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Aprenda a usar radio buttons em suas aplicações AngularJS

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Elementos HTML do tipo input type radio (botões de opção) são usados para fornecer opções para o usuário, das quais ele poderá escolher apenas uma.

A forma mais comum de fazermos o binding de radio buttons com variáveis nos controllers é fornecer o mesmo valor para as propriedades ng-model de todos os radio buttons envolvidos. Assim, no exemplo abaixo eu mostro como clicar em um botão e obter o valor selecionado em um grupo de três radio buttons.

No exemplo também mostro como deixar um dos radio buttons já selecionados. Veja o código completo:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Clientes AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('CadClientes', []);
      
  // vamos criar o controller ClientesController   
  app.controller('ClientesController', function ($scope, $window){
    // vamos guardar o radio button selecionado aqui
    $scope.linguagem = "java"; // java já vai ficar selecionado
    
    // $scope.linguagem = ""; // não seleciona nenhum
	
    // função para exibir o radio button selecionado
    $scope.obterSelecionado = function(){
      $window.alert("O radio button selecionado é: " + $scope.linguagem);
    }; 
  }); 
</script>
 
<div ng-app="CadClientes" ng-controller="ClientesController">
  <form>
    Qual sua linguagem favorita?<br>
    <input type="radio" ng-model="linguagem" value="java"> Java<br>
    <input type="radio" ng-model="linguagem" value="php"> PHP<br>
    <input type="radio" ng-model="linguagem" value="python"> Python<br>
    <input type="button" ng-click="obterSelecionado()" value="Obter selecionado" />
  </form>
</div>

</body>
</html>


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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial de Java - Como usar a instrução condicional if e if...else do Java

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Instruções if e if...else permitem executar trechos de códigos baseado em condições. Veja um exemplo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 5;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
  }
}

Neste programa, a instrução

System.out.println("Valor maior que 3");

será executada somente se o teste (valor > 3) for verdadeiro. Observe que a expressão de teste deverá sempre ser do tipo boolean (true ou false).

Neste exemplo temos apenas uma instrução a ser executada. Isso dispensa o uso das chaves ao redor do bloco de códigos. Se o bloco contiver mais de uma instrução, as chaves são necessárias. Veja:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 5;
    
    if(valor > 3){
      System.out.println("Valor maior que 3");
      System.out.println("O valor é: " + valor);
    }
  }
} 

A instrução if...else (se...senão) é usada quando queremos fornecer um caminho alternativo ao código. Veja:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 1;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
    else
      System.out.println("Valor menor que 3");
  }
}

Você pode ainda usar if...else if...else (se...senão se...senão). Veja:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valor = 3;
    
    if(valor > 3)
      System.out.println("Valor maior que 3");
    else if(valor < 3)
      System.out.println("Valor menor que 3");
    else
      System.out.println("Valor é igual a 3");
  }
} 



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular o volume e a área de um cilindro em Java - Geometria Espacial em Java

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Pergunta/Tarefa:

O Cilindro ou Cilindro Circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.

Veja a imagem a seguir:



Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o raio e a altura de um cilindro e calcule e mostre o seu volume e sua área de superfície. Os valores informados pelo usuário deverão ser do tipo double e os resultados deverão também ser do tipo double.

Para auxiliar nos cálculos, a fórmula do volume do cilindo é:

\[ \text{V} = \pi \cdot r^2 \cdot \text{h} \]

Já a fórmula da área do cilindro é:

\[ \text{A} = \text{2} \cdot \pi \cdot r \cdot (r + h) \]

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o raio do cilindro: 5
Informe a altura do cilindro: 8
O volume do cilindro é: 628.3185307179587
A área do cilindro é: 408.4070449666731
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double raio, altura, volume, area;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o raio e a altura do cilindro
    System.out.print("Informe o raio do cilindro: ");
    raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a altura do cilindro: ");
    altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o volume do cilindro
    volume = Math.PI * Math.pow(raio, 2) * altura;
    
    // agora vamos calcular a área do cilindro
    area = 2 * Math.PI * raio * (raio + altura);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O volume do cilindro é: " + volume);
    System.out.println("A área do cilindro é: " + area);
  }
}



JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Navegação e Pesquisa de Nós (Nodes)

Como obter o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScript

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Como obter o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScript

A propriedade nodeType, definida no World Wide Web Consortium (W3C) Document Object Model (DOM) Level 1, pode ser usada quando precisamos obter o tipo de um determinado nó (node) na hierarquia de elementos HTML no DOM (Document Object Model). Esta propriedade retorna um valor inteiro indicando o tipo de nó sendo testado. Os valores mais comuns são 1 (nó elemento) e 3 (nó texto).

Veja uma página HTML na qual temos um parágrafo e um elemento span. Na primeira vez nós vamos obter uma referência ao parágrafo e testar o tipo do nó. Na segunda vez nós obtemos uma referência ao primeiro nó filho do elemento span, o que resultará em seu conteúdo sendo testado. Veja:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  function obterNodeType(){
    // vamos obter uma referência ao parágrafo com o id "paragrafo"
    var elem = document.getElementById("paragrafo");

    // vamos obter o tipo de nó deste elemento
    var tipo = elem.nodeType;

    // vamos mostrar o resultado
    window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo);
    
    // vamos obter uma referência ao span com o id "frase"
    elem = document.getElementById("frase");

    // vamos obter o tipo de nó do primeiro filho deste elemento
    tipo = elem.firstChild.nodeType;

    // vamos mostrar o resultado
    window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo);
  }  
</script>

</head>
<body>

<p id="paragrafo">Sou um parágrafo</p>

<span id="frase">Veja esta frase</span>

<br><button onclick="obterNodeType()">Obter tipo do nó (nodeType)</button>

</body>
</html>

Note que esta propriedade é somente-leitura, ou seja, não podemos modificar seu valor em tempo de execução.

A propriedade nodeType pode ser obtida a partir dos seguintes elementos: a, abbr, acronym, address, applet, area, b, base, basefont, bdo, bgsound, big, blink, blockquote, body, br, button, caption, center, cite, code, col, colgroup, comment, dd, del, dfn, dir, div, dl, dt, em, embed, fieldset, font, form, frame, frameset, h1, h2, h3, h4, h5, h6, head, hr, html, i, iframe, img, input:button, input:checkbox, input:file, input:hidden, input:image, input:password, input:radio, input:range, input:reset, input:search, input:submit, input:text, ins, isindex, kbd, keygen, label, legend, li, link, listing, map, marquee, menu, meta, nobr, noframes, noscript, object, ol, optgroup, option, p, param, plaintext, pre, q, rt, ruby, s, samp, script, select, small, span, strike, strong, style, sub, sup, table, tbody, td, textarea, tfoot, th, thead, title, tr, tt, u, ul, var, wbr, xml e xmp.

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como adicionar um JPopupMenu a um JTextArea

Quantidade de visualizações: 9842 vezes
Neste exemplo mostrarei como é possível associar um JPopupMenu a um JTextArea. Dessa forma, quando clicarmos com o botão auxiliar na área de texto, nós teremos algumas opções de menu, tais como copiar, colar, selecionar tudo, etc.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTextArea textArea;
  JPopupMenu popup;
  JMenuItem selecionar; 
  
  public Estudos() {
    super("Uso de JPopupMenu em um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea);
     
    textArea.addMouseListener(
        new MouseAdapter(){
            @Override
            public void mouseReleased(MouseEvent e){
              if(e.isPopupTrigger())
                popup.show(e.getComponent(), e.getX(),
                  e.getY());
            }
        }   
    );
     
    // cria o JPopupMenu
    popup = new JPopupMenu();
    selecionar = new JMenuItem("Selecionar Tudo");
    selecionar.addActionListener(
        new ActionListener(){
            @Override
            public void actionPerformed(ActionEvent ev){
                textArea.requestFocus();
                textArea.selectAll();
            }
        }   
    );
     
    popup.add(selecionar);
    // fim menu
     
    c.add(scrollPane);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais

Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catch

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A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:

try{
  // código que pode provocar erros
}
catch(Tipo_Exceção nome){
  // tratamento do erro
}

A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch.

Vamos ver um exemplo do uso de try...catch:

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    try{
      DataInputStream in = new DataInputStream(
        new BufferedInputStream(
          new FileInputStream("conteudo.txt")));
        
      while(in.available() != 0)
        System.out.print((char) in.readByte());
    } 
    catch(IOException e){
      System.out.print(e.getMessage());
    }

    System.exit(0);
  }
}  

Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações.

Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro.

Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String palavra = "Java";    

    Scanner in = new Scanner(System.in);
    
    System.out.print("Informe um inteiro: ");
    int indice = in.nextInt();

    try{
      System.out.println("O caractere no índice " + 
        "informado é " + palavra.charAt(indice));
    }
    catch(StringIndexOutOfBoundsException e){
      System.out.println("Erro:" + e.getMessage());
    }
  }
}

Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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