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Como definir margens para os componentes individuais de um HBox do JavaFX usando o método setMargin()

Quantidade de visualizações: 666 vezes
Em várias situações nós precisamos controlar as margens individuais dos componentes filhos de um gerenciador de layout HBox do JavaFX. Para isso nós podemos usar o método estático setMargin(). Esta função recebe uma referência ao componente filho e um objeto da classe Insets, do pacote javafx.geometry, contendo as margens superior, direita, inferior e esquerda).

Veja um código JavaFX completo no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões. Note as margens aplicadas ao terceiro botão:

package estudosjavafx;
  
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
  
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
  
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
      
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
......


Execute este código, experimente alterar o valor fornecido para o método setMargin() e veja o resultado obtido.

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Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como usar o método createTempFile() da classe File da linguagem Java para criar um arquivo temporário, escrever nele e excluí-lo ao fechar o programa - Revisado

Quantidade de visualizações: 14804 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método createTempFile() da classe File, do pacote java.io, para criar um arquivo temporário em Java. No exemplo vamos criar o arquivo, vamos escrever nele e depois excluí-lo ao fecharmos o programa.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // local de criação do arquivo
    String local = "C:\\estudos_java";
      
    // vamos tentar criar o arquivo então
    try{
      File arquivo = File.createTempFile("teste", ".txt", new File(local));
     
      // vamos excluir o arquivo ao fechar a aplicação
      arquivo.deleteOnExit();
         
      // escreve no arquivo temporário
      BufferedWriter out = new BufferedWriter(new FileWriter(arquivo));
      out.write("Arquivo de Códigos");
      out.close();
         
......


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Verifique se o arquivo foi criado com sucesso.
Digite alguma coisa e pressione Enter para sair: b

Antes de digitar alguma coisa e pressionar Enter, olhe no diretório "C:\\estudos_java" (o seu vai ser diferente, é claro) e você verá um arquivo com um nome parecido com:

teste2606085315507863387.txt

Quando você pressionar Enter, o programa terminará e o arquivo será excluído automaticamente.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid

Como usar o controle TStringGrid em suas aplicações Delphi - O componente TStringGrid do Delphi

Quantidade de visualizações: 18603 vezes
Um objeto da classe TStringGrid representa um controle de grid que pode ser usado em suas aplicações Delphi para simplificar o processo de se lidar com strings e objetos associados a esta. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Delphi:

System.TObject
  Classes.TPersistent
    Classes.TComponent
      Controls.TControl
        Controls.TWinControl
          Controls.TCustomControl
            Grids.TCustomGrid
              Grids.TCustomDrawGrid
                Grids.TDrawGrid
                  Grids.TStringGrid


Esta classe implementa também as interfaces IInterfaceComponentReference e IInterface.

O uso mais frequente de um controle TStringGrid é quando queremos apresentar um conteúdo texto em um formato tabular. Este controle fornece muitas propriedades para controlar a aparência da grid, assim como eventos e métodos que tiram vantagem da organização tabular da grid ao responder às ações do usuário.

Para adicionar um controle TStringGrid ao seu formulário você só precisa acessar a aba Additional no Tool Palette, clicar no controle e arrastá-lo para a posição desejada no formulário. Por padrão, um controle TStringGrid contém 5 linhas e 5 colunas. Novas linhas e novas colunas podem ser adicionadas por meio das propriedades RowCount e ColCount da classe TCustomGrid.

Cada célula da grid pode ter seu valor definido ou acessado usando-se a propriedade Cells. Veja um trecho de código no qual definimos o conteúdo da célula situada na segunda linha da primeira coluna do TStringGrid:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos definir o conteúdo da célula na segunda linha
......


Um controle TStringGrid introduz a possibilidade de associar um objeto com cada string na grid. Estes objetos podem encapsular quaisquer informações ou comportamento representado pelas strings apresentadas ao usuário.

Se as strings a serem apresentadas na grid representarem valores de campos dos registros de um conjunto de dados (dataset), devemos usar um TDBGrid em vez de um TStringGrid.


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada em C usando a função sqrt()

Quantidade de visualizações: 5114 vezes
A raiz quadrada de um número pode ser obtida em C por meio da função sqrt(). Esta função recebe um valor double, ou seja, qualquer tipo que possa ser convertido em double e retorna um valor double. Veja o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int numero = 9;

  printf("A raiz quadrada de %d é %f", numero,
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A raiz quadrada de 9 é 3.

É importante observar que não é possível obter a raiz quadrada de um número negativo. Caso seu código tente fazer isso, o resultado poderá ser imprevisível.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Python - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 366 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  caractere = input("Informe um caractere: ")
    
  # agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = ord(caractere)
......


O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Python para iniciantes - Como contar de 0 a 10 usando o laço for da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 10017 vezes
Nesta dica veremos como usar o loop for da linguagem Python para contar de 0 até 10. É um exemplo bem simples, mas serve para nos lembrar da sintáxe dessa construção.

Veja o código completo:

# função principal do programa
def main():
  for i in range(11):
    print(i, end = "  ")
......


Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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