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Como desenhar um triângulo equilátero usando o Turtle do PythonQuantidade de visualizações: 1440 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos desenhar um triângulo equilátero no Turtle. Como sabemos, um triângulo equilátero é um triângulo no qual os três lados possuem a mesma medida. Note como usei a função goto() para definir as coordenadas iniciais do desenho. Veja também o uso das funções penup() e pendown() para interromper e iniciar o desenho. O truque para desenhar o triângulo equilátero é girar 128 graus para a esquerda após as chamadas à função forward(). Veja o código Turtle completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Turtle import turtle # método principal def main(): # vamos criar a tela gráfica tela = turtle.Screen() # vamos definir o título da janela tela.title("Como desenhar triângulos no Turtle") # vamos definir o tamanho da janela tela.setup(600, 450) # vamos criar uma nova tartaruga t = turtle.Turtle() # vamos mover a caneta de desenho para as coordenadas # inicias do desenho t.penup() # interrompe o desenho t.goto(-100, -50) # move a caneta t.pendown() # começa a desenhar # desenha a base de 200 pixels t.forward(200) # gira 128 graus à esquerda t.left(120) # anda 200 pixels para a frente t.forward(200) # gira 128 graus à esquerda t.left(120) # anda 200 pixels para a frente t.forward(200) # e ocultamos o cursor de desenho t.hideturtle() # conclui a tarefa turtle.done() # entramos no loop de eventos tela.mainloop() if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como verificar se Num Lock está ativado no seu teclado usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 8142 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível verificar se Num Lock está ativado no seu teclado. Para isso nós podemos usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt. Veja o exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_NUM_LOCK)){ System.out.println("Num Lock está ativado"); } else{ System.out.println("Num Lock não está ativado"); } System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Num Lock não está ativado |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê três números e os classifica e exibe em ordem crescenteQuantidade de visualizações: 6400 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede ao usuário três números inteiros. Em seguida, ordene os três valores em ordem crescente e os exiba. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor: 7 Informe o segundo valor: 4 Informe o terceiro valor: 6 Os números ordenados em ordem crescente são: 4 6 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir que o usuário informe três números inteiros System.out.print("Informe o primeiro valor: "); int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo valor: "); int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o terceiro valor: "); int num3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o primeiro número é maior que o segundo? vamos trocá-los if(num1 > num2){ int temp = num1; num1 = num2; num2 = temp; } // o segundo número é maior que o terceiro? vamos trocá-los if(num2 > num3){ int temp = num2; num2 = num3; num3 = temp; } // depois da segunda troca o número 1 é novamente maior que o número 2? if(num1 > num2){ int temp = num1; num1 = num2; num2 = temp; } // mostra o resultado System.out.println("Os números ordenados em ordem crescente são: "); System.out.println(num1 + " " + num2 + " " + num3); System.out.println("\n"); } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como usar a função modf() da linguagem C para separar um valor de ponto flutuante em suas partes inteira e fracionáriaQuantidade de visualizações: 7616 vezes |
Em algumas situações precisamos obter as partes inteira e fracionária de um valor de ponto flutuante. Para isso podemos usar a função modf(). Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- double modf(double x, double * intpart); O parâmetro x é o valor de ponto flutuante cujas partes queremos separar e intpart é uma variável do tipo double que receberá a parte inteira do valor. O retorno da função é o valor fracionário. Vamos ver um exemplo? Veja como podemos quebrar o valor 34,27 em suas partes inteira e fracionária: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { double valor = 34.27; // vamos separar o valor em suas partes inteira e fracionária double inteira = 0.0, fracionaria = 0.0; fracionaria = modf(valor, &inteira); // vamos exibir o resultado printf("Parte inteira: %f\n", inteira); printf("Parte fracionaria: %f\n", fracionaria); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Parte inteira: 34.000000 Parte fracionária: 0.270000 |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
PHP para iniciantes - Quais as diferenças entre include e require do PHP?Quantidade de visualizações: 13348 vezes |
A principal diferença entre as diretivas require() e include() do PHP é que, se usarmos require() para incluir um arquivo que não pode ser incluído (talvez o arquivo não exista), um erro fatal será gerado e a execução de código na página será imediatamente suspenso. Um exemplo de tal mensagem de erro é:Warning: require(inexistente.php) [function.require]: failed to open stream: No such file or directory in /public_html/testes.php on line 3 Fatal error: require() [function.require]: Failed opening required 'inexistente.php' (include_path='.:/usr/share/pear') in /public_html/testes.php on line 3 Veja que geralmente recebemos um Warning e depois um Fatal error. Experimente criar o arquivo "inexistente.php" e as mensagens de advertência e erro desaparecerão. Se usarmos include() e o arquivo de inclusão não puder ser localizado, teremos uma advertência mas a execução do código na página não será interrompida: Warning: include(inexistente.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /public_html/testes.php on line 3 Warning: include() [function.include]: Failed opening 'inexistente.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /public_html/testes.php on line 3 O uso de require() ou include() vai depender da situação: require() é melhor empregado para carregar arquivos que são essenciais para o restante da página, por exemplo, se você tiver um site usando banco de dados, então usar require() para incluir o arquivo contendo o login e senha do banco de dados é muito melhor que usar include(). Se usarmos include() nesta situação, poderemos terminar gerando mais erros e advertências que o pretendido. include() deve ser usado quando o arquivo a ser incluído não é essencial para o correto funcionamento da página. Um exemplo disso é quando incluímos um arquivo de topo ou rodapé de páginas. |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Media Queries |
CSS3 - O que são CSS media queries e como usá-las em suas páginas web para criar designs responsivosQuantidade de visualizações: 1293 vezes |
Os desenvolvedores web acostumados com o CSS2 com certeza vão se lembrar das media types e como as usávamos, ou ainda usamos, para definir o tipo de mídia para a qual uma determinada folha de estilo será aplicada. Com media types é possível, por exemplo, oferecer estilos diferentes dependendo se o tipo de mídia for all, screen ou print, ou seja, todos os tipos (all), somente tela (screen), ou impressão (print). O CSS3 trouxe ainda mais comodidade por meio das media queries, que, na verdade, são uma extensão das media types. Com as media queries é possível aplicar uma folha de estilo CSS baseado não somente no tipo de mídia, mas também baseado nas características do navegador web, tais como largura e altura do viewport (a área disponível para exibição dos elementos da página web), a largura e altura do dispositivo, sua orientação e resolução, etc. Veja, por exemplo, como podemos aplicar uma imagem de fundo diferente na página HTML dependendo do tamanho da tela: E aqui o código completo para a página HTML e as definições CSS: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando CSS3</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> <style> /* demais resoluções */ body{ background-image: url("horizontal.jpg"); background-repeat: no-repeat; } /* max-width (largura máxima) */ @media screen and (max-width: 600px) { body{ background-image: url("vertical.jpg"); background-repeat: no-repeat; } } </style> </head> <body> </body> </html> Este exemplo é bem simples, mas dará a você uma idéia de como iniciar hoje o mesmo o uso das media queries em CSS. Note que, se a resolução for no máximo 600px, a página terá como fundo a imagem "vertical.jpg". Se a página for aberta em outras resoluções, a imagem de fundo será "horizontal.jpg". Abra o exemplo no seu navegador e experimente redimensionar a janela. Veja como a imagem de fundo é trocada automaticamente ao atingir a resolução que definimos para o atributo max-width da media query. Esta técnica é muito utilizada quando queremos criar uma página web responsiva, ou seja, com design responsivo. |
Veja mais Dicas e truques de CSS |
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JavaScript - Como testar se uma string contém uma determinada substring em JavaScript usando a função includes() |
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