E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em JavaScript dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 803 vezes
Nesta dica de JavaScript veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código JavaScript completo para esta tarefa:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Equação da Reta em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  var x1 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: "));
  var y1 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: "));	
  
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  var x2 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: "));
  var y2 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: "));
    
  var sinal = "+";
  // vamos calcular o coeficiente angular da reta
  var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
  // vamos calcular o coeficiente linear
  var n = y1 - (m * x1);
 
  // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if (n < 0){
    sinal = "-";
    n = n * -1;
  }
  
  // mostra a equação reduzida da reta
  document.write("Equação reduzida: y = " + m + "x" 
    + " " + sinal + " " + n);	
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Arquivos e diretórios em C++ - Como escrever em arquivos usando a função WriteFile() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 9228 vezes
A função WriteFile() da Win32 API é útil quando precisamos escrever em arquivos. Esta função foi projetada para escritas síncronas e assíncronas, enquanto WriteFileEx() é somente para escritas assíncronas.

Veja o protótipo desta função:

BOOL WINAPI WriteFile(
  HANDLE hFile,
  LPCVOID lpBuffer,
  DWORD nNumberOfBytesToWrite,
  LPDWORD lpNumberOfBytesWritten,
  LPOVERLAPPED lpOverlapped
);


Antes de escrevermos em um arquivo, é importante entendermos o significado dos parâmetros da função WriteFile():

a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo no qual queremos escrever. Este handle deve ser criado com os direitos de acesso de escrita GENERIC_WRITE.

b) LPCVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que contém os dados que serão escritos no arquivo.

c) DWORD nNumberOfBytesToWrite - O número de bytes a serem escritos no arquivo.

d) LPDWORD lpNumberOfBytesWritten - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes escritos. A função WriteFile() define o valor desta variável como zero antes de fazer seu trabalho ou verificação de erro.

d) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro.

Veja um trecho de código no qual usamos a função WriteFile() para escrever duas linhas em um arquivo texto:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // dados a serem escritos no arquivo
  CHAR frase[80];
  DWORD nOut; // bytes escritos
  
  // nome do arquivo
  CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
  
  // vamos abrir o arquivo para escrita.
  // se o arquivo não existir nós vamos criá-lo.
  HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_WRITE, 0, NULL,
    CREATE_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);

  if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
    cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;
  }
  else{
    // arquivo aberto com sucesso. Vamos escrever
    
    // dados a serem escritos no arquivo
    CHAR frase1[80] = "Programar em C++ é bom demais\r\n";
    CHAR frase2[80] = "E a Win32 é da hora!!!!";
    DWORD nOut; // bytes escritos
    
    // vamos escrever a primeira frase
    WriteFile(hArquivo, frase1, strlen(frase1), &nOut, NULL);
    cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;
    
    // vamos escrever a segunda frase
    WriteFile(hArquivo, frase2, strlen(frase2), &nOut, NULL);
    cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;   
  }
    
  // vamos fechar o handle
  CloseHandle(hArquivo);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular desvio padrão em C++ - C++ para Matemática e Estatística

Quantidade de visualizações: 926 vezes
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média.

Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística:

\[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\]

Onde:

a) __$\sigma__$ é o desvio;
b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i;
c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados;
d) N é a quantidade de valores no conjunto.

O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto.

Veja o código C++ completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores:

#include <iostream>
#include <math.h>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // conjunto dos dados
  double conjunto[] = {10, 30, 90, 30};
  double soma = 0.0; // soma dos elementos
  double desvio_padrao = 0.0; // desvio padrão
  int tam = 4; // tamanho dos dados
  double media;

  // vamos somar todos os elementos
  for(int i = 0; i < tam; i++){
    soma = soma + conjunto[i];
  }

  // agora obtemos a média do conjunto de dados    
  media = soma / tam;

  // e finalmente obtemos o desvio padrão
  for(int i = 0; i < tam; i++){
    desvio_padrao = desvio_padrao + pow(conjunto[i] - media, 2);
  }
    
  // mostramos o resultado
  cout << "Desvio Padrão Populacional: " << sqrt(desvio_padrao / tam);
  cout << "\nDesvio Padrão Amostral: " << sqrt(desvio_padrao / (tam - 1));
  		
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Desvio Padrão Populacional: 30.0
Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755

Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento).


Java ::: Java + MySQL ::: Passos Iniciais

Java MySQL - Como efetuar uma conexão Java + JDBC + MySQL usando o NetBeans IDE

Quantidade de visualizações: 8352 vezes
Se sua intenção é usar a linguagem Java em combinação com o banco de dados MySQL, o primeiro passo é aprender como se conectar a este banco de dados usando JDBC (Java Database Connectivity). Para isso, siga atentamente os passos abaixo:

a) Pesquise e baixe o driver Sun Microsystem's JDBC Driver for MySQL. A versão mais recente deste driver é chamada de MySQL Connector/J e pode ser baixada no endereço http://dev.mysql.com/downloads. Durante a autoria deste artigo, o nome do arquivo a ser baixado era semelhante à mysql-connector-java-5.1.10.zip.

b) Depois de descompactar o arquivo baixado, adicione uma referência para o Jar mysql-connector-java-5.1.10-bin.jar. Se você estiver usando NetBeans, crie uma nova aplicação. Em seguida clique com o botão direito em Bibliotecas -> Adicionar Jar/pasta e localize o jar. Em seguida clique o botão Open.

c) Hora de efetuar uma conexão com o banco de dados. Para este exemplo eu fiz uma conexão com o MySQL 5.0 (o nome da base de dados que usei foi "estudos"). Veja o código:

package estudosjavamysql;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class EstudosJavaMySQL{
  public static void main(String[] args){
    // strings de conexão
    String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos";
    String usuario = "root";
    String senha = "osmar1234";
    String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";
    
    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha);
      System.out.println("Conexão obtida com sucesso.");
    }
    catch (SQLException ex) {
      System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
      System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState());
      System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());
    }
    catch (Exception e) {
      System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e);
    } 
  }
}

Execute a aplicação. Se tudo correu bem você verá o resultado:

Conexão obtida com sucesso.


Node.js ::: Node.js + MongoDB ::: Passos Iniciais

Node.js MongoDB - Como instalar o driver do MongoDB no Node.js e efetuar uma conexão Node.js + MongoDB

Quantidade de visualizações: 1528 vezes
Assumindo que você já conhece o banco de dados MongoDB, já fez sua instalação e já está um pouco familiarizado com suas características, nesta dica mostrarei como podemos efetuar uma conexão Node.js + MongoDB. Este é o passo inicial para desenvolver aplicações MEAN (Mongo, Express, Angular, Node) ou MERN (Mongo, Express, React, Node).

Note que, nessa dica, usarei apenas o MongoClient para efetuar a conexão com o banco de dados MongoDB. Em outras dicas eu abordo o Mongoose.

Então vamos iniciar. A primeira coisa que temos que fazer é instalar o driver MongoDB. Assim, com o Node.js devidamente instalado e funcionando, e com o banco MongoDB em perfeito funcionamento também, abra uma janela de terminal e digite o comando:

npm install mongodb

Após alguns minutos, a instalação será concluída e teremos o seguinte resultado:

+ mongodb@3.6.4
added 17 packages from 9 contributors and audited 20 packages in 9.358s

1 package is looking for funding
run `npm fund` for details

found 0 vulnerabilities

Agora já podemos escrever o código que efetua a conexão Node.js com o MongoDB. Abra o seu editor de códigos favorito e digite a listagem abaixo:

// vamos obter uma referência ao MongoClient
var MongoClient = require('mongodb').MongoClient;

// vamos nos conectar à base de dados escola
var url = 'mongodb://localhost:27017/escola';

// Vamos nos conectar ao servidor e base de dados. Atenção: Em caso de erro, a
// função pode demorar a retornar, pois o Node.js pode pensar que é lentidão
// na rede
MongoClient.connect(url, {useUnifiedTopology: true}, function(err, db) {
  if(err){
    console.log("Não foi possível efetuar a conexão. Erro: " + err); 
  }
  else{
    console.log("Conexão efetuada com sucesso.");
  }
  
  // finalmente vamos fechar a conexao
  if(db){
    db.close();
  }
});

Salve este código como conexao.js e execute-o no Node.js (com o MongoDB rodando, é claro) com o seguinte comando:

c:\estudos_nodejs>node conexao.js

Se tudo correr bem você verá a mensagem:

Conexão efetuada com sucesso.

Veja que, nesse código, eu efetuei uma conexão com a base de dados escola. Se a porta e o servidor estiverem corretos (talvez você tenha que informar um usuário e senha também), a conexão será efetuada com sucesso mesmo que a base de dados não exista.

Quando informamos uma base de dados inexistente, o MongoDB entende que queremos criá-la, mas ele só a cria de fato, quando solicitamos a criação de uma nova coleção. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como criar coleções no MongoDB a partir de seus códigos Node.js. Até lá e bons estudos.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string contém uma determinada substring em JavaScript usando a função includes()

Quantidade de visualizações: 2757 vezes
O método includes() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6.

Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto possuir uma substring específica e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase contém a palavra "JavaScript":

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>JavaScript 6</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var frase = "Gosto muito de HTML, PHP e JavaScript";
  
  if(frase.includes("JavaScript")){
    document.writeln("A frase contém a palavra JavaScript");  
  }
  else{
    document.writeln("A frase não contém a palavra JavaScript");  
  }
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém a palavra JavaScript

É importante ter em mente que a função includes() diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 690 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

// vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros
List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9];
Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

void main(){
  // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros
  List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9];
    
  // vamos mostrar o vetor na ordem original
  print("Vetor na ordem original:\n");
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    stdout.write("${valores[i]}   ");
  }
    
  // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  // o primeiro elemento do vetor
  int j = 0;
    
  // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  // incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    // encontramos um valor que não é 0
    if(valores[i] != 0){
      // fazemos a troca entre os elementos nos índices
      // i e j
      int temp = valores[i];
      valores[i] = valores[j];
      valores[j] = temp;
      // e avançamos o j para o elemento seguinte
      j++;
    }
  }
    
  // agora mostramos o resultado
  print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n");
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    stdout.write("${valores[i]}   ");
  }
}

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções)

Como agrupar dados de duas ou mais tabelas no MySQL usando LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN)

Quantidade de visualizações: 14750 vezes
A junção LEFT JOIN (ou LEFT OUTER JOIN) do MySQL é usada quando queremos agrupar dados de duas ou mais tabelas e exibir todos os registros da tabela à esquerda, mesmo que não haja correspondências (match) de registros na tabela à direita.

Vamos ver um exemplo? Considere duas tabelas: jogadores e times. Um jogador pode jogar em nenhum (zero) ou um time e um time pode conter zero ou mais jogadores. Aqui a cardinalidade é de 1 x N. Comece criando a tabela de times:

Comando DDL CREATE TABLE para a tabela times:

CREATE TABLE times(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR(45) NOT NULL,
  PRIMARY KEY(id)
)
ENGINE = InnoDB;

Vá em frente e insira alguns times nesta tabela. Vamos agora criar a tabela de jogadores:

Comando DDL CREATE TABLE para a tabela jogadores:

CREATE TABLE jogadores(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR(45) NOT NULL,
  id_time INTEGER UNSIGNED,
  PRIMARY KEY(id),
  CONSTRAINT fk_jogadores_times FOREIGN KEY fk_jogadores_times(id_time)
    REFERENCES times(id) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT
)
ENGINE = InnoDB;

Note que o campo id_time da tabela jogador aceita NULL, ou seja, como é possível haver jogadores sem times, devemos ser capazes de cadastrar os jogadores e só mais adiante definir o time a qual ele pertencerá. Veja:

INSERT INTO jogadores VALUES(NULL, 'JORGINHO', NULL);

Vá em frente e cadastre alguns jogadores (sem relacioná-los com algum time). Finalizado alguns cadastros de jogadores e times, use a instrução UPDATE para relacionar alguns jogadores com seus respectivos times (deixe alguns jogadores sem time). Veja um exemplo:

UPDATE jogadores SET id_time = 3 WHERE id = 2;

E aqui já podemos ver um exemplo da junção LEFT JOIN. Nossa tarefa é listar o id, nome do jogador e nome do time a qual ele pertence. Mas, queremos também incluir na listagem os jogadores que ainda não possuem times (o valor do campo id_time ainda é NULL). Veja:

SELECT j.id, j.nome, t.nome FROM jogadores j LEFT JOIN times t
ON j.id_time = t.id;

id     jogador           time
1      ROBERTO CARLOS    ?
2      JORGINHO          CRUZEIRO
3      GUSTAVO BORGES    ?
4      MARCOS            ?

Note que o conjunto de dados retornados inclui todos os jogadores, incluindo aqueles para os quais nenhum time foi definido ainda.


Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar a classe GregorianCalendar do Java em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 13673 vezes
[Baseado na documentação Java] - A classe GregorianCalendar (do pacote java.util) é uma classe concreta derivada de Calendar que fornece o sistema de calendário padrão usado em praticamente todos os países. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.Calendar
    java.util.GregorianCalendar


As interfaces implementadas por esta classe são Serializable, Cloneable e Comparable<Calendar>.[br][br]

A classe GregorianCalendar é um calendário híbrido que suporta tanto o sistema de calendário juliano (Julian) quanto o gregoriano (Gregorian), com suporte para uma única descontinuidade, a qual corresponde por padrão à data gregoriana quando o calendário gregoriano foi instituido (15 de outubro de 1582 em alguns países, mais tarde em outros). Esta data pode ser alterada por meio de uma chamada ao método setGregorianChange().

Veja um trecho de código no qual criamos uma instância da classe GregorianCalendar usando a data e hora atual, o fuso horário (time zone) e localização (locale) padrão:

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Calendar agora = new GregorianCalendar();
    System.out.println(agora.toString());
  } 
}

Observe como instanciamos um objeto da classe GregorianCalendar e o tratamos como um objeto da classe Calendar. Esta forma de referenciar um objeto da classe derivada a partir de uma interface ou superclasse é muito comum em Java.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScript

Quantidade de visualizações: 1654 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código JavaScript que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Desenvolvimento de Games usando HTML5 e JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar a classe Circulo
  class Circulo{
    constructor(xc, yc, raio){
      this.xc = xc; // x do centro
      this.yc = yc; // y do centro
      this.raio = raio; // raio do círculo
    }
  }
  
  // agora vamos declarar a classe Ponto
  class Ponto{
    constructor(x, y){
      this.x = x; // coordenada x
      this.y = y; // coordenada y	
    }
  }
  
  // vamos criar um objeto Circulo
  var c = new Circulo(90, 50, 115);
  // vamos criar um objeto Ponto
  var p = new Ponto(140, 90);
  
  // vamos verificar se o ponto está dentro do
  // círculo
  var dx = p.x - c.xc;
  var dy = p.y - c.yc;
  if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){
    document.writeln("O ponto está dentro do círculo");  
  }
  else{
    document.writeln("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.