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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de ArmstrongQuantidade de visualizações: 972 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que: 153 = 13 + 53 + 33 93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45 Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem Java. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 153 O número informado é um número de Armstrong Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // para efetuar a leitura da entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado // possui int quant_digitos = 0; int temp = numero; while(temp != 0) { quant_digitos = quant_digitos + 1; temp = temp / 10; } // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número // de Armstrong ou não int resto, soma = 0; temp = numero; while(temp > 0){ resto = temp % 10; soma = soma + (int)(Math.pow(resto, quant_digitos)); temp = temp / 10; } if(soma == numero){ System.out.println("O número informado é um número de Armstrong"); } else{ System.out.println("O número informado não é um número de Armstrong"); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogoQuantidade de visualizações: 7416 vezes |
Pergunta/Tarefa: Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Java que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida. Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o público total do jogo de futebol: 10000 Renda geral do jogo: R$ 76.000,00 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.text.NumberFormat; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos obter o público total do jogo de futebol System.out.print("Informe o público total do jogo de futebol: "); int publico = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // renda do ingresso popular double popular = (publico * (10.0 / 100)) * 1.00; // renda do ingresso geral double geral = (publico * (50.0 / 100)) * 5.00; // renda do ingresso arquibancada double arquibancada = (publico * (30.0 / 100)) * 10.00; // renda do ingresso cadeiras double cadeiras = (publico * (10.0 / 100)) * 20.00; // obtemos a renda total double renda_total = popular + geral + arquibancada + cadeiras; // e exibimos o resultado NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance(); System.out.println("Renda geral do jogo: " + formato.format(renda_total)); } } |
C# ::: C# para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em C#Quantidade de visualizações: 2726 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C#. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C#. Veja um trecho de código C# completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int[,] matriz = new int[3, 3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal // principal // vamos ler os valores para os elementos da matriz for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { // linhas for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { // colunas Console.Write("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i, j] = Int32.Parse(Console.ReadLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada Console.WriteLine(); // percorre as linhas for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { // percorre as colunas for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { Console.Write(" " + matriz[i, j]); } // passa para a próxima linha da matriz Console.WriteLine(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for (int i = 0; i < matriz.GetLength(0); i++) { for (int j = 0; j < matriz.GetLength(1); j++) { if (i == j) { soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i, j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal Console.WriteLine("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: " + soma_diagonal); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Algorítmos Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)Quantidade de visualizações: 15618 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static) Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Retangulo para representar um retângulo. A classe deve conter: a) Dois campos de dados do tipo double chamados largura e altura que especificam a largura e a altura do retângulo. Os valores padrões são 1 tanto para a largura quanto para a altura. b) Um campo de dado do tipo String chamado cor que especifica a cor do retângulo. Para este exercício em particular, assuma que TODOS os retângulos possuirão a mesma cor. A cor padrão é branco. c) Um construtor sem argumentos que cria um retângulo padrão. d) Um construtor que cria um retângulo com a largura e altura especificadas. e) Métodos get() e set() para os três campos de dados da classe. f) Um método chamado getArea() que retorna a área do retângulo. g) Um método chamado getPerimetro() que retorna o perímetro do retângulo. Escreva um programa de teste que cria dois objetos da classe Retangulo. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Retangulo.java package estudos; public class Retangulo { private double largura; // largura do retângulo private double altura; // altura do retângulo // O exercício pede que TODOS os retângulos tenham a mesma cor // consulte a dica http://www.arquivodecodigos.net/dicas/1158 para mais // detalhes sobre o modificador static private static String cor = "branco"; // cor do retângulo // construtor sem argumentos public Retangulo(){ this.largura = 1; this.altura = 1; } // construtor que permite especificar a largura e a altura public Retangulo(double largura, double altura){ this.largura = largura; this.altura = altura; } // obtém a altura public double getAltura() { return altura; } // define a altura public void setAltura(double altura){ this.altura = altura; } // obtém a largura public double getLargura(){ return largura; } // define a largura public void setLargura(double largura){ this.largura = largura; } // obtém a cor de TODOS os retângulos public static String getCor(){ return cor; } // define a cor de TODOS os retângulos public static void setCor(String cor){ Retangulo.cor = cor; } // este método retorna a área do retângulo (em metros quadrados) public double getArea(){ return (this.largura * this.altura); } // este método retorna o perímetro do retângulo (em metros) public double getPerimetro(){ return ((2 * this.largura) + (2 * this.altura)); } } Agora o teste no método main(): package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Retangulo com // os valores padrões Retangulo a = new Retangulo(); // agora vamos informar a largura e a altura Retangulo b = new Retangulo(10, 5); // os dois retângulos terão a cor verde Retangulo.setCor("verde"); // vamos mostrar os resultados do primeiro retângulo System.out.println("Primeiro retângulo"); System.out.println("Largura: " + a.getLargura()); System.out.println("Altura: " + a.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + a.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + a.getPerimetro() + " metros"); // vamos mostrar os resultados do segundo retângulo System.out.println("\nSegundo retângulo"); System.out.println("Largura: " + b.getLargura()); System.out.println("Altura: " + b.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + b.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + b.getPerimetro() + " metros"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Mecânica - Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) |
Exercícios Resolvidos de Física usando Java - Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a...Quantidade de visualizações: 2534 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a 15 m/s e 10 m/s. No instante t = 0, os automóveis encontram-se nas posições indicadas abaixo: ![]() Determine: a) o instante em que A alcança B; b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro. Resposta/Solução: Este é um dos exemplos clássicos que encontramos nos livros de Física Mecânica, nos capítulos dedicados ao Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Em geral, tais exemplos são vistos como parte dos estudos de encontro e ultrapassagem de partículas. Por se tratar de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), as grandezas envolvidas nesse problema são: posição (deslocamento), velocidade e tempo. Assim, já sabemos de antemão que o veículo B está 100 metros à frente do veículo A. Podemos então começar calculando a posição atual na qual cada um dos veículos se encontra. Isso é feito por meio da Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme - MRU. Veja o código Java que nos retorna a posição inicial (em metros) dos dois veículos: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); } } Ao executar esta primeira parte do código Java nós teremos o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros Agora que já temos o código que calcula a posição de cada veículo, já podemos calcular o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B. Para isso vamos pensar direito. Se o veículo A vai alcançar o veículo B, então já sabemos que a velocidade do veículo A é maior que a velocidade do veículo B. Sabemos também que a posição do veículo B é maior que a posição do veículo A. Só temos que aplicar a fórmula do tempo, que é a variação da posição dividida pela variação da velocidade. Veja o código Java que efetua este cálculo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B double tempo = (sB - sA) / (vA - vB); // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + " segundos"); } } Ao executar esta modificação do código Java nós teremos o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos O item b pede para indicarmos a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro entre os dois veículos. Agora que já sabemos o tempo do encontro, fica muito fácil. Basta multiplicarmos a velocidade do veículo A pelo tempo do encontro. Veja: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B double tempo = (sB - sA) / (vA - vB); // a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro double distancia_encontro = vA * tempo; // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + " segundos"); System.out.println("O encontro ocorreu a " + distancia_encontro + " metros da distância inicial do veículo A"); } } Agora o código Java completo nos mostra o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos O encontro ocorreu a 300.0 metros da distância inicial do veículo A Para demonstrar a importância de se saber calcular a Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), experimente indicar que o veículo A saiu da posição 20 metros, e defina a posição inicial do veículo B para 120 metros, de modo que ainda conservem a distância de 100 metros entre eles. Você verá que o tempo do encontro e a distância do encontro em relação à posição inicial do veículo A continuam os mesmos. Agora experimente mais alterações nas posições iniciais, na distância e também nas velocidades dos dois veículos para entender melhor os conceitos que envolvem o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Internet, LAN e E-Mail |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se há um serviço sendo executado em uma porta de um servidor ou máquina localQuantidade de visualizações: 7590 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício resolvido é sobre Internet, Rede e E-Mail usando programação Java. Escreva um programa Java console ou GUI que peça ao usuário para informar um número de porta na máquina local. Em seguida, tente se conectar a esta porta e informe se há algum serviço sendo executado na porta informada. A entrada e saída do programa pode ser algo como: Informe o número da porta a ser pesquisada: 3306 Há um serviço na porta informada Informe o número da posta a ser pesquisada: 2040 Não há nenhum serviço na porta informada Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.io.IOException; import java.net.Socket; import java.net.UnknownHostException; import java.util.Scanner; public class Main { public static void main(String[] args){ Socket socket; // vamos declarar um objeto da classe Socket String host = "localhost"; // define o nome da máquina host // vamos pedir ao usuário que informe a porta a ser pesquisada Scanner entrada = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o número da posta a ser pesquisada: "); int porta = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se há algum serviço na porta informada try{ socket = new Socket(host, porta); System.out.println("Há um serviço na porta informada"); } catch (UnknownHostException e) { // não foi possível encontrar a máquina host System.out.println("Não foi possível encontrar a máquina host: " + e); } catch (IOException e) { System.out.println("Não há nenhum serviço na porta informada"); } } } Veja que, neste exercício, podemos ter o surgimento de duas exceções: UnknownHostException (a máquina informada não pôde ser encontrada) e IOException (houve erro de entrada e/ou saída). Por esta razão, é uma boa idéia envolver o código em um bloco try...catch. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler dois números inteiros e informar se os dois possuem o mesmo dígito no final em JavaQuantidade de visualizações: 733 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois números inteiros e informe se os dois números informados possuem o último dígito igual, ou seja, terminam com o mesmo dígito. Sua saída deve ser parecida com: Informe o primeiro número: 28 Informe o segundo número: 4318 Os dois números possuem o último dígito igual. Informe o primeiro número: 39 Informe o segundo número: 93 Os dois números não possuem o último dígito igual. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar dois inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos testar se os dois números terminam com // o mesmo último dígito if(Math.abs(n1 % 10) == Math.abs(n2 % 10)){ System.out.println("Os dois números possuem o último dígito igual."); } else{ System.out.println("Os dois números não possuem o último dígito igual."); } } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Linguagem C para iniciantes - Como usar estruturas (struct) em CQuantidade de visualizações: 68508 vezes |
Vetores e matrizes (arrays) são muito importantes quando precisamos agrupar várias variáveis de um mesmo tipo de dados. Porém, há casos em que precisamos agrupar variáveis de diferentes tipos. Para estes casos a linguagem C nos fornece as estruturas (struct). Veja como declará-las:// uma estrutura Pessoa struct Pessoa { char *nome; int idade; }; Veja que esta estrutura possui dois tipos de dados diferentes: um ponteiro para uma cadeia de caracteres e uma variável do tipo int. Para declarar variáveis do tipo Pessoa você tem duas opções. A primeira consiste em declarar as variáveis juntamente com a declaração da estrutura. Veja: // uma estrutura Pessoa struct Pessoa { char *nome; int idade; }pessoa, cliente, chefe; A outra forma consiste em declarar a variável no local no qual ela será usada. Esta forma é mais prática. Veja um exemplo completo de como isso é feito: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma estrutura Pessoa struct Pessoa { char *nome; int idade; }; int main(int argc, char *argv[]) { // declara uma variável do tipo struct struct Pessoa cliente; cliente.nome = "Osmar J. Silva"; cliente.idade = 36; // obtém os dados printf("O nome do cliente e: %s\n", cliente.nome); printf("A idade do cliente e: %d\n", cliente.idade); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar uma string em um array de caracteres em C# usando o método ToCharArray()Quantidade de visualizações: 13839 vezes |
O método ToCharArray() da classe String da linguagem C# permite retornar um array de char contendo todos os caracteres presente na string original. Podemos tirar proveito disso para manipular os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto. Veja um código C# completo no qual demonstramos o seu uso: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de C#"; Console.WriteLine("String original: " + frase); // obtém um array de caracteres a partir da string char[] letras = frase.ToCharArray(); // exibe os caracteres no array for (int i = 0; i < letras.Length; i++) { Console.WriteLine(letras[i]); } Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: String original: Gosto de C# G o s t o d e C # |
AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Passos Iniciais |
O que é AutoLISP e como escrever seu primeiro programa nessa linguagem de programaçãoQuantidade de visualizações: 1459 vezes |
O que é AutoLISP? Se você chegou até este artigo vindo de um mecanismo de busca, é bem provável que você já saiba o que é a AutoLISP e para que ela serve. No entanto, é sempre bom reforçar. A AutoLISP é um dialeto, ou seja, uma derivação, da linguagem de programação LISP. LISP vem de LISt Processing (Processamento de listas, vetores, matrizes, etc). Imagina-se que a LISP seja a linguagem de programação de alto nível mais antiga que se conhece, perdendo apenas para o FORTRAN. Embutida por padrão no AutoCAD, a LISP é a linguagem preferida para inteligência artificial em robótica. Para que serve a AutoLISP no AutoCAD? A AutoLISP, como mencionei acima, é linguagem de programação padrão do AutoCAD e já vem embutida nele, da mesma forma que a linguagem Python já vem embutida no FreeCAD. É claro que podemos manipular os objetos do AutoCAD usando VBA (Visual Basic for Applications), mas esta opção já não vem mais embutida por padrão na ferramenta. No AutoCAD, a AutoLISP é usada para automatizar tarefas e tornar menos tediosos os desenhos com detalhes muito repetitivos. Um programa AutoLISP nos permite, entre outras coisas, desenhar linhas, círculos, retângulos, polígonos, etc, selecionar objetos no GA (área de desenho do AutoCAD), solicitar entrada do usuário, exibir saída, ler e escrever em arquivos e muitas outras funcionalidades. Como escrever e executar um programa AutoLISP no AutoCAD Agora que já sabemos o que é a AutoLISP e seus objetivos, vamos escrever nosso primeiro programa. Abra o seu editor de código favorito (aqui eu usei o Notepad++) e digite a seguinte listagem: ; Este programa é usado para desenhar uma ; linha a partir de dois pontos indicados ; pelo usuário (defun desenharLinha() ; Vamos obter o primeiro ponto e guardar suas ; coordenadas na variável p (setq p (getpoint "Clique primeiro ponto na GA")) ; Vamos obter o segundo ponto e guardar suas ; coordenadas na variável q (setq q (getpoint "\nClique segundo ponto na GA")) ; Agora chamamos o comando LINE passando os ; dois pontos geométricos obtidos (command "LINE" p q "") ) Veja que, já no início do código, nós temos uma função chamada desenharLinha(). Dessa forma, salve o arquivo com o nome "desenharLinha.lsp" no diretório de sua preferência. Como carregar um programa AutoLISP no AutoCAD? Agora que já temos o arquivo .lsp pronto, vamos aprender como carregá-lo no AutoCAD. Para isso, vá até o menu Manage e escolha a opção Load Application. Selecione o arquivo desejado e clique o botão Load. Se tudo correu bem, você receberá uma mensagem "_appload desenharLinha.lsp successfully loaded". Agora já podemos usar nossa rotina para desenhar linhas no AutoCAD. Com a aba Model ativada, digite: (DESENHARLINHA) na janela de comandos do AutoCAD. Ao pressionar Enter você verá a mensagem "Clique primeiro ponto na GA". Lembrando que GA é a General Arrangement Drawing, ou seja, a área de desenho. Dessa forma, clique na área de desenho para que o código AutoLISP registre o primeiro ponto (coordenadas x, y, z). No mesmo momento uma mensagem "Clique segundo ponto na GA" será exibida. Clique na área de desenho para registrar o segundo ponto e pronto! Você verá uma linha ser desenhada entre os dois pontos geométricos que você informou. |
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