Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyListener

Entenda e aprenda a usar a interface KeyListener em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 4834 vezes
A interface pública KeyListener, no pacote java.awt.event, extende a interface EventListener e é usada quando precisamos receber e processar eventos do teclado. A classe interessada em processar os eventos do teclado pode fazê-lo de duas formas:

a) Implementar a interface KeyListener e todos os seus métodos;
b) Extender (extends) a classe abstrata KeyAdapter e sobrescrever somente os métodos que nos interessar.

O objeto listener (ouvidor, receptor) criado a partir desta classe é então registrado com um componente usando o método addKeyListener() do componente. Um evento do teclado é gerado quando uma tecla é pressionada, liberada ou digitada (pressionar e liberar). O método relevante no objeto listener é chamado e um objeto da classe KeyEvent é passado a ele.

A superinterface de KeyListener é EventListener e as classes que a implementam são AWTEventMulticaster, BasicComboBoxUI.KeyHandler, BasicComboPopup.InvocationKeyHandler, BasicTableUI.KeyHandler, BasicTreeUI.KeyHandler e KeyAdapter.

Veja um exemplo de uma janela JFrame que detecta quando uma tecla é pressionada e reage com a exibição de uma mensagem:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Execute o exemplo, coloque o foco na janela JFrame e pressione qualquer tecla. Imediatamente a janela vai detectar o evento do teclado e exibirá uma mensagem JOptionPane. Veja que neste exemplo nós implementamos apenas o método keyPressed(), que detecta a "digitação" de uma tecla, ou seja, o pressionamento e liberação da tecla.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 101 usuários muito felizes estudando em nosso site.