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Como definir o Locale padrão da JVM via linha de comando

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A Máquina Virtual Java (JVM) possui um Locale padrão que pode ser obtido com uma chamada ao método estático getDefault() da classe Locale. Este Locale padrão pode ser definido via linha de comando, ou seja, quando estamos executando a aplicação.

Veja, por exemplo, como definir a língua do usuário para o inglês "en" e a região como "US" (Estados Unidos) no momento de chamá-la pela linha de comando:
C:\java>java -Duser.language=en -Duser.region=US Estudos
Veja que o nome da aplicação é "Estudos".

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C# ::: Windows Forms ::: TextBox

Como definir a cor de fundo de uma caixa de texto TextBox do C# Windows Forms via código

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Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade BackColor da classe Control do C# Windows Forms para definir a cor de fundo de uma caixa de texto TextBox. Note que criei uma TextBox com o nome textBox1 e estou chamando o código a partir do evento Click de um botão Button.

Veja o trecho de código para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  textBox1.BackColor = Color.YellowGreen;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como formatar datas e horas em C usando a função strftime() da linguagem C

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A função strftime() pode ser usada quando queremos formatar valores de datas e horas em C. Esta função, presente no header <time.h>, possui a seguinte assinatura:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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size_t strftime(char *strDest, size_t maxsize, const char *format,
   const struct tm *timeptr);

O parâmetro strDest é um ponteiro para uma matriz de caracteres que receberá uma string contendo a data e/ou hora formatada. O parâmetro maxsize é a quantidade de caracteres que serão copiados para a matriz de caracteres alvo da operação. O parâmetro format contém os especificadores que serão substituídos durante a formatação. Finalmente, timeptr é um ponteiro para uma estrutura tm contendo as informações de data e hora. O retorno da função é a quantidade de caracteres copiados para a matriz strDest.

Veja um trecho de código no qual formatamos e exibimos a data atual no formato longo e de acordo com as configurações regionais para o Português Brasileiro:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>
#include <locale.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos definir a localização para o Português do Brasil
  setlocale(LC_ALL, "Portuguese_Brazil");

  time_t data_hora_segundos; // guarda os segundos deste 01/01/1970
  struct tm *timeinfo; // declara uma estrutura tm
  time(&data_hora_segundos); // preenche a variável data_hora_segundos
  // preenche a estrutura timeinfo
  timeinfo = localtime(&data_hora_segundos);
  // um buffer para receber a data formatada
  char data_formatada[80];

  // vamos formatar
  strftime(data_formatada, 80, "%A, %d de %B de %Y", timeinfo);

  // vamos exibir o resultado
  printf("Resultado da formatação: %s\n\n", data_formatada);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

O resultado da execução deste código será algo como:

Resultado da formatação: segunda-feira, 23 de abril de 2011

Veja abaixo os especificadores de formatação usadas pela função strftime():

%a - Nome do dia da semana na forma abreviada. Ex: seg.
%A - Nome completo do dia da semana. Ex: terça-feira.
%b - Nome do mês abreviado. Ex: abr.
%B - Nome completo do dia do mês. Ex: abril
%c - Representação de data e hora. Ex: 23/4/2011 23:00:37.
%d - Dia do mês (01-31).
%H - Hora no formato 24 horas (00-23).
%I - Hora no formato 12 horas (01-12).
%j - Dia do ano (001-366).
%m - Mês como um número decimal (01-12).
%M - Minutos (00-59).
%p - AM ou PM.
%S - Segundos (00-61).
%U - Número da semana tendo o primeiro domingo como o primeiro dia da primeira semana do ano (00-53).
%w - Dia da semana como um número decimal tendo o domingo como 0 (0-6).
%W - Número da semana tendo a primeira segunda-feira como o primeiro dia da primeira semana do ano (00-53).
%x - Representação de data. Ex: 23/4/2011.
%X - Representação de horas. Ex: 23:00:37.
%y - Ano de dois dígitos (00-99).
%Y - Ano com quatro dígitos.
%Z - Nome ou abreviação do fuso horário.
%% - Um sinal de porcentagem.


Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TBitmap (A classe TBitmap)

Computação gráfica em Delphi - Como usar a classe TBitmap do Delphi

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A classe TBitmap encapsula um bitmap Windows (HBITMAP, um handle para um bitmap), incluindo sua paleta (HPALETTE, um handle para uma paleta de cores).

Esta classe herda de TGraphic e é usada para criar, manipular (redimensionar, rolar, rotacionar, pintar, etc) e armazenar imagens na memória e como arquivos em disco.

A classe TBitmap contém muitas propriedades e métodos úteis. Entre seus métodos podemos citar LoadFromFile(), usado para carregar uma imagem bitmap a partir do disco e guardá-la em memória como um objeto TBitmap. Veja o trecho de código abaixo:

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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
begin
  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;

  // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap
  bmp.LoadFromFile('foto.bmp');

  // vamos desenhar o bitmap no formulário
  // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir
  // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário
  Form2.Canvas.Draw(0, 0, bmp);

  // vamos liberar o bitmap
  bmp.Free;
end;

Aqui nós carregamos o bitmap foto.bmp e o desenhamos na superfície do formulário usando o método Draw() do Canvas do formulário.

É possível também redimensionar o bitmap ao desenhá-lo no formulário. Veja este novo trecho de código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  bmp: TBitmap;
  retang: TRect; // um objeto TRect
begin
  // vamos criar o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;

  // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap
  bmp.LoadFromFile('foto.bmp');

  // vamos redimensionar o bitmap na memória de
  // acordo com o retângulo abaixo
  retang.Top := 0;
  retang.Left := 0;
  retang.Right := 200;
  retang.Bottom := 150;

  // vamos desenhar o bitmap usando o método
  // StretchDraw da classe TCanvas
  Form2.Canvas.StretchDraw(retang, bmp);

  // vamos liberar o bitmap
  bmp.Free;
end;

Aqui nós usamos um objeto do registro (record) TRect para criar um retângulo especificando o tamanho do bitmap e fornecemos tal retângulo, juntamente com o bitmap, para o método StretchDraw() da classe TCanvas. Este método redimensiona a imagem antes de desenhá-la na superfície do formulário.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como usar a função modf() da linguagem C para separar um valor de ponto flutuante em suas partes inteira e fracionária

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Em algumas situações precisamos obter as partes inteira e fracionária de um valor de ponto flutuante. Para isso podemos usar a função modf(). Veja sua assinatura:

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double modf(double x, double * intpart);

O parâmetro x é o valor de ponto flutuante cujas partes queremos separar e intpart é uma variável do tipo double que receberá a parte inteira do valor. O retorno da função é o valor fracionário.

Vamos ver um exemplo? Veja como podemos quebrar o valor 34,27 em suas partes inteira e fracionária:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  double valor = 34.27;
  
  // vamos separar o valor em suas partes inteira e fracionária
  double inteira = 0.0, fracionaria = 0.0;
  fracionaria = modf(valor, &inteira);
  
  // vamos exibir o resultado
  printf("Parte inteira: %f\n", inteira);
  printf("Parte fracionaria: %f\n", fracionaria);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Parte inteira: 34.000000
Parte fracionária: 0.270000


C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++

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Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe C++ possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

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// definição da classe Produto
class Produto{
  public:
    void setNome(string);
    string getNome();
    void setPreco(double);
    double getPreco();
  
  private:
    string nome;
    double preco;
};

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma.

Métodos estáticos em C++ podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

// classe Pessoa com duas variáveis privadas e 
// um método estático
class Pessoa{
  public:  
    // um método estático que permite verificar a validade
    // de um número de CPF
    static bool isCPFValido(string);
  
  private:
    string nome;
    int idade;
};

// implementação da classe Pessoa
bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
  // alguns cálculos aqui
  return true;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem
  // criar uma instância da classe Pessoa
  if(Pessoa::isCPFValido("12345")){
    cout << "CPF Válido" << endl;
  }
  else{
    cout << "CPF inVálido" << endl;
  }
    
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Aqui nós temos os códigos da definição e implementação da classe Pessoa em apenas um arquivo (main.cpp). Em uma aplicação real é interessante colocar estas partes em arquivos separados (.h e .cpp). Note que o método estático isCPFValido() foi declarado assim:

static bool isCPFValido(string);

Desta forma, podemos chamá-la a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja:

if(Pessoa::isCPFValido("12345")){}

É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
  // alguns cálculos aqui
  
  // vamos acessar a variável não estática nome
  nome = "Osmar J. Silva";
  
  return true;
}

vai gerar o seguinte erro de compilação:

invalid use of member `Pessoa::nome' in static member function.

Se usarmos this->nome a mensagem de erro de compilação será:

`this' is unavailable for static member functions.

Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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