Você está aqui: HTML5 ::: Canvas Element ::: Contexto de Desenho

Como definir a cor da caneta do contexto de desenho do Canvas do HTML 5 usando a propriedade strokeStyle

Quantidade de visualizações: 647 vezes
Em algumas situações nós precisamos mudar a cor da caneta do contexto de desenho do elemento Canvas do HTML 5. Para isso nós podemos usar a propriedade strokeStyle e fornecer a cor desejada. A cor pode ser fornecida por seu nome em inglês ou pelo código hexadecimal (RGB).

Veja um exemplo HTML 5 no qual desenhamos uma linha verde no Canvas:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
  
<body>
  
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
  
<script type="text/javascript">
  // obtemos uma referência ao elemento Canvas  
  var canvas = document.getElementById("canvas1");
  // obtemos o contexto de desenho
  var contexto = canvas.getContext("2d");
   
  // vamos definir a largura da linha como 5 pixels 
  contexto.lineWidth = 5;
  
  // vamos definir a cor da caneta de desenho
  contexto.strokeStyle = "green";
  
  contexto.beginPath(); // inicia ou reseta o caminho anterior
  contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y
  contexto.lineTo(300, 20); // coordenadas x, y
  contexto.stroke(); // finaliza o desenho
  
  window.alert("A cor da caneta de desenho é: " +
    contexto.strokeStyle);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este exemplo você verá uma linha com espessura de 5 pixels e pintada na cor verde. Note como usei uma mensagem window.alert() para exibir o código hexadecimal da cor definida para a linha.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de HTML5

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 61 usuários muito felizes estudando em nosso site.