C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string C++ usando o método find() e retornar o índice do primeiro caractereQuantidade de visualizações: 10347 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função find() da classe String do C++ para pesquisar parte de uma palavra, frase ou texto. Se a substring for encontrada, o índice do seu primeiro caractere é retornado. Caso contrário o valor npos é retornado. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Gosto de Java e C++"; cout << "A string informada foi: " << frase << endl; // agora vamos checar a existência da substring size_t pos = frase.find("Java"); // a substring foi encontrada? if(pos == string::npos){ cout << "A substring nao foi encontrada." << endl; } else{ cout << "A substring foi encontrada" << " no indice " << pos << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A string informada foi: Gosto de Java e C++ A substring foi encontrada no indice 9 |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de C - Um método recursivo que conta de 10 até 0Quantidade de visualizações: 890 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo em C que conta e exibe os valores de 10 até 0. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: void contar_recursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função recursiva que conta de 10 até 0; void contar_recursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual printf("%d\n", n); // devemos prosseguir com a recursividade? if(n > 0){ // decrementa o valor de n n--; contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva } } int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo // o primeiro valor contar_recursivamente(10); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Angular ::: Dicas & Truques ::: Componentes Angular |
Angular para iniciantes - Como criar o seu primeiro componente Angular usando o Angular CLI - Comando ng generate componentQuantidade de visualizações: 2825 vezes |
Aplicações Angular são construidas em cima de componentes, e estes consistem de: a) Um template HTML que declara o que deve ser renderizado na página. b) Uma classe TypeScript que define o comportamento do componente. c) Um seletor CSS que define com o componente será usado em um template. d) Estilos CSS opcionais aplicados ao template. Todos esses aspectos acima são abordados em mais dicas dessa seção. O importante agora é entendermos como criar o componente e exibí-lo no navegador. Assim, se você ainda não o fez, crie uma nova aplicação Angular usando o Angular CLI. Você pode usar um comando parecido com: c:\estudos_angular>ng new estudos Este comando vai criar uma nova aplicação Angular com o nome estudos dentro da pasta "c:\estudos_angular". Aguarde alguns minutos e verá que o Angular CLI já criou toda a estrutura da aplicação. Para executá-la, dispare os comandos abaixo: c:\estudos_angular>cd estudos c:\estudos_angular\estudos>ng serve --open Quando a aplicação subir, veremos o seguinte resultado: ![]() Você obteve um resultado parecido? Então vamos continuar. Vá até o diretório "C:\estudos_angular\estudos\src\app" e você verá que o Angular CLI já criou para nós um componente com o nome AppComponent por meio dos arquivos app.component.css, app.component.html, app.component.spec.ts e app.component.ts. Agora vamos voltar nossa atenção para o arquivo app.module.ts. Abra ele no seu editor de texto favorito e você verá o seguinte código: import {NgModule} from '@angular/core'; import {BrowserModule} from '@angular/platform-browser'; import {AppComponent} from './app.component'; @NgModule({ declarations: [ AppComponent ], imports: [ BrowserModule ], providers: [], bootstrap: [AppComponent] }) export class AppModule { } Por ora não vamos analisar todo o conteúdo deste arquivo, apenas fique atento ao que vai acontecer com ele depois que criarmos nosso novo componente, o que faremos agora. Abra uma nova janela de terminal, navegue até o diretório raiz da aplicação e dispare o seguinte comando: c:\angular>cd estudos c:\angular\estudos>ng generate component noticia Nesse momento o Angular CLI criou uma pasta noticia com os seguintes arquivos: noticia.component.css noticia.component.html noticia.component.spec.ts noticia.component.ts Agora volte até o arquivo app.module.ts e veja que o Angular CLI o modificou, adicionando o novo componente NoticiaComponent. É importante entender bem o que acontece com este arquivo, pois é ele que indica qual componente será iniciado em primeiro lugar junto com a aplicação Angular. Agora abra o arquivo noticia.component.ts e altere o seu conteúdo para a versão abaixo: import { Component } from '@angular/core'; @Component({ selector: 'app-noticia', templateUrl: './noticia.component.html', styleUrls: ['./noticia.component.css'] }) export class NoticiaComponent{ titulo = `Presidente afirma que o preço da gasolina não sobe mais.`; } Agora vá em noticia.component.html e altere-o para o código abaixo: <div> <h2>Sou o componente Noticia</h2> <h3>{{ titulo }}</h3> </div> Nosso componente está pronto. Vamos fazer uns ajustes no componente que o Angular CLI criou para nós automaticamente. Abra o arquivo app.component.ts e altere o seu conteúdo para: import { Component } from '@angular/core'; @Component({ selector: 'app-root', templateUrl: './app.component.html', styleUrls: ['./app.component.css'] }) export class AppComponent { nome = 'AppComponent'; } Agora vá até o arquivo app.component.html e modifique-o para o código abaixo: <div> <h1>Sou o componente que o Angular CLI criou</h1> <h2>Meu nome é: {{ nome }}</h2> </div> <app-noticia></app-noticia> Veja que coloquei o componente <app-noticia></app-noticia> dentro do componente principal. Agora, se você reiniciar a aplicação (é provável que as mudanças já estejam aparecendo no seu navegador) você verá o resultado abaixo: ![]() Obteve resultado parecido? Que maravilha! Agora, para terminar esta dica, abra o arquivo noticia.component.css e vamos adicionar os estilos CSS abaixo: h2 {color: red} div {border: 1px solid green; padding: 10px} Veja a aplicação novamente e note como o componente Noticia já contém uma formatação diferente. Agora é só criar vários componentes, agrupá-los, aplicar formatações CSS, imagens, etc, e contruir uma aplicação realmente interessante. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em C# - Como obter a data atual no formato curto usando C#Quantidade de visualizações: 333 vezes |
Nesta dica mostrarei como obter a data atual usando a propriedade Now da classe DateTime e exibí-la no formato curto, ou seja, DD/MM/AAAA. Veja o código C# completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { // data atual no formato curto DateTime hoje = DateTime.Now; System.Console.WriteLine("A data hoje é: {0:d}", hoje); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A data hoje é: 23/03/2021 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar uma string em letras minúsculas em PHP usando a função strtolower()Quantidade de visualizações: 8 vezes |
A função strtolower() do PHP pode ser usada quando queremos converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas. Veja um exemplo de seu uso: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "PHP? Eu gosto de PHP"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: PHP? Eu gosto de PHP Em letras minúsculas: php? eu gosto de php Ao executar este código no PHP 8, Windows 10 e codificação do arquivo em ANSI, o resultado da função strtolower() é o esperado, mas somente sem usar acentos e caracteres especiais. Veja: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Ao executarmos o código novamente nós teremos a seguinte saída: A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO Em letras minúsculas: java? nÃo! É de php que eu gosto Note que as letras acentuadas não foram convertidas para letras minúsculas. Isso aconteceu porque os caracteres acentuados são tratados como caracteres de múltiplos bytes, ou seja, multi-byte chars. A saída, nesse caso, e no PHP 8 (e acredito mais recentes), é usar a função mb_strtolower(). Veja: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = mb_strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Execute o código novamente e verá que o resultado agora está correto: A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO Em letras minúsculas: java? não! é de php que eu gosto Agora você já sabe o primeiro passo para resolver problemas de acentuação no PHP. Bons estudos. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 16578 vezes |
Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades. Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button: private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){ MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!"); } A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc. Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário: private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){ if(e.Button == MouseButtons.Left){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!"); } else if(e.Button == MouseButtons.Right){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!"); } else if (e.Button == MouseButtons.Middle){ MessageBox.Show("Fui clicado com o botão do meio!"); } else{ MessageBox.Show("O que está acontecendo?"); } } Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs: a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle. b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle. c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs: a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle. b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento). c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle. d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle. e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse. Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos. |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial C# - Como usar o laço while (enquanto) da linguagem C#Quantidade de visualizações: 13432 vezes |
O laço while (enquanto) é usado quando queremos repetir uma instrução ou bloco de instruções ENQUANTO uma condição for satisfatória. Veja um exemplo:static void Main(string[] args){ int valor = 1; while(valor <= 10){ Console.WriteLine("{0}", valor); valor++; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Este trecho de código conta de 1 até 10. Veja que antes de cada iteração do laço nós testamos se o valor da variável de controle é menor ou igual a 10. A iteração acontece somente se esta condição for satisfeita, o que nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (o que aconteceria se a condição fosse falsa já na entrada). Note ainda que dentro de cada iteração nós incrementamos o valor da variável de controle. Isso é feito para que o laço não seja executado infinitamente. Veja um outro exemplo de laço while, desta vez simulando um menu de opções: static void Main(string[] args){ // variável que registra a opção do usuário int opcao; // lê a opção Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" + " (-1 para sair): "); // laço while que mostra as opções do menu enquanto // o valor -1 não for informado while((opcao = int.Parse(Console.ReadLine())) != -1){ switch(opcao){ case 1: Console.WriteLine("Executando a opção 1"); break; case 2: Console.WriteLine("Executando a opção 2"); break; case 3: Console.WriteLine("Executando a opção 3"); break; default: Console.WriteLine("Opção incorreta"); break; } // mostra o texto das opções novamente Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" + " (-1 para sair): "); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Se você é realmente iniciante em C#, notará que este exemplo é um pouco mais elaborado. Desta forma, estude-o atentamente. É uma técnica muito útil quando estamos escrevendo programas console, uma vez que a maioria deles possui um menu de opções. |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 2463 vezes |
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja: // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja: function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } E aqui está o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } </script> </body> </html> Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector |
Como copiar todos os elementos de um Vector Java para um arrayQuantidade de visualizações: 8084 vezes |
Muitas vezes precisamos obter um array a partir de um Vector. Isso pode ser feito usando-se o método copyInto(). Veja sua assinatura:public void copyInto(Object[] anArray) Veja que os elementos do Vector são copiados para as mesmas posições no array. Assim, precisamos ficar atentos. Aqui podemos ter três exceções: NullPointerException (se o array fornecido como argumento for null), IndexOutOfBoundsException (se o array fornecido não for grande o suficiente para acomodar todos os elementos do array) e ArrayStoreException (se o tipo dos elementos do Vector não for de um tipo que pode ser armazenado no array fornecido como argumento). O trecho de código abaixo mostra como copiar todos os elementos de um Vector de String para um array de String: package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria o Vector Vector<String> nomes = new Vector<String>(); // adiciona itens ao Vector nomes.addElement("Osmar"); nomes.addElement("Marcos"); nomes.addElement("Ingrid"); // Cria o array String[] arrayNomes = new String[3]; // copia os elementos do Vector para o array nomes.copyInto(arrayNomes); // Exibe o conteúdo do array for(int i = 0; i < arrayNomes.length; i++){ System.out.println(arrayNomes[i]); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Osmar Marcos Ingrid |
Python ::: Flask Micro Framework ::: Rotas e Roteamento |
Como criar rotas em suas aplicações Flask usando o decorador @app.route() - Tutorial Flask para iniciantesQuantidade de visualizações: 1759 vezes |
Aplicações web modernas usam uma técnica chamada roteamento nomeado, ou, na linguagem do pessoal do SEO, URLs amigáveis. Isso quer dizer que, em vez de termos URLS do tipo /livro.php?id_livro=39 nós temos /livro/39. Neste modelo de roteamento, livro é o nome de uma função Python que será chamada quando o usuário acessar este endereço, e 39 será o argumento passado para o método. Em Flask, as URLs são associadas às funções Python por meio do decorador @app.route(). Veja uma aplicação Flask completa que possui um método index() que é chamado quando o usuário acessa a raiz da aplicação: # vamos importar a biblioteca Flask from flask import Flask # função principal do programa def main(): # vamos criar a aplicação Flask app = Flask(__name__) # definimos a rota para a função index() @app.route("/") def index(): return "Este é o método index()" # e iniciamos a aplicação web na porta 5000 app.run(port=5000, debug=True) if __name__== "__main__": main() Note que a nossa aplicação Flask estará disponível na porta 5000. Assim, ao acessar o endereço http://127.0.0.1:5000 nós teremos o seguinte resultado: Este é o método index() Veja agora como criar uma URL /listar_usuarios e associá-la a uma função listar_usuarios(): # vamos importar a biblioteca Flask from flask import Flask # função principal do programa def main(): # vamos criar a aplicação Flask app = Flask(__name__) # definimos a rota para a função index() @app.route("/") def index(): return "Este é o método index()" # definimos a rota para a função listar_usuarios() @app.route("/listar_usuarios") def listar_usuarios(): return "Este é o método para listar os usuários" # e iniciamos a aplicação web na porta 5000 app.run(port=5000, debug=True) if __name__== "__main__": main() Agora, experimente acessar o endereço http://127.0.0.1:5000/listar_usuarios e veja o resultado. Se tudo estiver correto, você verá o seguinte resultado: Este é o método para listar os usuários Em mais dicas desta seção você verá como criar URLs com parâmetros e passá-los para suas funções Python. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Revit Python Shell - Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell JavaScript - JavaScript para Trigonometria - Como converter radianos em graus na linguagem JavaScript |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Java - Como remover itens repetidos de uma ArrayList usando um objeto da classe LinkedHashSet do Java JavaScript - Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto Array |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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