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Como usar a diretiva ng-disabled do AngularJS para desabilitar (e habilitar) elementos HTML nas suas páginas

Quantidade de visualizações: 3073 vezes
Em algumas situações precisamos desabilitar (e voltar a habilitar) os elementos HTML que compõem a nossa aplicação. Para isso podemos usar a diretiva ng-disabled. Veja um exemplo no qual temos dois botões, um para desabilitar e outro para habilitar uma caixa de texto:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Alunos AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js"></script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('MinhaApp', []);
      
  // vamos criar o controller ExibirOcultarElemento  
  app.controller('HabilitarDesabilitarElemento', function ($scope){
    // define o controle como desabilitado
    $scope.desabilitado = true;
     
    // função para habilitar o elemento
    $scope.habilitar = function(){
      $scope.desabilitado = false;
    };
     
    // função para ocultar o elemento
    $scope.desabilitar = function(){
      $scope.desabilitado = true;
    };     
  });
</script>
 
<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="HabilitarDesabilitarElemento">
  Digite seu nome: <input type="text" id="txtNome" ng-disabled="desabilitado"/>
  <button ng-click="habilitar()">Habilitar</button>
  <button ng-click="desabilitar()">Desabilitar</button>
</div>

</body>
</html>


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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como retornar a cor atual do contexto de desenho usando o método getColor() da classe Graphics do Java - Computação gráfica em Java

Quantidade de visualizações: 7655 vezes
Antes de efetuar qualquer desenho na superfície de um componente, é importante saber qual cor está definida no momento, assim podemos alterá-la se necessário. Para isso podemos usar o método getColor() da classe Graphics. Este método retorna um objeto da classe Color.

Veja um exemplo no qual obtemos a cor usada atualmente para desenhar na superfície de um JLabel:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Obter a cor do contexto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          // obtém a cor usada para desenhar no
          // contexto de desenho
          Color cor = graphics.getColor();
          JOptionPane.showMessageDialog(null,
            "A cor usada atualmente é " +
            cor.toString());
        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A cor usada atualmente é java.awt.Color[r=0,g=0,b=0]


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Curso de Java - Como usar a classe String da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 7099 vezes
A classe String, presente no pacote java.lang, permite a representação de cadeias (strings) de caracteres. Todos os strings literais em Java, tais como "abc", são implementados como instâncias desta classe.

Por pertencer ao pacote java.lang, não precisamos importar nenhum pacote para poder usar esta classe em nossos programas Java. Veja um exemplo de como declarar e inicializar uma variável do tipo String:

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    String nome = "Osmar J. Silva";
    System.out.println(nome);
  }
}

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java:

java.lang.Object
java.lang.String

Esta classe implementa as interfaces Serializable, CharSequence e Comparable<String>.

Objetos do tipo String são constantes, ou seja, seus valores não podem ser alterados depois de criados. Assim, se você tiver um código parecido com:

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // ambas as variáveis apontam para uma mesma string
    // há somente uma cópia de "Osmar J. Silva" na memória
    String nome = "Osmar J. Silva";
    String nome2 = "Osmar J. Silva";
	
    // agora uma nova string é criada e a anterior é preservada
    nome2 = "Marcos de Souza Gomes";
  }
}

Note que o compilador, com o propósito de poupar recursos do sistema, cria apenas uma string "Osmar J. Silva" e a coloca no pool de strings. No momento que alteramos o valor da variável nome2, uma nova string "Marcos de Souza Gomes" é criada e a anterior permanece intacta.

A classe String inclui métodos para examinar os caracteres individuais da sequencia, para a comparação de strings, pesquisar, extrair substrings e também criar uma cópia da string com todos os caracteres convertidos para letras maiúsculas ou minúsculas. O mapeamente das letras maiúsculas e minúsculas é feito com base na versão Unicode Standard especificada na classe Character.

A linguagem Java fornece suporte especial para a concatenação de strings, usando o operador (+) e para a conversão de outros objetos em strings. A concatenação é implementada por meio da classe StringBuilder (ou StringBuffer) e seu método append(). As conversões de strings são implementadas por meio do método toString(), definido na classe Object e herdado por todas as demais classes Java.

Quando não devidamente observado, passar um argumento null para o construtor ou método da classe String fará com que uma exceção do tipo NullPointerException seja atirado.

A classe String representa uma string no formato UTF-16, no qual caracteres suplementares são representados por pares prepostos. Valores de índice referem-se às unidades de código de caracteres. Assim, caracteres suplementares usam duas posições em uma String.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as palavras de uma frase ou texto em C# usando as funções IndexOf(), Replace() e Split() da classe String

Quantidade de visualizações: 11785 vezes
Este exemplo mostra como retornar a quantidade de palavras em uma frase ou texto usando métodos da classe String do C#. Veja como usar os métodos IndexOf() e Replace() para remover os espaços em excesso e, em seguida, o método Split() para quebrar as partes da frase ou texto usando um único espaço como separador.

Veja o código completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C# e Java";
      int cont = 0;

      // remove os espaços em excesso
      while (frase.IndexOf("  ") >= 0) {
        frase = frase.Replace("  ", " ");
      }

      // remove espaços antes e depois da string
      frase = frase.Trim();

      // conta as palavras
      cont = frase.Split(" ").Length;
      Console.WriteLine("A frase contém " + cont + " palavras");

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém 6 palavras


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Curso de Python - Como ordenar uma lista de strings baseado no tamanho de cada uma

Quantidade de visualizações: 7785 vezes
Este exemplo mostra como ordenar os elementos de uma List de strings baseado no tamanho da palavra, frase ou texto. Note como o valor "key = len" como argumento para o método sort() da classe List.

Veja o código completo para a dica:

def main():
  # cria uma lista de nomes
  nomes = ['Carlos', 'Igor', 'Osmar', 'Fernanda']
 
  # exibe a lista na ordem original
  print(nomes)
  
  # ordena a lista
  nomes.sort(key = len)
 
  # exibe a lista ordenada
  print(nomes)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

['Carlos', 'Igor', 'Osmar', 'Fernanda']
['Igor', 'Osmar', 'Carlos', 'Fernanda']


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Vetores e matrizes em Python - Como inserir itens em posições aleatórias de uma lista

Quantidade de visualizações: 9053 vezes
Este exemplo mostra como adicionar itens em posições aleatórias de uma lista Python. Note como usamos o método insert() da classe List passando um valor randômico para o índice no qual o novo elemento será inserido.

Veja o código completo para a dica:

# vamos importar o módulo random
import random

def main():
  # cria uma lista vazia
  valores = []
 
  # início do laço for
  for i in range(1, 11):
    valor = int(input("Informe um inteiro: "))
   
    if(len(valores) == 0):
      valores.insert(0, valor)
    else:
      # insere o valor em um posição aleatória
      valores.insert(random.randrange(0, 
        len(valores)), valor)
 
    # exibe os valores da lista
    print("Valores na lista:", valores, "\n")
    # fim do laço for

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe um inteiro: 9
Valores na lista: [9]

Informe um inteiro: 3
Valores na lista: [3, 9]

Informe um inteiro: 2
Valores na lista: [2, 3, 9]

Informe um inteiro: 8
Valores na lista: [2, 3, 8, 9]

Informe um inteiro: 10
Valores na lista: [10, 2, 3, 8, 9]

Informe um inteiro: 18
Valores na lista: [18, 10, 2, 3, 8, 9]

Informe um inteiro: 30
Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 9]

Informe um inteiro: 60
Valores na lista: [18, 10, 30, 2, 3, 8, 60, 9]

Informe um inteiro: 67
Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 60, 9]

Informe um inteiro: 82
Valores na lista: [18, 10, 67, 30, 2, 3, 8, 82, 60, 9]


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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