Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Diretivas AngularJS

Usando a diretiva ng-change para detectar a mudança de estado em um input type checkbox

Quantidade de visualizações: 3065 vezes
Neste exemplo mostrarei como é possível usar a diretiva ng-change para detectar o estado atual de uma input type checkbox, ou seja, se ela está marcada ou desmarcada. Porém, a própria checkbox será responsável por informar o seu estado. Então, se ela estiver marcada, nós vamos ocultar uma DIV, e exibí-la em caso contrário.

Note que a checkbox possui a diretiva ng-model para associá-la com a variável "marcada" colocada no $scope e a diretiva ng-change que chama a função mostrarDiv() sempre que o seu estado é alterado.

Para controlar a visibilidade da DIV nós usamos a diretiva ng-show cujo valor vem da variável "visivel" colocada no $scope.

Veja o código completo:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Clientes AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('CadClientes', []);
      
  // vamos criar o controller ClientesController   
  app.controller('ClientesController', function ($scope){
    // a checkbox vai aparecer desmarcada inicialmente
    $scope.marcada = false;
    // para controlar a visibilidade da div
......


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como quebrar (separar) uma string em palavras usando um objeto da classe StringTokenizer do Java

Quantidade de visualizações: 12153 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar um objeto da classe StringTokenizer da linguagem Java para quebrar uma frase em palavras, ou seja, separar as palavras de uma frase e acessá-las individualmente.

Note como usei o método hasMoreTokens() dentro de um laço while para verificar se ainda há partes da string a ser acessada. Caso o retorno seja verdadeiro, uma chamada à nextToken() nos retorna a palavra atual, a qual exibimos na tela.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String frase = "Gosto de programar em Java";
    System.out.println("A frase é: " + frase);
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de programar em Java

Suas partes individuais:
Gosto
de
programar
em
Java


C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#

Quantidade de visualizações: 26181 vezes
Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:

class Pessoa{
  public string nome;
......


Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

 
class Aluno: Pessoa{
  public string matricula;
......


Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento:

static void Main(string[] args){
  // cria um objeto da classe Aluno
  Aluno aluno = new Aluno();

  aluno.nome = "Osmar J. Silva";
  aluno.idade = 36;
  aluno.matricula = "AC33-65";

  // Exibe o resultado
  Console.WriteLine("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
......


A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.


VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VB.NET - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 248 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VB.NET:

Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    Console.Write("Informe um caractere: ")

    ' vamos ler o caractere informado
    Dim caractere As Char = Console.ReadLine()(0)

    ' agora vamos obter o código ASCII correspondente
    Dim codigo As Integer = Asc(caractere)
......


O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Java ::: Pacote java.awt.image ::: BufferedImage

Como desenhar um BufferedImage em um JComponent do Java

Quantidade de visualizações: 10711 vezes
Neste exemplo nós usamos o método drawImage() da classe Graphics para desenhar o conteúdo de um BufferedImage (que contém uma imagem JPG) em uma JFrame do Java Swing:

import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;

public class Estudos extends JFrame{
  private BufferedImage imagem;
  
  public Estudos(){
    super("Estudos Java");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
	
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          imagem = null;
          
          try{
            imagem = ImageIO.read(
              new File("imagens/fundo.jpg"));
          }
......



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é perfeito usando Java

Quantidade de visualizações: 520 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se este número é um número perfeito.

Um número perfeito é aquele cuja soma dos seus divisores, exceto ele próprio, é igual ao número. Por exemplo, o número 6 é perfeito, pois 1 + 2 + 3 = 6.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 6
O número informado é um número perfeito.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int numero; // número informado pelo usuário 
    int soma = 0; // vai guardar a soma dos dígitos

    // para efetuar a leitura da entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // vamos pedir para o usuário informar o valor inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    // lê o número informado
    numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
......



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 6 usuários muito felizes estudando em nosso site.