AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: AngularJS Services (Serviços AngularJS) |
Aprenda a ler dados de um servidor remoto usando o serviço $http do AngularJSQuantidade de visualizações: 1557 vezes |
O serviço $http do AngularJS pode ser usado quando precisamos ler informações vindas de um servidor remoto. Esta comunicação é feita por meio do objeto XMLHttpRequest ou via JSONP. A funcionalidade deste serviço é semelhante às requisições AJAX do jQuery. Vamos ver um exemplo no qual enviamos dois números para uma página PHP e ela nos retorna a soma destes números como uma resposta JSON. Primeiro veja o código PHP que gera o JSON: <?php header("Cache-Control: no-cache, must-revalidate"); header("Expires: Mon, 26 Jul 1997 05:00:00 GMT"); header('Content-type: application/json'); $numero1 = $_GET["numero1"]; $numero2 = $_GET["numero2"]; $soma = $numero1 + $numero2; // vamos gerar o JSON com a soma $res = json_encode(array("soma" => $soma)); // vamos retornar o JSON para a página que chamou esta echo $res; ?> Salve este código como somar.php e experimente chamá-la no seu navegador fornecendo os dois valores a serem somados. Veja: http://localhost/somar.php?numero1=37&numero2=3 Se tudo correr bem, o seguinte resultado será exibido: {"soma":40} Aqui eu usei PHP no servidor remoto, mas você pode usar Java, Perl, Node.js, ASP.NET, etc, desde que o retorno seja JSON. Agora vamos à aplicação AngularJS. Veja o código completo: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Cadastro de Alunos AngularJS</title> <script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js"> </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar uma nova aplicação var app = angular.module('MinhaApp', []); // vamos criar o controller HttpTesteController app.controller('HttpTesteController', function($scope, $http){ // vamos fazer a conexão remota $http.get("http://localhost/somar.php?numero1=37&numero2=3") .then(function(response){ $scope.resultado = response.data.soma; } ); }); </script> <div ng-app="MinhaApp" ng-controller="HttpTesteController"> <h1>A soma dos valores é: {{resultado}}</h1> </div> </body> </html> Abra esta página no seu navegador web. Você deverá ver um resultado parecido com: A soma dos valores é: 40 Note que usamos o método get() do serviço $http para fazer uma requisição GET para a página PHP. Em dicas dessa seção mostro como fazer requisições POST e também tratar os possíveis erros que podem ocorrer nesta operação. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 885 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg: algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ch: caractere codigo: inteiro inicio // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação escreva("Informe um caractere: ") leia(ch) // agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo <- Asc(ch) // e mostramos o resultado escreval("Você informou o caractere: ", ch) escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo) fimalgoritmo O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como definir o conteúdo de um TEdit do Delphi em tempo de execução usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_SETTEXTQuantidade de visualizações: 11421 vezes |
Embora o Delphi já nos forneça as ferramentas necessárias para definir o conteúdo de um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_SETTEXT. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura em C/C++: LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam ); No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal: // Protótipo {$EXTERNALSYM SendMessage} function SendMessage(hWnd: HWND; Msg: UINT; wParam: WPARAM; lParam: LPARAM): LRESULT; stdcall; // Implementação function SendMessage; external user32 name 'SendMessageW'; Note que precisamos de um HWND (Handle) para a caixa de texto. Feito isso só precisamos enviar a mensagem WM_SETTEXT juntamente com o conteúdo a ser exibido no controle. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var texto: String; begin // conteúdo a ser definido para a caixa de texto texto := 'Veja isso'; // vamos definir o conteúdo usando a função SendMessage // fornecendo a mensagem WM_SETTEXT SendMessage(Edit1.Handle, WM_SETTEXT, 0, Integer(PChar(texto))); end; Veja que o parâmetro wParam da função SendMessage não é usado quando a mensagem é WM_SETTEXT. Desta forma só precisamos fornecer o valor 0. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Java - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 9896 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa Java que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar os três números inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o terceiro número: "); int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o primeiro número é o maior? if((num1 > num2) && (num1 > num3)){ System.out.println("O primeiro número é o maior"); } // o segundo número é o maior? else if((num2 > num1) && (num2 > num3)){ System.out.println("O segundo número é o maior"); } // o terceiro número é o maior? else if((num3 > num1) && (num3 > num2)){ System.out.println("O terceiro número é o maior"); } // os número não são diferentes else{ System.out.println("Os três números não são diferentes"); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Usando um laço for para contar de 0 até 10 e somar todos os valoresQuantidade de visualizações: 14822 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço for para contar de 0 até 10 e somar todos estes valores, ou seja, 0 + 1 + 2 + 3 + etc. Como resultado seu programa deverá exibir o valor 55. Resposta/Solução: A primeira providência para a realização deste exercício é declarar uma variável soma do tipo int e atribuir a ela o valor inicial 0: // variável int que gardará a soma dos valores int soma = 0; Em seguida faremos um laço for repetir de 0 até 10 e, a cada repetição, nós obtemos o valor da variável de controle e a somamos ao valor atual da variável soma. Veja: public static void main(String[] args){ // laço for que conta de 0 até 10 e soma todos os valores // variável int que gardará a soma dos valores int soma = 0; for(int i = 0; i <= 10; i++){ // vamos somar mais este valor soma = soma + i; // poderia também ser // soma += i; } // vamos exibir a soma dos valores System.out.println("A soma dos valores de 0 a 10 é: " + soma); } |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring no final de uma string usando a função AnsiRightStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 13301 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring no final de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiRightStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase, substring: string; begin frase := 'Programar em Delphi é muito bom'; // vamos obter a substring "bom" substring := AnsiRightStr(frase, 3); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado: ' + substring); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de LISP - Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovadoQuantidade de visualizações: 500 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa LISP ou Common Lisp que leia duas notas (como double ou float), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras: 1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado"; 2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame"; 3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado". Sua saída deverá ser parecida com: Informe a primeira nota: 8 Informe a segunda nota: 7.4 A média obtida foi: 7.7 Aprovado Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp (a padronização da linguagem LISP): ; Algoritmo LISP para calcular a média de um aluno ; variáveis que vamos usar no programa (let ((n1)(n2)(media)) ; vamos solicitar as duas notas do aluno (princ "Informe a primeira nota: ") (force-output) (setq n1 (read)) (princ "Informe a segunda nota: ") (force-output) (setq n2 (read)) ; vamos calcular a média aritmética (setq media (/ (+ n1 n2) 2)) (format t "A média obtida foi ~F" media) ; vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado (cond ((< media 4.0) ; reprovado (format t "~%Reprovado")) ((and (>= media 4.0)(< media 7.0)) ; exame (format t "~%Exame")) (t (format t "~%Aprovado")) ) ) |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como abrir outros formulários de sua aplicação C# Windows Forms a partir do formulário principalQuantidade de visualizações: 32990 vezes |
Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes de meus visitantes. Sendo assim, vou detalhar passo-a-passo como você poderá abrir outros formulários a partir do formulário principal da aplicação. Assumindo que você já tenha criado o formulário principal, siga estes passos para criar um novo formulário (Visual C# 2005 ou 2008): a) Vá no menu Project -> Add Windows Form. O novo Form já aparecerá selecionado. Dê um nome a ele, por exemplo, "NovoForm.cs" e clique o botão Add; b) Coloque os controles que desejar no novo formulário e salve tudo; c) Volte no formulário principal e adicione o código abaixo no evento Click de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos criar o novo formulário e exibí-lo NovoForm nf = new NovoForm(); nf.Show(); } Execute e veja o resultado. Note, contudo, que se clicarmos no formulário principal com o segundo formulário ainda aberto, veremos que o primeiro sobrepõe o segundo. Isso acontece porque abrimos o novo formulário como não modal. Em algumas aplicações este pode não ser o comportamento esperado. Continue seguindo minhas dicas para aprender a diferença entre formulários modais e não modais em Windows Forms e C#. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como acessar variáveis globais a partir de seus métodos PythonQuantidade de visualizações: 12872 vezes |
Por padrão, nossos próprios métodos e funções em Python não enxergam as variáveis definidas fora do seu escopo, e quando o fazem, é somente para leitura, já que alterações nas variáveis fora do escopo fazem com que o interpretar crie versões locais dessas variáveis. Uma solução é usar a palavra-chave "global" antes do nome da varíável que queremos acessar. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo: # uma variável global nome = "Carlos" # um método que acessa a variável global def metodo(): global nome nome = "Osmar J. Silva" # função principal do programa def main(): # chama o método metodo() # mostra o resultado print("Valor alterado para:", nome) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Valor alterado para: Osmar J. Silva |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com JavaQuantidade de visualizações: 919 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Java, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Java que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; public Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; public Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } // classe principal da aplicação public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar um objeto Circulo Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo double dx = p.x - c.xc; double dy = p.y - c.yc; if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){ System.out.println("O ponto está dentro do círculo"); } else{ System.out.println("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
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