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Entendendo a classe DataGridQuantidade de visualizações: 11218 vezes |
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A classe pública DataGrid é usada quando precisamos exibir dados em formato tabular, tal como uma tabela do Excel ou o componente JTable do Java. Algumas das características de um controle DataGrid são: 1) Colunas de diferentes larguras ou larguras idênticas e fixas; 2) Colunas podem ser redimensionadas em tempo de execução; 3) Colunas podem ser reordenadas em tempo de execução; 4) Os títulos das colunas podem ser customizados; 5) Renderizadores de itens customizados podem ser aplicados a cada coluna de forma a exibir outros dados que não sejam textos; 6) Possibilidade de ordenar os dados simplesmente clicando-se em uma determinada coluna. O controle DataGrid foi idealizado para ser usado na visualização de dados e não como ferramenta de layout, como fazemos em HTML. Esta classe pertence ao pacote mx.controls. Veja sua posição na hierarquia de classes do Flex 2.0: Object EventDispatcher DisplayObject InteractiveObject DisplayObjectContainer Sprite FlexSprite UIComponent ScrollControlBase ListBase DataGridBase DataGrid Veja um trecho de código onde temos um DataGrid contendo três linhas e três colunas: <mx:Application xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml"> <mx:Panel id="painel" title="Estudos" status="Active" height="300" width="200" paddingTop="10" paddingLeft="10" paddingRight="10" paddingBottom="10"> <mx:DataGrid> <mx:ArrayCollection> <mx:Object Cidade="Goiânia" Estado="GO" Habitantes="1.543.224"/> <mx:Object Cidade="Brasília" Estado="DF" Habitantes="1.854.002"/> <mx:Object Cidade="Cuiabá" Estado="MT" Habitantes="922.832"/> </mx:ArrayCollection> <mx:columns> <mx:DataGridColumn dataField="Cidade"/> <mx:DataGridColumn dataField="Estado"/> <mx:DataGridColumn dataField="Habitantes"/> </mx:columns> </mx:DataGrid> </mx:Panel> </mx:Application> |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 2041 vezes |
Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI. Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais. Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long. Veja o trecho de código: // vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI unsigned char vetor[4]; vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1 vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota vetor[3] = 0; // Não é usado // e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do // vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em // little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela // função midiOutShortMsg() unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor; // envia a mensagem MIDI midiOutShortMsg(saida, mensagem); Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção. |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Apostila PHP para iniciantes - Como usar constantes na linguagem PHPQuantidade de visualizações: 11825 vezes |
Como acontece na maioria das linguagens de programação, o PHP também permite o uso de constantes. Como o próprio nome diz, constantes são inicializadas uma vez e não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa. A definição de constantes em PHP segue as mesmas regras de nomeação de variáveis, com a exceção de que constantes não possuem o símbolo $ e são geralmente escritas em letras maiúsculas. Diferente de variáveis, constantes, uma vez definidas, são acessadas globalmente. Não há a necessidade de redeclará-las em cada nova função ou arquivo. A síntaxe de definição de uma constante é: define("CONSTANT_NAME", value [, case_sensitivity]) onde: a) CONSTANT_NAME é o nome da constante; b) value é o valor atribuído à constante. Não é possível atribuir arrays nem objetos à constantes; c) case_sensitivity permite definir se o nome da constante será tratado igualmente se referenciado usando letras maiúsculas ou minúsculas. O valor padrão é true, o que quer dizer que "VALOR" e "Valor" serão tratados como uma única constante. REVISÃO: Revisando este código no PHP 8 eu percebi que o terceiro argumento (case_sensitivity) não é mais suportado, e gera um aviso do tipo: Warning: define(): Argument #3 ($case_insensitive) is ignored since declaration of case-insensitive constants is no longer supported in... Veja um exemplo de declaração e uso de constantes em PHP: <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); echo "O valor definido é: " . MODO; ?> Veja agora o que acontece quando tentamos modificar o valor de uma variável do tipo constante: <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); // vamos tentar alterar o valor da constante MODO = 10; ?> Este código gera a seguinte mensagem de erro: Parse error: syntax error, unexpected token "=" in... |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercício Resolvido de Python - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em PythonQuantidade de visualizações: 1043 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro numero = int(input("Informe um número inteiro: ")) # vamos calcular o sucessor do número informado sucessor = numero + 1 # vamos calcular o antecessor do número informado antecessor = numero - 1 # e agora mostramos os resultados print("O número informado foi: {0}".format(numero)) print("O antecessor é {0}".format(antecessor)) print("O sucessor é: {0}".format(sucessor)) if __name__== "__main__": main() |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular fatorial em C++ usando recursividadeQuantidade de visualizações: 9307 vezes |
O fatorial de um determinado número, representado por n! equivale a multiplicar este número por seus antecessores. Assim, o fatorial de 4 (4!) pode ser calculado da seguinte forma: 4 x 3 x 2 x 1 = 24 Sempre que falamos de recursão, o cálculo de fatorial nos auxilia na exemplicação por ser relativamente fácil de se entender todas as etapas do processo. O código abaixo mostra uma função recursiva em C++ que calcula o fatorial de qualquer número. Tenha cuidado. Calcular o fatorial de um número maior que 10 pode tornar sua máquina extremamente lenta, além de, muitas vezes, não retornar os resultados esperados. #include <iostream> using namespace std; // função recursiva para calcular o fatorial // de um determinado número int fatorial(int n){ if(n == 0) return 1; else return n * fatorial(n - 1); } int main(int argc, char *argv[]){ // vamos calcular o fatorial de 5 int res = fatorial(5); // exibe o resultado cout << "O fatorial de 5 é: " << res << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros |
C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPIQuantidade de visualizações: 47093 vezes |
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar. Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela. Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte. Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal: #include <windows.h> // define o nome da classe de janela const char nomeJanela[] = "aCodigos"; // esta é a Window Procedure LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam){ switch(msg){ case WM_CLOSE: DestroyWindow(hwnd); break; case WM_DESTROY: PostQuitMessage(0); break; default: return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, lParam); } return 0; } // função de entrada da aplicação int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){ WNDCLASSEX wc; HWND hwnd; MSG Msg; // vamos registrar a Window Class wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX); wc.style = 0; wc.lpfnWndProc = WndProc; wc.cbClsExtra = 0; wc.cbWndExtra = 0; wc.hInstance = hInstance; wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1); wc.lpszMenuName = NULL; wc.lpszClassName = nomeJanela; wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); if(!RegisterClassEx(&wc)){ MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // cria a janela hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela, "Minha primeira aplicação Win32", WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, 350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL); if(hwnd == NULL){ MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // mostra a janela ShowWindow(hwnd, nCmdShow); UpdateWindow(hwnd); // Este é o laço de mensagens (Message Loop) while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){ TranslateMessage(&Msg); DispatchMessage(&Msg); } return Msg.wParam; } Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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