; strcpy(pessoa2->nome, "Marcos S. Teixeira"); pessoa2->proximo = NULL; // vamos criar a terceira Pessoa struct Pessoa *pessoa3 = (struct Pessoa*)malloc( sizeof(struct Pessoa)); pessoa3->codigo = 3; strcpy(pessoa3->nome, "Fernanda Souza Xavier"); pessoa3->proximo = NULL; // o campo proximo da primeira pessoa aponta para a // segunda pessoa pessoa1->proximo = pessoa2; // o campo proximo da segunda pessoa aponta para a // terceira pessoa pessoa2->proximo = pessoa3; // só temos três pessoas, então o campo proximo da // terceira pessoa continua apontando para lugar nenhum pessoa3->proximo = NULL; // exibe os dados do primeiro nó printf("%d - %s\n", pessoa1->codigo, pessoa1->nome); // exibe os dados do segundo nó printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->codigo, pessoa1->proximo->nome); // exibe os dados do terceiro nó printf("%d - %s\n", pessoa1->proximo->proximo->codigo, pessoa1->proximo->proximo->nome); system("pause"); return 0; } |
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