Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: VB.NET ::: Windows Forms ::: Button

Como definir a cor de fundo para um botão

Quantidade de visualizações: 8479 vezes
Public Class Form1
  'Este exemplo mostra como alterar a cor de fundo
  'de um botão

  Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, _
       ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
    Button2.BackColor = Color.Wheat
  End Sub
End Class


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Pacote java.lang ::: String

Curso de Java - Como usar a classe String da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 7099 vezes
A classe String, presente no pacote java.lang, permite a representação de cadeias (strings) de caracteres. Todos os strings literais em Java, tais como "abc", são implementados como instâncias desta classe.

Por pertencer ao pacote java.lang, não precisamos importar nenhum pacote para poder usar esta classe em nossos programas Java. Veja um exemplo de como declarar e inicializar uma variável do tipo String:

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    String nome = "Osmar J. Silva";
    System.out.println(nome);
  }
}

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java:

java.lang.Object
java.lang.String

Esta classe implementa as interfaces Serializable, CharSequence e Comparable<String>.

Objetos do tipo String são constantes, ou seja, seus valores não podem ser alterados depois de criados. Assim, se você tiver um código parecido com:

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // ambas as variáveis apontam para uma mesma string
    // há somente uma cópia de "Osmar J. Silva" na memória
    String nome = "Osmar J. Silva";
    String nome2 = "Osmar J. Silva";
	
    // agora uma nova string é criada e a anterior é preservada
    nome2 = "Marcos de Souza Gomes";
  }
}

Note que o compilador, com o propósito de poupar recursos do sistema, cria apenas uma string "Osmar J. Silva" e a coloca no pool de strings. No momento que alteramos o valor da variável nome2, uma nova string "Marcos de Souza Gomes" é criada e a anterior permanece intacta.

A classe String inclui métodos para examinar os caracteres individuais da sequencia, para a comparação de strings, pesquisar, extrair substrings e também criar uma cópia da string com todos os caracteres convertidos para letras maiúsculas ou minúsculas. O mapeamente das letras maiúsculas e minúsculas é feito com base na versão Unicode Standard especificada na classe Character.

A linguagem Java fornece suporte especial para a concatenação de strings, usando o operador (+) e para a conversão de outros objetos em strings. A concatenação é implementada por meio da classe StringBuilder (ou StringBuffer) e seu método append(). As conversões de strings são implementadas por meio do método toString(), definido na classe Object e herdado por todas as demais classes Java.

Quando não devidamente observado, passar um argumento null para o construtor ou método da classe String fará com que uma exceção do tipo NullPointerException seja atirado.

A classe String representa uma string no formato UTF-16, no qual caracteres suplementares são representados por pares prepostos. Valores de índice referem-se às unidades de código de caracteres. Assim, caracteres suplementares usam duas posições em uma String.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercícios Resolvidos de Java - Métodos - Um método estático que recebe um vetor de inteiros e o exibe

Quantidade de visualizações: 2053 vezes
Exercício Resolvido de Java - Métodos - Um método estático que recebe um vetor de inteiros e o exibe

Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que recebe um vetor de inteiros e o exibe. Este método deverá ter a seguinte assinatura:

public static void exibirVetor(int[] vetor){
  // sua implementação aqui
}
Este método deverá, obrigatoriamente, estar na classe principal (aquela que contém o método main()). Para testar o método, declare e construa um vetor de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar os valores do vetor e o passe para o método exibirVetor().

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros
    int valores[] = new int[5];
    
    // agora vamos pedir que o usuário informe os valores
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor para o " + (i + 1) + " elemento: ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // e agora vamos passar o vetor para o método exibirVetor()
    System.out.println("\nOs elementos do vetor são:\n");
    exibirVetor(valores);
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // um método estático que recebe um vetor de inteiros e o exibe
  public static void exibirVetor(int[] vetor){
    // vamos percorrer os elementos do vetor e exibir cada um
    for(int i = 0; i < vetor.length; i++){
      System.out.print(vetor[i] + "   ");
    }
  }
}



Rust ::: Fundamentos da Linguagem ::: Compilador rustc

Como escrever um "Hello, World!" na linguagem Rust usando a ferramenta rustc

Quantidade de visualizações: 365 vezes
Então você já fez a instalação do Rust, testou o seu funcionamento disparando "rustc --version" em uma janela de terminal e agora quer começar a aprender mais sobre a linguagem? Que tal começar escrevendo o famoso "Hello, World!" ("Olá, Mundo!")?

Nesta dica mostrarei como essa tarefa é fácil, principalmente se optarmos pelo uso da ferramenta rustc. Lembre-se, no entanto, que rustc é usado diretamente quando estamos escrevendo aplicações simples, provas de conceito, protótipos e coisas assim. Para aplicações mais complexas, é sempre recomendado o uso do Cargo, que é um sistema de build e gerenciador de pacotes do Rust.

Então vamos começar. Abra o seu editor de códigos favorito (tal como o Notepad++) e digite a seguinte listagem:

fn main() {
  println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia.");
}

Salve este arquivo como "estudos.rs" no diretório de sua preferência. Aqui eu optei por salvá-lo em um diretório chamado "C:\estudos_rust".

Agora vamos compilar nosso programa Rust. Abra uma janela de terminal e navegue até o diretório que você salvou o arquivo "estudos.rs" e dispare o comando abaixo:

C:\Users\Osmar>cd c:\estudos_rust
c:\estudos_rust>rustc estudos.rs

Se tudo correr bem, você verá a criação de um arquivo "estudos.exe". Para executá-lo pela linha de comando nós só precisamos disparar:

c:\estudos_rust>estudos
Hello, world! Aqui é Rust na veia.

Simples, né? No entanto, se dermos duplo-clique em cima do executável gerado, ele abre e fecha automaticamente. Não seria bom exibir uma mensagem do tipo "Pressione uma tecla para fechar..."? Basta modificar seu código para a versão abaixo:

// importamos a biblioteca io
use std::io;
use std::io::Write;

fn main() {
  println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia.");
  
  // procedimento para pausar o programa
  let mut resposta = String::new();
  print!("\nPressione Enter para sair...");
  io::stdout().flush().unwrap();
  io::stdin().read_line(&mut resposta)
    .expect("Erro ao ler a entrada do usuário");
}

Sim, eu sei que agora nós adicionamos código demais para alcançar um detalhe tão simples. Mas, à medida que a linguagem Rust evolui, talvez os desenvolvedores resolvam simplificar esta parte. Compile o programa novamente e experimente abrir o executável com duplo-clique. Você verá que agora o programa fica aguardando o pressionamento da tecla Enter para fechar.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string em um array de char em C# usando a função ToCharArray()

Quantidade de visualizações: 9343 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função ToCharArray() da classe String da linguagem C# para converter todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto em um vetor de chars. Em seguida nós usaremos o método Reverse() da classe Array para inverter a ordem dos elementos do vetor. Finalmente nós passamos este vetor para o construtor da classe String para obter a string original novamente, só que desta vez, com a ordem de suas letras invertidas.

Veja o código C# completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de C#";
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);

      // obtém um array de caracteres a partir da string
      char[] letras = frase.ToCharArray();
      Array.Reverse(letras); // inverte o array

      // transforma em string novamente
      string resultado = new String(letras);
      Console.WriteLine("Frase invertida: " + resultado);

      Console.WriteLine();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto de C#
Frase invertida: #C ed otsoG


C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 12503 vezes
Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos.

Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.ComponentModel.Component 
      System.Windows.Forms.Control 
        System.Windows.Forms.ButtonBase 
          System.Windows.Forms.CheckBox


Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário.

Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text.

Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox):

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
  if(checkBox1.Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
}

Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos marcar a CheckBox
  checkBox1.Checked = true;
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Anúncio Patrocinado
Chat de Sexo - Site para adultso - Maiores de 18 anos. Converse com pessoas de todo o Brasil, de forma discreta e anônima


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 14 usuários muito felizes estudando em nosso site.