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Como desenhar linhas no Pygame usando a função pygame.draw.line()

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Nesta dica eu mostrarei como usar a função pygame.draw.line() do Pygame para desenhar linhas. Veja a assinatura desta função:

pygame.draw.line(surface, color, start_point, 
  end_point, width)


O parâmetro surface é a superfície da tela, obtida por meio de uma chamada à função pygame.display.set_mode(). O parâmetro color é a cor da linha, start_point é uma tupla indicando as coordenadas x e y iniciais e end_point é uma tupla indicando as coordenadas x y y finais. Para finalizar, o parâmetro width indica a largura da linha.

Veja o código completo para um programa Pygame que pinta a tela do jogo de branco e em seguida desenha uma linha vermelha que começa nas coordenadas (x=10, y=10) e termina nas coordenadas (x=200, y=300), com largura de 2 pixels:

# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *

# inicializa a biblioteca
pygame.init()
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((500, 400), 0, 32)
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Como desenhar linhas no Pygame')

# vamos criar as cores branco e vermelho
BRANCO = (255, 255, 255)
VERMELHO = (255, 0, 0)

# vamos pintar a tela toda de branco
DISPLAYSURF.fill(BRANCO)

# desenhamos uma linha com largura de 2 pixels que começa nas coordenadas
# x = 10; y = 10 e vai até as coordenadas x = 200; y = 300
# a cor da linha será vermelho
pygame.draw.line(DISPLAYSURF, VERMELHO, (10, 10), (200, 300), 2)

# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
  # monitoramos os eventos
  for evento in pygame.event.get():
   # se o evento foi um pedido para sair
   if evento.type == QUIT:
    # fechamos a tela do jogo 
    pygame.quit()
    # e saimos do programa
    sys.exit()

   # redesenha a tela continuamente 
   pygame.display.update()


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