HTML5 ::: Referência Tags/Elementos HTML5 ::: Tag/Elemento <Video>

Como usar a tag/elemento <video> do HTML5 em suas aplicações web

Quantidade de visualizações: 1774 vezes
A tag/elemento <video> do HTML5 é usada quando queremos incorporar um vídeo em nossos documentos HTML sem incluir plugs adicionais, tais como o Flash Player. Contudo, o suporte a este elemento pode variar de navegador para navegador (faça testes com seus navegadores alvos antes).

Em geral, navegadores que dão suporte ao elemento <video> suportam os seguintes formatos de vídeo: MP4, Ogg e WebM.

Veja um documento HTML que carrega um vídeo MP4:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>Como usar a tag video do HTML5</title>
  
</head>
<body>
 
<video controls="controls" src="filme.mp4">
  Seu browser não dá suporte ao elemento video do HTML5.
</video> 
  
</body>
</html>

Quando você abrir esta página HTML, você verá um vídeo na tela já com os controles para iniciar, pausar, e parar a execução (contanto que você tenha informado um endereço válido para o vídeo). Note que não especificamos o tamanho do vídeo na página, o que fará com que o elemento <video> tenha as dimensões do vídeo que foi carregado.


LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico

Exercícios Resolvidos de Lisp - Como converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros usando Lisp

Quantidade de visualizações: 977 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa em Common Lisp para converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a quantidade de quilômetros e exibir as conversões solicitadas.

Como sabemos, um Quilômetro = 1000 Metros, 100.000 Centímetros ou 1.000.000 Milímetros.

Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a distância em quilômetros: 2.5
Distância em Quilômetros: 2.5
Distância em Metros: 2500.0
Distância em Centímetros: 250000.0
Distância em Milímetros: 2500000.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp:

; Variáveis usadas na resolução do problema
(let ((quilometros)(metros)(centimetros)(milimetros))
  ; vamos ler a quantidade de quilômetros
  (princ "Informe a distância em quilômetros: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável quilometros
  (setq quilometros (read))
  
  ; vamos calcular a distância em metros
  (setq metros (* quilometros 1000.0))
  ; vamos calcular a distância em centímetros
  (setq centimetros (* quilometros 100000.0))
  ; e agora a distância em milímetros
  (setq milimetros (* quilometros 1000000.0))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "Distância em Quilômetros: ~F" quilometros)
  (format t "~%Distância em Metros: ~F" metros)
  (format t "~%Distância em Centímetros: ~F" centimetros)
  (format t "~%Distância em Milímetros: ~F" milimetros)
)



JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices)

HTML5 + JavaScript - Como usar a interface MediaDevices em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1713 vezes
A interface MediaDevices é um daqueles objetos que vemos com frequencia em códigos JavaScript e não entendemos muito bem o seu funcionamento. Nesta dica vou decifrá-la.

O objetivo da interface MediaDevices é fornecer acesso aos dispositivos de entrada de mídia conectadas e às quais o navegador tem acesso, a saber, câmeras, microfone e compartilhamento de tela. É por meio dessa interface que acessamos tais dispositivos.

A interface MediaDevices está disponível como um objeto do objeto navigator. Veja como testar sua existência e suporte no seu navegador web:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>A interface MediaDevices</title>
  
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // o browser suporta o MediaDevices?
  if(navigator.mediaDevices){
    window.alert("O navegador suporta o MediaDevices");  
  }
  else{
    window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Note que mediaDevices é um objeto Singleton do objeto navigator, ou seja, só há uma instância desse objeto disponível no contexto de execução de códigos no navegador. Há também a preocupação em relação à segurança. Alguns navegador podem restringir o acesso a este objeto se você não estiver em um ambiente HTTPS ou localhost.


Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar ou subtrair dias de uma data e hora usando o método add() da classe Calendar do Java

Quantidade de visualizações: 13731 vezes
Este trecho de código mostra como usar o método add() da classe Calendar da linguagem Java para adicionar ou subtrair dias de uma data. Veja que este método requer o campo de calendário e um número inteiro. Para o nosso propósito, o campo de calendário pode ser DAY_OF_MONTH ou DATE. Um valor positivo adiciona dias enquanto um valor negativo subtrai.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
import java.text.*;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Calendar agora = Calendar.getInstance();
     
    // formata e exibe a data e hora atual
    Format formato = new SimpleDateFormat(
      "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss");
    System.out.println("Hoje é: " + 
      formato.format(agora.getTime()));
 
    // vamos adicionar 5 dias a esta data
    agora.add(Calendar.DAY_OF_MONTH, 5);
    // o mesmo resultado pode ser obtido com
    // agora.add(Calendar.DATE, 5);
 
    // formata e exibe o resultado
    formato = new SimpleDateFormat(
      "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss");
    System.out.println("Daqui a 5 dias será: " +
      formato.format(agora.getTime()));
  } 
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é: 19/03/2021 - 22:13:54
Daqui a 5 dias será: 24/03/2021 - 22:13:54


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de C - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 2509 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa C que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
  
int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
  
  int lado_a, lado_b, lado_c;
    
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  printf("Informe o primeiro lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_a);
    
  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  printf("Informe o segundo lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_b);
    
  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  printf("Informe o terceiro lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_c);
    
  // os lados informados formam um triângulo?
  if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) 
    && (lado_c < (lado_a + lado_b))){
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){
      printf("\nO triângulo é equilátero\n");  
    }
    else{
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){
        printf("\nO triângulo é isósceles\n");  
      }
      else{
        // é escaleno
        printf("\nO triângulo é escaleno\n");
      }
    }
  }
  else{
    printf("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços no início e no fim de uma string PHP usando a função trim()

Quantidade de visualizações: 117 vezes
The trim() function removes whitespaces and other predefined characters from both sides of a string.

A função trim() do PHP é muito útil quando precisamos excluir os espaços antes e depois de uma palavra, frase ou texto.

Veja um exemplo de seu uso:

<?php
  // uma frase contendo espaços no início e
  // no final
  $frase = "   PHP? Eu gosto de PHP.    ";
  
  // vamos remover os espaços no início e no fim
  $frase = trim($frase);
  
  // e mostramos o resultado
  echo "A frase é: " . $frase;
?>

Além dos espaços, a função trim() do PHP remove também os seguintes caracteres: "\0" (NULL), "\t" (Tabulação), "\n" (Nova linha), "\x0B" (Tabulação vertical), "\r" (Retorno para nova linha).


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em JavaScript

Quantidade de visualizações: 1533 vezes
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem JavaScript.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[a^2 = c^2 - b^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem JavaScript:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  var c = 36.056; // medida da hipotenusa
  var b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto
  var a = Math.sqrt(Math.pow(c, 2) - Math.pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  document.writeln("A medida do cateto oposto é: " + a);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto oposto é: 20.00087838071118

Como podemos ver, o resultado retornado com o código JavaScript confere com os valores da imagem apresentada.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 277 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário.

Veja o código para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String s1 = "Gosto de Java";
    String s2 = "Gosto de Java";
     
    if(s1.equals(s2)){
      System.out.println("As duas strings sao iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings não sao iguais");  
    }
    
    System.exit(0);
  }
}


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings sao iguais


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial C# - Como usar o laço while (enquanto) da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 13444 vezes
O laço while (enquanto) é usado quando queremos repetir uma instrução ou bloco de instruções ENQUANTO uma condição for satisfatória. Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  int valor = 1;

  while(valor <= 10){
    Console.WriteLine("{0}", valor);
    valor++;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Este trecho de código conta de 1 até 10. Veja que antes de cada iteração do laço nós testamos se o valor da variável de controle é menor ou igual a 10. A iteração acontece somente se esta condição for satisfeita, o que nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (o que aconteceria se a condição fosse falsa já na entrada). Note ainda que dentro de cada iteração nós incrementamos o valor da variável de controle. Isso é feito para que o laço não seja executado infinitamente.

Veja um outro exemplo de laço while, desta vez simulando um menu de opções:

static void Main(string[] args){
  // variável que registra a opção do usuário
  int opcao;
  
  // lê a opção
  Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" +
    " (-1 para sair): ");
  
  // laço while que mostra as opções do menu enquanto
  // o valor -1 não for informado
  while((opcao = int.Parse(Console.ReadLine())) != -1){
    switch(opcao){
      case 1:
        Console.WriteLine("Executando a opção 1");
        break;
      case 2:
        Console.WriteLine("Executando a opção 2");
        break;
      case 3:
        Console.WriteLine("Executando a opção 3");
        break;
      default:
        Console.WriteLine("Opção incorreta");
        break;
    }

    // mostra o texto das opções novamente
    Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" +
    " (-1 para sair): ");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Se você é realmente iniciante em C#, notará que este exemplo é um pouco mais elaborado. Desta forma, estude-o atentamente. É uma técnica muito útil quando estamos escrevendo programas console, uma vez que a maioria deles possui um menu de opções.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que calcula o MDC (máximo divisor comum) entre dois números inteiros

Quantidade de visualizações: 8943 vezes
Exercício Resolvido de Java - Um método recursivo que calcula o MDC (máximo divisor comum) entre dois números inteiros

Pergunta/Tarefa:

O máximo divisor comum ou MDC (mdc) entre dois ou mais números inteiros é o maior número inteiro que é fator de tais números. Por exemplo, os divisores comuns de 12 e 18 são 1, 2, 3 e 6, logo mdc(12, 18) = 6. A definição abrange qualquer número de termos, por exemplo mdc(10, 15, 25, 30) = 5.

O cálculo do MDC entre x e y pode ser feito recursivamente da seguinte forma: Se y for igual a 0, então mdc(x, y) = x. Caso contrário, mdc(x, y) = mdc(y, x % y), no qual % é o operador de módulo (restante da divisão inteira).

Escreva um método recursivo que receba dois inteiros e calcule o mdc. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int mdc(int x, int y){
  // sua implementação aqui
}
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro inteiro: 12
Informe o segundo inteiro: 18
O MDC dos valores 12 e 18 é 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar dois valores inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro inteiro: ");
    // lê o primeiro inteiro
    int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // solicita o segundo inteiro
    System.out.print("Informe o segundo inteiro: ");
    // lê o segundo inteiro
    int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // mostra o resultado
    System.out.print("O MDC dos valores " + a + " e " +
      b + " é " + mdc(a, b));
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que calcula o mdc de dois inteiros
  public static int mdc(int x, int y){
    // a recursividade é interrompida quando y for igual a 0
    if(y == 0){
      return x;
    }
    else{
      return mdc(y, x % y); // efetua uma nova chamada recursiva
    }
  }
}


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