Você está aqui: WebGL (Web Graphics Library) ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como retornar o contexto de desenho do WebGL usando o método getContext() do objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 884 vezes
Esta é, claro, uma dica para iniciantes em WebGL + HTML5, e o motivo de eu estar documentando ela aqui é para poupar aos iniciantes uma dor de cabeça imensa tentando entender onde e como iniciar a execução de seus códigos WebGL.

Assim, o primeiro procedimento que temos que fazer é entender como adquirir o contexto de desenho do WebGL a partir do Canvas do HTML5. Uma vez adquirido o contexto e verificado o seu correto funcionamento, os demais passos serão, com certeza, mais fáceis.

No momento que escrevo esta dica, o objeto Canvas do HTML5 nos fornece duas formas a partir das quais podemos obter o contexto de desenho: "2d" e "webgl". O valor "webgl" pode ser trocado por "experimental-webgl" de forma a obter recursos adicionais, mas pode variar de um browser para outro. Assim, na dúvida, vamos ficar com o valor "webgl" mesmo.

Então, sem mais enrolação, para obter o contexto de desenho do WebGL, só precisamos chamar o método getContext() do objeto Canvas do HTML5, fornecendo o valor "webgl" como argumento. Veja:

<!doctype html>
<html>
<head>
 <title>Estudos WebGL</title>
</head>

<body>

<canvas id="tela" width="400px" height="300px"
  style="background-color: red">
Seu navegador não suporta o objeto Canvas do HTML5
</canvas>

<script type="text/javascript">
  var webGL = null; // referência ao WebGL
 
  // função que inicializa e testa o WebGL
  function inicializarWebGL(){
    // obtemos a referência ao Canvas
    var canvas = document.getElementById("tela");
   
    // e tentamos obter o contexto de desenho WebGL
    try{
      // recebe o contexto de desenho
      webGL = canvas.getContext("webgl");


Salve este código como estudos_webgl.html e abra-o no seu navegador. Se seu browser oferecer suporte ao WebGL e tudo correr bem, você verá um objeto Canvas com seu contexto de desenho pintado de verde (ou vermelho, em caso de erro).

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de WebGL (Web Graphics Library)

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 40 usuários muito felizes estudando em nosso site.