Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyListener

Entenda e aprenda a usar a interface KeyListener em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 4640 vezes
A interface pública KeyListener, no pacote java.awt.event, extende a interface EventListener e é usada quando precisamos receber e processar eventos do teclado. A classe interessada em processar os eventos do teclado pode fazê-lo de duas formas:

a) Implementar a interface KeyListener e todos os seus métodos;
b) Extender (extends) a classe abstrata KeyAdapter e sobrescrever somente os métodos que nos interessar.

O objeto listener (ouvidor, receptor) criado a partir desta classe é então registrado com um componente usando o método addKeyListener() do componente. Um evento do teclado é gerado quando uma tecla é pressionada, liberada ou digitada (pressionar e liberar). O método relevante no objeto listener é chamado e um objeto da classe KeyEvent é passado a ele.

A superinterface de KeyListener é EventListener e as classes que a implementam são AWTEventMulticaster, BasicComboBoxUI.KeyHandler, BasicComboPopup.InvocationKeyHandler, BasicTableUI.KeyHandler, BasicTreeUI.KeyHandler e KeyAdapter.

Veja um exemplo de uma janela JFrame que detecta quando uma tecla é pressionada e reage com a exibição de uma mensagem:

package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    JOptionPane.showMessageDialog(null, "Uma tecla foi pressionada.");
  }
    
  @Override
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }

  @Override
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
  
  public static void main(String args[]){
    Janela j = new Janela();
    j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Execute o exemplo, coloque o foco na janela JFrame e pressione qualquer tecla. Imediatamente a janela vai detectar o evento do teclado e exibirá uma mensagem JOptionPane. Veja que neste exemplo nós implementamos apenas o método keyPressed(), que detecta a "digitação" de uma tecla, ou seja, o pressionamento e liberação da tecla.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 32 usuários muito felizes estudando em nosso site.