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Android Java ::: android.widget ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialogQuantidade de visualizações: 1813 vezes |
O método setOnClickListener() nos permite definir a ação que será disparada ao clicarmos em um botão. Note que primeiro nós localizamos o botão no arquivo XML de layout usando o método findViewById() da classe View. Comece analisando o arquivo XML de layout no qual criamos um botão e o colocamos como filho de um elemento LinearLayout: <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:orientation="vertical" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="fill_parent"> tools:context=".MainActivity"> <Button xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:id="@+id/btn_enviar" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="@string/btn_enviar" android:textAllCaps="false" /> </LinearLayout> E agora o código Java no arquivo MainActivity.java: package com.example.estudosandroid; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.app.AlertDialog; import android.content.DialogInterface; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.widget.Button; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); // vamos detectar um clique no botão e exibir uma mensagem AlertDialog Button button = (Button) findViewById(R.id.btn_enviar); button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){ public void onClick(View view) { AlertDialog dialogo = new AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create(); dialogo.setTitle("Aviso"); dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso"); dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK", new DialogInterface.OnClickListener() { public void onClick(DialogInterface dialog, int which){ dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog } } ); dialogo.show(); } }); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares |
Java Expressões Regulares - Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regularesQuantidade de visualizações: 9346 vezes |
Este exemplo mostra como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string usando expressões regulares na linguagem Java. Nesta dica nós substituimos todas as ocorrências de "Java" por "C++". Veja o código completo: package arquivodecodigos; import java.util.regex.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String padrao = "Java"; Pattern regPat = Pattern.compile(padrao); String frase = "Java? Gosto muito de Java."; System.out.println("Frase original: " + frase); Matcher matcher = regPat.matcher(frase); String res = matcher.replaceAll("C++"); System.out.println("Depois da substituição: " + res); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Java? Gosto muito de Java. Depois da substituição: C++? Gosto muito de C++. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior delesQuantidade de visualizações: 673 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número. Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número inteiro: 6 Informe o segundo número inteiro: 3 O maior número é: 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função que receberá dois números inteiros // e retornará o maior deles int maior_numero(int num1, int num2); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // variáveis usadas na resolução do problema int num1, num2, maior; // vamos pedir para o usuário informar os dois números printf("Informe o primeiro número inteiro: "); scanf("%d", &num1); printf("Informe o segundo número inteiro: "); scanf("%d", &num2); // os números são iguais? if(num1 == num2){ printf("Erro. Os dois números são iguais."); } else{ // vamos chamar a função para obter o número maior maior = maior_numero(num1, num2); printf("O maior número é: %d", maior); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que receberá dois números inteiros e retornará // o maior deles int maior_numero(int num1, int num2){ // o primeiro número é maior que o segundo? if(num1 > num2){ return num1; } else{ return num2; } } |
Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable |
Como aplicar cores alternadas às linhas de uma JTable do Java SwingQuantidade de visualizações: 297 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como aplicar o tão falado "efeito zebrinha" nas linhas de uma tabela JTable do Java Swing. A técnica é muito simples é, uma vez aprendida, possibilita a criação de códigos cada vez mais interessantes. Veja como efetuo uma chamada ao método prepareRenderer() para obter um Component representando a célula que está sendo renderizada. Se o índice da linha da célula for par e não estiver selecionada, nós efetuamos uma chamada à setBackground() da classe Component para definir a sua cor de fundo. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame { public Estudos() { super("Exemplo de uma tabela com efeito zebrinha"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas) { @Override public Component prepareRenderer(TableCellRenderer renderer, int rowIndex, int vColIndex) { Component c = super.prepareRenderer(renderer, rowIndex, vColIndex); if (rowIndex % 2 == 0 && !isCellSelected(rowIndex, vColIndex)) { c.setBackground(Color.YELLOW); } else { c.setBackground(getBackground()); } return c; } }; tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 150)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]) { Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a altura da queda livre de um corpo dado o tempo de queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 1868 vezes |
A Queda livre é um movimento unidimensional e uniformemente acelerado. Tal movimento ocorre quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura. Uma vez que a aceleração da gravidade é constante, se desconsiderarmos a ação de forças dissipativas, o tempo de descida nesse movimento será sempre igual. Na prática, o movimento de queda livre ideal é bastante próximo daquele em que um objeto é solto a uma pequena altura em relação ao chão. No entanto, rigorosamente, esse movimento só acontece quando algum objeto é solto no vácuo. De acordo com as equações do movimento de queda livre, o tempo de queda não depende da massa dos objetos, mas da aceleração da gravidade e da altura em que esse objeto é solto. A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão. O fato de uma pena não chegar ao chão no mesmo tempo em que uma bola de boliche, quando soltas na superfície da Terra, está associado ao atrito com o ar, que é quase desprezível para objetos pesados e aerodinâmicos, como a bola de boliche. A altura da queda livre de um objeto, quando temos apenas o tempo (duração da queda), pode ser obtida por meio da seguinte fórmula: \[ \text{H} = \frac{\text{g} \cdot t^2}{2} \] Onde: H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). t ? tempo da queda (em segundos). Em alguns livros de Física esta fórmula é encontrada também na forma: \[ \text{h} = \frac{1}{2} \text{g} \cdot t^2 \] Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Sabendo que um corpo leva 2s para chegar ao chão após ter sido abandonado a uma altura H em relação ao solo, calcule a altura em que esse corpo foi abandonado, em metros. Note que o tempo de queda é de 2 segundos. Então, como sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // tempo da queda float segundos = 2; // em segundos // vamos calcular a altura da queda float altura = (gravidade * pow(segundos, 2)) / 2; // mostramos o resultado printf("A altura da queda livre é: %f metros", altura); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A altura da queda livre é: 19.613300 metros. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Como calcular o Índice de Massa Corporal em Java - Como calcular IMC em JavaQuantidade de visualizações: 12794 vezes |
Pergunta/Tarefa: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas e a altura em metros. A fórmula é a seguinte: ![]() A classificação é feita de acordo com as seguintes regras: a) < 16 - Magreza grave b) 16 a < 17 - Magreza moderada c) 17 a < 18,5 - Magreza leve d) 18,5 a < 25 - Saudável e) 25 a < 30 - Sobrepeso f) 30 a < 35 - Obesidade Grau I g) 35 a < 40 - Obesidade Grau II (severa) h) >= 40 - Obesidade Grau III (mórbida) Escreva um programa Java que leia o peso e a altura de uma pessoa e retorna seu IMC classificado de acordo com a tabela acima. Sua saída deverá ser parecida com: Informe seu peso: 82 Informe sua altura: 1.85 Seu IMC é: 23.959094229364496 Sua classificação é Saudável Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o peso e a altura da pessoa System.out.print("Informe seu peso: "); double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe sua altura: "); double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o IMC double imc = peso / (altura * altura); System.out.println("Seu IMC é: " + imc); // vamos mostrar a classificação if(imc < 16){ System.out.println("Sua classificação é Magreza grave"); } else if((imc >= 16) && (imc < 17)){ System.out.println("Sua classificação é Magreza moderada"); } else if((imc >= 17) && (imc < 18.5)){ System.out.println("Sua classificação é Magreza leve"); } else if((imc >= 18.5) && (imc < 25)){ System.out.println("Sua classificação é Saudável"); } else if((imc >= 25) && (imc < 30)){ System.out.println("Sua classificação é Sobrepeso"); } else if((imc >= 30) && (imc < 35)){ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau I"); } else if((imc >= 35) && (imc < 40)){ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau II"); } else{ System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau III (mórbida)"); } System.out.println("\n"); } } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como formatar inteiros com uma determinada quantidade de zeros à esquerda usando PythonQuantidade de visualizações: 11344 vezes |
Nesta dica eu mostro como formatar um valor inteiro com uma determinada quantidade de zeros à sua esquerda. Note que aqui eu estou combinando a função print() com o operador de módulo (%) para indicar os valores que serão formatados. Esta técnica foi muito usada na época do Python 2.5 e ainda está disponível no Python 3.0 (e creio que deverá continuar por muito tempo ainda). Veja o trecho de código completo: # função principal do programa def main(): valor1 = 343 valor2 = 3 # exibirá 000342 print("O valor é %06d" % (valor1)) # exibirá 0342 e 00000003 print("Os valor sao %04d e %08d" % (valor1, valor2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O valor é 000343 Os valor são 0343 e 00000003 |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Apostila Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados referência em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 11601 vezes |
O Java contém 8 tipos de dados primitivos e um tipo referência. No entanto, poucos livros dedicam exemplos a este último tipo. Vamos começar analisando o trecho de código abaixo:public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String nome = "Osmar J. Silva"; System.out.println(nome); System.exit(0); } } Se observarmos este código, veremos que a variável nome não é um tipo primitivo e sim uma referência. Desta forma, qualquer variável ou constante que não seja do tipo primitivo é uma referência a um objeto de uma classe, interface, etc. Arrays não são tipos primitivos também. Assim, variáveis ou constantes que apontam para arrays (vetores e matrizes) também são referências. É importante entender bem a noção de referências, visto que é por meio delas que acessamos um determinado objeto na memória. Além disso, como objetos e arrays são sempre passados por referência aos métodos Java, fica fácil entender como várias referências podem apontar para o mesmo objeto ao mesmo tempo. E, caso você tenha esquecido, os tipos primitivos nunca são passados por referêcia aos métodos. Em vez disso, eles são passados por valor (o que quer dizer que uma alteração nos argumentos fornecidos ao métodos não altera a cópia original da variável). |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Apostila C++ para iniciantes - Como usar a macro EXIT_SUCCESS em C++Quantidade de visualizações: 9625 vezes |
A macro EXIT_SUCCESS, disponível na biblioteca cstdlib da linguagem C++, pode ser usada como argumento para a função exit() para sinalizar que o programa finalizou sua execução sem erros. Os dois trechos de código abaixo são semelhantes: 1) Usando EXIT_SUCCESS para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso: #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // programa foi finalizado com sucesso return EXIT_SUCCESS; } 2) Usando o valor 0 para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso: #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // programa foi finalizado com sucesso return 0; } |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de C++ - Um método recursivo que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 970 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: void contar_recursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; // método recursivo que conta de 0 até 10; void contar_recursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual cout << n << " "; // devemos prosseguir com a recursividade? if(n < 10){ // incrementa o valor de n n++; contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor contar_recursivamente(0); cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
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