Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Entrada e Saída em Arquivos (File Input/Output - IO)

Como retornar a posição do ponteiro de arquivo da classe RandomAccessFile em uma operação de leitura ou escrita

Quantidade de visualizações: 8606 vezes
Quando estamos efetuando a leitura ou escrita de um arquivo usando um objeto da classe RandomAccessFile, muitas vezes precisamos saber a posição atual do ponteiro de arquivo.

Para tal operação a classe RandomAccessFile nos fornece o método getFilePointer(). Este método retorna um inteiro informando a posição do ponteiro de arquivo a partir da posição zero do arquivo. Veja um exemplo no qual lemos um byte de cada vez e, a cada operação nós obtemos a posição atual do ponteiro:

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // uma instância de RandomAccessFile para leitura e escrita
    try{
      RandomAccessFile arquivo = 
        new RandomAccessFile("C:\\java\\conteudo.txt", "r");

      // vamos obter a posição do ponteiro de arquivo
      long posPonteiro = arquivo.getFilePointer(); 
      System.out.println("Posição do ponteiro: " + posPonteiro);

      // vamos avançar um byte
      byte lido = arquivo.readByte();
      System.out.println("Li o byte: " + lido);      

      // vamos obter a posição do ponteiro de arquivo novamente
      posPonteiro = arquivo.getFilePointer(); 
      System.out.println("Posição do ponteiro: " + posPonteiro);

      // vamos avançar mais um byte
      lido = arquivo.readByte();
      System.out.println("Li o byte: " + lido);

      arquivo.close();    
    }
    catch(FileNotFoundException fnfe){
      System.out.println(fnfe.getMessage());
    }
    catch(IOException ioe){
      System.out.println(ioe.getMessage());
    }

    System.exit(0);
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 26 usuários muito felizes estudando em nosso site.