Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação orientada a objetos em Java - Como criar e usar interfaces em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 11811 vezes |
Muitos estudantes de Java torcem o nariz quando nós, professores e instrutores, tocamos no assunto de interfaces. Definitivamente este não é um tópico fácil de entender ao primeiro contato. Comecemos com uma analogia simples. É sabido que é cada vez maior o número de softwares sendo desenvolvidos em equipes, ou seja, o projeto do software é desmembrado e suas funcionalidades são implementadas por grupos diferentes de programadores. Quando estamos desenvolvendo software em grupos de programadores, é comum desenvolvermos partes que dependem do trabalho de um outro grupo. E, nem sempre podemos esperar que uma parte da qual dependemos fique pronta para só então progredirmos. Para isso, um contrato entre os grupos de programadores é firmado. E este contrato é o que chamamos de interface. Suponhamos que em um determinado momento meu grupo está desenvolvendo código que depende da parte de impressão, sendo desenvolvida por outro grupo. Todos se reúnem e decidimos quais funcionalidades a classe de impressão terá e quais métodos públicos serão disponibilizados. Feito isso, uma interface contendo a assinatura destes métodos é disponibilizada para todos e o desenvolvimento continua. Mais tarde, quando a classe de impressão estiver sendo desenvolvida, ela poderá implementar a interface anteriormente disponibilizada e tudo está resolvido. Sendo assim, uma interface na linguagem de programação Java é um tipo referência, similar a uma classe. A diferença é que uma interface pode conter apenas constantes e assinaturas e métodos. Não há a implementação dos corpos dos métodos. Além disso, interfaces não podem ser instanciadas usando new. Veja o que acontece quando tentamos fazer isso (lembre-se de que List é interface): import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da interface List List lista = new List(); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:6: java.util.List is abstract; cannot be instantiated List lista = new List(); ^ 1 error Interfaces devem ser implementadas por classes ou extendidas por outras interfaces. Agora, um detalhe interessante. Se você verificar a API do Java, verá que a interface List é implementada pelas classes AbstractList, ArrayList, LinkedList e Vector. Desta forma, o código anterior pode ser modificado para: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da interface List List lista = new ArrayList(); } } Este código compila normalmente e fortalece nossa discussão a respeito da interface de impressão. O sistema inteiro pode fazer referências a uma interface e, para que ele funcione da forma esperada, só precisamos fornecer a classe que implementa a interface no momento de instanciar os objetos. Isso demonstra que o nome de uma interface pode ser usado em qualquer lugar no qual um tipo da classe que a implementa seja necessário. Vamos ver agora como criar uma interface chamada Pessoa. Veja: public interface Pessoa{ public void setNome(String nome); public String getNome(); } Salve esta interface como Pessoa.java e a compile. Pronto! Esta interface já pode ser usada no sistema, contanto que todos do grupo tenham concordado com as assinaturas dos métodos. Agora observe uma classe Cliente que implementa esta interface: public class Cliente implements Pessoa{ private String nome; private int idade; public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } public String getNome(){ return this.nome; } } Salve este código como Cliente.java e o compile. O primeiro detalhe a observar é o uso da palavra-chave implements para mostrar que a classe implementa a interface Pessoa. Note também que a classe fornece implementação para todos os métodos da interface. Não seguir esta regra geraria o seguinte erro de compilação: Cliente.java:1: Cliente is not abstract and does not override abstract method getNome() in Pessoa public class Cliente implements Pessoa{ ^ 1 error Em resumo, uma interface define um protocolo de comunicação entre dois objetos e pode conter, além das assinaturas dos métodos, constantes. Neste caso todas estas constantes serão implicitamente public, static e final. Mesmo que estes modificadores sejam omitidos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como contar de 10 até 0 usando recursividade em Java - Funções recursivas em JavaQuantidade de visualizações: 6438 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo em Java que conta e exibe os valores de 10 até 0. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static void contarRecursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package exercicio; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // efetua uma chamada ao método recursivo // fornecendo o primeiro valor contarRecursivamente(10); } // método recursivo que conta de 10 até 0; public static void contarRecursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual System.out.print(n + " "); // devemos prosseguir com a recursividade? if(n > 0){ // decrementa o valor de n n--; // e faz uma nova chamada recursiva contarRecursivamente(n); } } } |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo fixa para suas páginas HTML em CSS usando as propriedades background-image, background-repeat e background-attachmentQuantidade de visualizações: 11278 vezes |
Nesta dica mostrarei como combinar as propriedades CSS background-image, background-repeat e background-attachment para definir uma imagem de fundo fixa para a página. Dessa forma, a imagem não será repetida e e permanecerá fixa no fundo da página, ou seja, não vai rolar com o restante do conteúdo. Veja como o exemplo ficará na imagem abaixo (é claro que sua imagem de fundo será diferente): ![]() Veja o código HTML completo para o exemplo, incluindo as definições de estilo CSS: <head> <title>Estudando CSS</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> <style type="text/css"> body {background-image: url(fundo.jpg); background-repeat: no-repeat; background-attachment: fixed} </style> </head> <body> </body> </html> |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1291 vezes |
Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem Dart você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Veja a resolução comentada deste exercício em Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema int linhas, estrelas, espacos; // vamos pedir a quantidade de linhas stdout.write("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário linhas = int.parse(stdin.readLineSync()); estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) // se linhas for igual a 5 nós começamos com 4 espaços espacos = linhas - 1; // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(int j = 1; j <= espacos; j++){ stdout.write(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){ stdout.write("*"); } // passamos para a próxima linha stdout.write("\n"); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de uma substring em uma string em C usando uma função substring_count() personalizadaQuantidade de visualizações: 10306 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de vezes que uma substring ocorre dentro de uma string. Para isso podemos usar a função personalizada substring_count(). Esta função recebe a string e a substring que desejamos pesquisar e retorna um inteiro contendo a quantidade de vezes que a substring foi encontrada. Veja o código:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // função personalizada que permite contar as // ocorrências de uma substring em uma string int substring_count(const char *str, const char *substring){ int i, j, k, quant = 0; // vamos percorrer todos os caracteres da string for(i = 0; str[i]; i++){ for(j = i, k = 0; str[j] == substring[k]; j++, k++){ if(substring[k + 1] == 0) // fim da comparação quant++; } } return quant; } int main(int argc, char *argv[]){ char frase[] = "Gosto muito de Java, JavaScript e Python"; printf("Ocorrencias encontradas: %d", substring_count(frase, "Java")); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros void na linguagem C - Curso de Linguagem C para iniciantesQuantidade de visualizações: 16756 vezes |
Em dicas desta seção você aprendeu que é possível criar ponteiros para os mais diferentes tipos. Veja:int *ponteiro_int; float *ponteiro_float; double *ponteiro_double; Existe, porém, um tipo de ponteiro que pode ser usado com todos os tipos de dados existentes ou ainda a serem criados. Este tipo é conhecido como void, ou seja, um ponteiro genérico e pode ser declarado da seguinte forma: void *ponteiro; // ponteiro genérico Veja um trecho de código no qual usamos um ponteiro genéríco para apontar para variáveis de diferentes tipos: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 20; float valor2 = 5.23; void *ponteiro; // ponteiro genérico ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro printf("%d\n", *(int *)ponteiro); ponteiro = &valor2; // aponta para um float printf("%0.2f\n", *(float *)ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma observação importante é a necessidade de uma conversão explícita (cast) no momento de desreferenciar um ponteiro genéríco. Neste caso ele precisa ser convertido para o tipo de ponteiro sendo usado no momento. Veja: printf("%d\n", *(int *)ponteiro); A parte (int *)ponteiro converte o ponteiro genérico em um ponteiro do tipo int e o símbolo * externo é usado para desreferenciar. Se essa conversão não for feita teremos um aviso e erro na maioria dos compiladores. Veja: printf("%d\n", *ponteiro); [Warning] dereferencing 'void *' pointer invalid use of void expression Embora essa conversão seja necessária quando estamos desreferenciando um ponteiro genérico, podemos abrir mão dela na atribuição de um ponteiro genérico a um ponteiro de um tipo específico: ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro int *ponteiro_int = ponteiro; printf("%d\n", *ponteiro_int); Para finalizar, saiba que as funções malloc() e calloc() retornam ponteiros void, ou seja, ponteiros genéricos que podem ser atribuídos a ponteiros de qualquer tipos. Neste caso, o ponteiro retornado por estas funções aponta para a primeira posição do bloco de memória requisitada. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Como usar uma thread Java para animar o título de uma janela JFrame do Java SwingQuantidade de visualizações: 11708 vezes |
Nesta dica mostro como podemos usar uma thread para substituir um timer em uma aplicação Swing. Ao executar este código você verá que o texto da barra de títulos da aplicação pisca continuamente enquanto o aplicativo estiver sendo executado. Veja a listagem para o exemplo: import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Uso de threads em aplicações Swing"); // vamos criar a thread que fará o título da janela // piscar continuamente // vamos criar duas threads MinhaThread t1 = new MinhaThread(this); t1.start(); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // classe que usaremos como thread class MinhaThread extends Thread{ private JFrame janela; private String titulo; public MinhaThread(JFrame janela){ this.janela = janela; this.titulo = janela.getTitle(); } public void run(){ try{ while(true){ if(janela.getTitle().equals("")) janela.setTitle(titulo); else janela.setTitle(""); Thread.sleep(300); } } catch(InterruptedException ex){ // precisa fazer nada aqui } } } Um detalhe interessante é que, ao ser colocada para dormir, a thread usada no exemplo permite que as demais threads da aplicação continuem suas execuções normalmente. Isso permite que a janela seja movida, redimensionada, minimizada, etc. Lembre-se sempre de usar o método Thread.yield() caso a thread criada estiver executando alguma ação demorada. Isso evitará que a janela do programa pareça congelada. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++ |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumentoQuantidade de visualizações: 354 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumento e retorna outro Vector contendo apenas as strings que possuem um ou mais números. Se nenhuma das strings recebidas passar no teste, retorne um Vector vazio. Sua saída deverá ser parecida com: Elementos do Vector original: livro mesa7 cami45sa porta Palavras que possuem um ou mais números: mesa7 cami45sa Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; // função que recebe um vetor de strings e retorna // outro vector contendo apenas as strings que possuem // um ou mais números vector<string> possui_numeros(vector<string> palavras) { // para guardar o resultado vector<string> resultado; // vamos percorrer os itens do vector recebido for(string palavra : palavras) { // agora percorremos os caracteres de cada string for(char carac : palavra) { // é um caractere? if(isdigit(carac)) { // adicionamos no segundo vector resultado.push_back(palavra); break; } } } // retorna o vector obtido return resultado; } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar um vector de palavras vector<string> palavras = {"livro", "mesa7", "cami45sa", "porta"}; // vamos mostrar o conteúdo do vector original cout << "Elementos do Vector original:\n"; for (string palavra : palavras) { cout << palavra << " "; } // agora obtemos um vector com as palavras que contenham um ou mais // números vector<string> resultado = possui_numeros(palavras); // e mostramos o resultado cout << "\n\nPalavras que possuem um ou mais números:\n"; for (string palavra : resultado) { cout << palavra << " "; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico |
Exercícios Resolvidos de Lisp - Como multiplicar dois números em Lisp - Escreva um programa em Lisp para ler dois números inteiros informadosQuantidade de visualizações: 1789 vezes |
Exercício Resolvido de Lisp - Como multiplicar dois números em Lisp - Escreva um programa em Lisp para ler dois números inteiros informados Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Common Lisp que solicita ao usuário dois números inteiros e mostre a multiplicação dos dois valores, ou seja, o primeiro valor multiplicado pelo segundo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor: 3 Informe o segundo valor: 7 3 vezes 7 é 21 Veja a resolução completa para o exercício em Common Lisp usando o compilador Steel Bank Common Lisp (SBCL), comentada linha a linha: ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar n1) (defvar n2) (defvar produto) ; Este o programa principal (defun Multiplicacao() ; Vamos ler o primeiro valor (princ "Informe o primeiro valor: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) (setq n1 (read)) ; Vamos ler o segundo valor (princ "Informe o segundo valor: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) (setq n2 (read)) ; Agora vamos efetuar a multiplicação dos ; dois valores informados (setq produto (* n1 n2)) ; E mostramos o resultado (format t "~D vezes ~D é ~D" n1 n2 produto) ) ; Auto-executa a função Multiplicacao() (Multiplicacao) |
C++ ::: C++ para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C++ - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando C++Quantidade de visualizações: 2146 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código C++ que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: #include <string> #include <iostream> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ float x, y, norma; // vamos ler os valores x e y cout << "Informe o valor de x: "; cin >> x; cout << "Informe o valor de y: "; cin >> y; // vamos calcular a norma do vetor norma = sqrt(pow(x, 2) + pow(y, 2)); // mostra o resultado cout << "A norma do vetor é: " << norma; cout << "\n\n"; system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
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