AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: AngularJS Services (Serviços AngularJS)

Aprenda a ler dados de um servidor remoto usando o serviço $http do AngularJS

Quantidade de visualizações: 1557 vezes
O serviço $http do AngularJS pode ser usado quando precisamos ler informações vindas de um servidor remoto. Esta comunicação é feita por meio do objeto XMLHttpRequest ou via JSONP. A funcionalidade deste serviço é semelhante às requisições AJAX do jQuery.

Vamos ver um exemplo no qual enviamos dois números para uma página PHP e ela nos retorna a soma destes números como uma resposta JSON.

Primeiro veja o código PHP que gera o JSON:

<?php
  header("Cache-Control: no-cache, must-revalidate");
  header("Expires: Mon, 26 Jul 1997 05:00:00 GMT");
  header('Content-type: application/json');
   
  $numero1 = $_GET["numero1"];
  $numero2 = $_GET["numero2"];
  $soma = $numero1 + $numero2; 
   
  // vamos gerar o JSON com a soma
  $res = json_encode(array("soma" => $soma));
   
  // vamos retornar o JSON para a página que chamou esta
  echo $res;
?>

Salve este código como somar.php e experimente chamá-la no seu navegador fornecendo os dois valores a serem somados. Veja:

http://localhost/somar.php?numero1=37&numero2=3

Se tudo correr bem, o seguinte resultado será exibido:

{"soma":40}

Aqui eu usei PHP no servidor remoto, mas você pode usar Java, Perl, Node.js, ASP.NET, etc, desde que o retorno seja JSON. Agora vamos à aplicação AngularJS. Veja o código completo:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Alunos AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('MinhaApp', []);
      
  // vamos criar o controller HttpTesteController  
  app.controller('HttpTesteController', function($scope, $http){
    // vamos fazer a conexão remota
    $http.get("http://localhost/somar.php?numero1=37&numero2=3")
      .then(function(response){
         $scope.resultado = response.data.soma;
      }
    ); 
  });
</script>
 
<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="HttpTesteController">
  <h1>A soma dos valores é: {{resultado}}</h1>
</div>

</body>
</html>

Abra esta página no seu navegador web. Você deverá ver um resultado parecido com:

A soma dos valores é: 40

Note que usamos o método get() do serviço $http para fazer uma requisição GET para a página PHP. Em dicas dessa seção mostro como fazer requisições POST e também tratar os possíveis erros que podem ocorrer nesta operação.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 885 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit

Como definir o conteúdo de um TEdit do Delphi em tempo de execução usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_SETTEXT

Quantidade de visualizações: 11421 vezes
Embora o Delphi já nos forneça as ferramentas necessárias para definir o conteúdo de um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_SETTEXT.

A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura em C/C++:

LRESULT SendMessage(          
  HWND hWnd,
  UINT Msg,
  WPARAM wParam,
  LPARAM lParam
);

No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal:

// Protótipo
{$EXTERNALSYM SendMessage}
function SendMessage(hWnd: HWND; Msg: UINT; wParam: WPARAM; 
  lParam: LPARAM): LRESULT; stdcall;

// Implementação
function SendMessage; external user32 name 'SendMessageW';

Note que precisamos de um HWND (Handle) para a caixa de texto. Feito isso só precisamos enviar a mensagem WM_SETTEXT juntamente com o conteúdo a ser exibido no controle. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  texto: String;
begin
  // conteúdo a ser definido para a caixa de texto
  texto := 'Veja isso';

  // vamos definir o conteúdo usando a função SendMessage
  // fornecendo a mensagem WM_SETTEXT
  SendMessage(Edit1.Handle, WM_SETTEXT, 0, Integer(PChar(texto)));
end;

Veja que o parâmetro wParam da função SendMessage não é usado quando a mensagem é WM_SETTEXT. Desta forma só precisamos fornecer o valor 0.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Java - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior

Quantidade de visualizações: 9896 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um programa Java que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar os três números inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o terceiro número: ");
    int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o primeiro número é o maior?
    if((num1 > num2) && (num1 > num3)){
      System.out.println("O primeiro número é o maior");
    }
    // o segundo número é o maior?
    else if((num2 > num1) && (num2 > num3)){
      System.out.println("O segundo número é o maior");
    }
    // o terceiro número é o maior?
    else if((num3 > num1) && (num3 > num2)){
      System.out.println("O terceiro número é o maior");
    }
    // os número não são diferentes
    else{
      System.out.println("Os três números não são diferentes");
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Usando um laço for para contar de 0 até 10 e somar todos os valores

Quantidade de visualizações: 14822 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço for para contar de 0 até 10 e somar todos estes valores, ou seja, 0 + 1 + 2 + 3 + etc. Como resultado seu programa deverá exibir o valor 55.

Resposta/Solução:

A primeira providência para a realização deste exercício é declarar uma variável soma do tipo int e atribuir a ela o valor inicial 0:

// variável int que gardará a soma dos valores
int soma = 0;

Em seguida faremos um laço for repetir de 0 até 10 e, a cada repetição, nós obtemos o valor da variável de controle e a somamos ao valor atual da variável soma. Veja:

public static void main(String[] args){
  // laço for que conta de 0 até 10 e soma todos os valores
  
  // variável int que gardará a soma dos valores
  int soma = 0;  
    
  for(int i = 0; i <= 10; i++){
    // vamos somar mais este valor
    soma = soma + i;

    // poderia também ser
    // soma += i;
  }

  // vamos exibir a soma dos valores
  System.out.println("A soma dos valores de 0 a 10 é: " + soma);
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como obter uma substring no final de uma string usando a função AnsiRightStr() do Delphi

Quantidade de visualizações: 13301 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma substring no final de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiRightStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase, substring: string;
begin
  frase := 'Programar em Delphi é muito bom';

  // vamos obter a substring "bom"
  substring := AnsiRightStr(frase, 3);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Resultado: ' + substring);
end;

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de LISP - Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovado

Quantidade de visualizações: 500 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa LISP ou Common Lisp que leia duas notas (como double ou float), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras:

1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado";
2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame";
3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado".

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a primeira nota: 8
Informe a segunda nota: 7.4
A média obtida foi: 7.7
Aprovado
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp (a padronização da linguagem LISP):

; Algoritmo LISP para calcular a média de um aluno

; variáveis que vamos usar no programa
(let ((n1)(n2)(media))
  ; vamos solicitar as duas notas do aluno
  (princ "Informe a primeira nota: ")
  (force-output)
  (setq n1 (read))
  (princ "Informe a segunda nota: ")
  (force-output)
  (setq n2 (read))

  ; vamos calcular a média aritmética
  (setq media (/ (+ n1 n2) 2))
  (format t "A média obtida foi ~F" media)

  ; vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado
  (cond 
    ((< media 4.0) ; reprovado
      (format t "~%Reprovado"))
    ((and (>= media 4.0)(< media 7.0)) ; exame
      (format t "~%Exame"))  
    (t (format t "~%Aprovado"))
  )  
)



C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas

Como abrir outros formulários de sua aplicação C# Windows Forms a partir do formulário principal

Quantidade de visualizações: 32990 vezes
Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes de meus visitantes. Sendo assim, vou detalhar passo-a-passo como você poderá abrir outros formulários a partir do formulário principal da aplicação.

Assumindo que você já tenha criado o formulário principal, siga estes passos para criar um novo formulário (Visual C# 2005 ou 2008):

a) Vá no menu Project -> Add Windows Form. O novo Form já aparecerá selecionado. Dê um nome a ele, por exemplo, "NovoForm.cs" e clique o botão Add;

b) Coloque os controles que desejar no novo formulário e salve tudo;

c) Volte no formulário principal e adicione o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos criar o novo formulário e exibí-lo
  NovoForm nf = new NovoForm();
  nf.Show();
}

Execute e veja o resultado. Note, contudo, que se clicarmos no formulário principal com o segundo formulário ainda aberto, veremos que o primeiro sobrepõe o segundo. Isso acontece porque abrimos o novo formulário como não modal. Em algumas aplicações este pode não ser o comportamento esperado. Continue seguindo minhas dicas para aprender a diferença entre formulários modais e não modais em Windows Forms e C#.


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como acessar variáveis globais a partir de seus métodos Python

Quantidade de visualizações: 12872 vezes
Por padrão, nossos próprios métodos e funções em Python não enxergam as variáveis definidas fora do seu escopo, e quando o fazem, é somente para leitura, já que alterações nas variáveis fora do escopo fazem com que o interpretar crie versões locais dessas variáveis.

Uma solução é usar a palavra-chave "global" antes do nome da varíável que queremos acessar. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo:

# uma variável global
nome = "Carlos"

# um método que acessa a variável global
def metodo():
  global nome
  nome = "Osmar J. Silva"

# função principal do programa
def main():
  # chama o método
  metodo()
 
  # mostra o resultado
  print("Valor alterado para:", nome)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Valor alterado para: Osmar J. Silva


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com Java

Quantidade de visualizações: 919 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Java, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Java que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

// vamos declarar a classe Circulo
class Circulo{
  double xc;
  double yc;
  double raio;
  
  public Circulo(double xc, double yc, double raio){
    this.xc = xc; // x do centro
    this.yc = yc; // y do centro
    this.raio = raio; // raio do círculo
  }
}
  
// agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto{
  double x;
  double y;
  
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x; // coordenada x
    this.y = y; // coordenada y	
  }
}

// classe principal da aplicação
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar um objeto Circulo
    Circulo c = new Circulo(205, 166, 115);
    // vamos criar um objeto Ponto
    Ponto p = new Ponto(140, 90);
  
    // vamos verificar se o ponto está dentro do
    // círculo
    double dx = p.x - c.xc;
    double dy = p.y - c.yc;
    if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){
      System.out.println("O ponto está dentro do círculo");  
    }
    else{
      System.out.println("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.

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