Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como obter o valor de PI em Java usando a constante Math.PI

Quantidade de visualizações: 21453 vezes
A constante PI, ou simplesmente PI, é o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. Veja a figura abaixo para melhor entendimento:



Em Java, o PI pode ser obtido por meio do uso da constante PI da classe Math. Seu valor é algo como: 3,14159...

Veja o trecho de código abaixo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // obtém e exibe o valor da constante PI
    System.out.println("O valor de PI é: " + Math.PI);

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.141592653589793


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms

Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#

Quantidade de visualizações: 810 vezes
Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#.

Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo:



Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual.

Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create().

Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo.

Eis a listagem do código C#:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Windows.Forms;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal();
      janela.uidoc = this.ActiveUIDocument;
      janela.ShowDialog();
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
    this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
    this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
  
  // classe para representar o formulário
  public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form {
    public UIDocument uidoc;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY0;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX1;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY1;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1;
    
    // construtor da classe
    public JanelaPrincipal() {
      this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela 
      this.Width = 390; // largura da janela
      this.Height = 240; // altura da janela
      // define a posição atual da janela
      this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen;
      
      // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto
      Label label1 = new Label();
      label1.Text = "X Inicial:";
      label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20);
      label1.Height = 15;
      label1.Width = 80;

      Label label2 = new Label();
      label2.Text = "Y Inicial:";
      label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20);
      label2.Height = 15;
      label2.Width = 80;
      
      Label label3 = new Label();
      label3.Text = "Z Inicial:";
      label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20);
      label3.Height = 15;
      label3.Width = 80;
      
      txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40);
      txtX0.Width = 80;
      txtX0.Height = 15;
      
      txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40);
      txtY0.Width = 80;
      txtY0.Height = 15;
      
      txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40);
      txtZ0.Width = 80;
      txtZ0.Height = 15;
      
      Label label4 = new Label();
      label4.Text = "X Final:";
      label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80);
      label4.Height = 15;
      label4.Width = 80;

      Label label5 = new Label();
      label5.Text = "Y Final:";
      label5.Location = new System.Drawing.Point(120, 80);
      label5.Height = 15;
      label5.Width = 80;
      
      Label label6 = new Label();
      label6.Text = "Z Final:";
      label6.Location = new System.Drawing.Point(220, 80);
      label6.Height = 15;
      label6.Width = 80;
      
      txtX1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX1.Location = new System.Drawing.Point(20, 97);
      txtX1.Width = 80;
      txtX1.Height = 15;
      
      txtY1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY1.Location = new System.Drawing.Point(120, 97);
      txtY1.Width = 80;
      txtY1.Height = 15;
      
      txtZ1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ1.Location = new System.Drawing.Point(220, 97);
      txtZ1.Width = 80;
      txtZ1.Height = 15;
      
      // botão que desenha o eixo nas coordenadas indicadas      
      Button button1 = new Button();
      button1.Text = "Desenhar Eixo";
      button1.Location = new System.Drawing.Point(95, 160);
      button1.Width = 150;
      button1.Click += new System.EventHandler(DesenharEixo);
                
      // botão que fecha a janela      
      Button button2 = new Button();
      button2.Text = "Fechar";
      button2.Location = new System.Drawing.Point(265, 160);
      button2.Width = 80;
      button2.Click += new System.EventHandler(FecharJanela);
      
      // adiciona os controles à janela
      this.Controls.Add(label1);
      this.Controls.Add(label2);
      this.Controls.Add(label3);
      this.Controls.Add(label4);
      this.Controls.Add(label5);
      this.Controls.Add(label6);
      this.Controls.Add(txtX0);
      this.Controls.Add(txtY0);
      this.Controls.Add(txtZ0);
      this.Controls.Add(txtX1);
      this.Controls.Add(txtY1);
      this.Controls.Add(txtZ1);
      this.Controls.Add(button1);
      this.Controls.Add(button2);
    }
    
    // função usada para desenhar um novo eixo no documento atual
    private void DesenharEixo(object sender, System.EventArgs e) {
      // primeiro obtemos uma referência ao documento atual
      Document doc = uidoc.Document;
			
      // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo 	
      XYZ inicio = new XYZ(Double.Parse(txtX0.Text), Double.Parse(txtY0.Text),
        Double.Parse(txtZ0.Text));
      XYZ final = new XYZ(Double.Parse(txtX1.Text), Double.Parse(txtY1.Text),
        Double.Parse(txtZ1.Text));
     
      // construímos a linha
      Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final);

      // iniciamos uma nova transação
      using(Transaction t= new Transaction(doc)) {
	t.Start("Criar um novo Grid");
	Grid grid = Grid.Create(doc, linhaGeometrica);
	t.Commit();
      }
    }
    
    // função usada para fechar a janela
    private void FecharJanela(object sender, System.EventArgs e) {
      this.Close();  
    }
  }
}

Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que efetue a soma dos elementos da diagonal principal de uma matriz

Quantidade de visualizações: 1690 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em álgebra linear, a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo).

Escreva um programa Java que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal principal. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // vamos usar a classe Scanner para a leitura dos dados
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    int matriz[][] = new int[3][3]; // uma matriz de três linhas e três colunas
    int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal

    // vamos ler os valores para os elementos da matriz
    for(int i = 0; i < 3; i++){ // linhas
      for(int j = 0; j < 3; j++){ // colunas
        System.out.print("Valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());       
      }        
    }
  
    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    System.out.println("\nValores na matriz\n");
    
    for(int i = 0; i < 3; i++){
      for(int j = 0; j < 3; j++){
        System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]);   
      }
    
      // passa para a próxima linha da matriz
      System.out.println();       
    }
  
    // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal principal
    for(int i = 0; i < 3; i++){
      for(int j = 0; j < 3; j++){
        if(i == j){
          soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j];
        }
      }
    }
  
    System.out.println("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: " + 
      soma_diagonal);
  }
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Manipulação de texto em PHP - Como acessar e modificar os caracteres individuais de uma string

Quantidade de visualizações: 239 vezes
Os caracteres de uma string em PHP, ou seja, uma palavra, frase ou texto, podem ser acessados individualmente usando índices, igual fazemos com os vetores (o índice começando sempre em zero). Dessa forma, podemos tanto obter um determinado caractere quanto acessá-lo e modificá-lo.

Veja um código PHP completo demonstrando o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $nome = "Carlos de Jesus";
  echo "Original: " . $nome . "<br>";
  echo "Vou alterar o 11º caractere.<br>";
  $nome[10] = "M";
  echo "Modificado: " . $nome;
?>

</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Original: Carlos de Jesus
Vou alterar o 11º caractere.
Modificado: Carlos de Mesus


Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack

Java Collections - Como adicionar novos elementos a uma Stack Java

Quantidade de visualizações: 9334 vezes
Elementos são adicionados a uma pilha (um objeto da classe Stack) por meio do método push(). Veja sua assinatura:

public E push(E item)
Veja que este método nos permite adicionar o elemento E no topo da pilha e ao mesmo tempo obter uma referência ao elemento adicionado. É claro que raramente esta referência é útil, mas é bom saber exatamente a operação fornecida pelo método.

Veja um trecho de código no qual adicionamos três elementos à pilha:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria uma Stack de String
    Stack<String> pilha = new Stack<>();
    System.out.println("Tamanho da pilha antes: " +
      pilha.size());
    
    // adiciona três elementos na pilha
    pilha.push("Cuiabá");
    pilha.push("Goiânia");
    pilha.push("Belo Horizonte");
    
    System.out.println("Tamanho da pilha agora: " +
      pilha.size());
  } 
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Tamanho da pilha antes: 0
Tamanho da pilha agora: 3


Python ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um diretório em Python usando a função mkdir() do módulo os

Quantidade de visualizações: 3197 vezes
Podemos usar a função mkdir() do módulo os da linguagem Python para criarmos diretórios. Em sua versão mais simples, este método pede somente o nome e caminho do diretório a ser criado. Se o caminho for omitido, o novo diretório será criado no diretório atual, ou seja, o diretório da aplicação Python.

Veja um exemplo no qual criamos um diretório chamado "app" no diretório "C:\estudos_python":

# importa o módulo os
import os

# método principal  
def main():
  # nome do diretório
  diretorio = "C:\\estudos_python\\app"

  # vamos criar o diretório
  os.mkdir(diretorio)

  # mostramos o resultado
  print('O diretório foi criado com sucesso.')

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

c:\estudos_python>python estudos.py
O diretório foi criado com sucesso.

Note que um erro do tipo FileExistsError será exibido se o diretório já existir:

Traceback (most recent call last):
File "c:\estudos_python\estudos.py", line 16, in <module>
main()
File "c:\estudos_python\estudos.py", line 10, in main
os.mkdir(diretorio)
FileExistsError: [WinError 183] Não é possível criar um arquivo já existente: 'C:\\estudos_python\\app'

Uma forma de evitar este erro é verificar se o diretório já existe ou usar uma construção try...except. Veja:

# importa o módulo os
import os

# método principal  
def main():
  # nome do diretório
  diretorio = "C:\\estudos_python\\app"

  try:
    # vamos criar o diretório
    os.mkdir(diretorio)
    # mostramos o resultado
    print('O diretório foi criado com sucesso.')
  except os.error as error_msg:
    print("Houve um erro: %s" % str(error_msg))

if __name__== "__main__":
  main()

Execute o código novamente e veja como o tratamento de erro ficou mais elegante.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Apostila PHP para iniciantes - Como testar múltiplas condições usando a construção if...elseif...else da linguagem PHP

Quantidade de visualizações: 9673 vezes
A construção if...else (se...do contrário) pode ser extendida com o uso de elseif para testar múltiplas condições. Desta forma, você pode ter quantos blocos elseif (ou então se) você desejar. Veja o trecho de código a seguir:

<?php
  $valor = 20;
  
  if($valor == 15){
    echo "O valor é igual à 15";
  }
  elseif($valor > 15){
    echo "O valor é maior que 15";
  }
  else{
    echo "O valor é menor que 15";
  }
?>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor é maior que 15


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Manipulação de arquivos em Java - Como obter o tamanho de um arquivo em bytes usando o método length() da classe File do Java

Quantidade de visualizações: 154 vezes
A classe File, do pacote java.io da linguagem Java, nos fornece o método length(), que retorna o tamanho de um arquivo em byes. O retorno é do tipo long.

Veja como podemos usá-lo no código abaixo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    File arquivo = new File("c:\\estudos_java\\lago.jpg");
     
    // Obtém o tamanho do arquivo em bytes
    long tam = arquivo.length();
    System.out.println("Tamanho do arquivo em bytes: " + tam);    
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Tamanho do arquivo em bytes: 143060


CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo

Como definir uma imagem de fundo que se repete apenas verticalmente usando a propriedade background-repeat do CSS

Quantidade de visualizações: 7586 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos definir uma imagem de fundo para a página HTML e ajustá-la para repetir apenas verticalmente usando a propriedade background-repeat com o valor repeat-y. Note que, para definir a imagem de fundo, nós usamos a propriedade background-image.

Veja o código CSS para o exemplo:

<style type="text/css">
<!--
  body {background-image: url('fundo.gif'); 
        background-repeat: repeat-y}
//-->
</style>



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data e hora atual em JavaScript usando o objeto Date

Quantidade de visualizações: 8340 vezes
O objeto Date da linguagem JavaScript pode ser usado quando queremos retornar ou exibir a data e hora atual. Nesta dica eu mostro como criar um objeto Date e em seguida mostrar os resultados na página.

Veja o código HTML completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Datas em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos obter a data e hora atual
  var data = Date();
  
  // e mostramos o resultado
  document.write("Data e hora atual: " + data);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Data e hora atual: Sat Feb 04 2023 15:08:32 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília)

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