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Como retornar o contexto de desenho do WebGL usando o método getContext() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 884 vezes |
Esta é, claro, uma dica para iniciantes em WebGL + HTML5, e o motivo de eu estar documentando ela aqui é para poupar aos iniciantes uma dor de cabeça imensa tentando entender onde e como iniciar a execução de seus códigos WebGL. Assim, o primeiro procedimento que temos que fazer é entender como adquirir o contexto de desenho do WebGL a partir do Canvas do HTML5. Uma vez adquirido o contexto e verificado o seu correto funcionamento, os demais passos serão, com certeza, mais fáceis. No momento que escrevo esta dica, o objeto Canvas do HTML5 nos fornece duas formas a partir das quais podemos obter o contexto de desenho: "2d" e "webgl". O valor "webgl" pode ser trocado por "experimental-webgl" de forma a obter recursos adicionais, mas pode variar de um browser para outro. Assim, na dúvida, vamos ficar com o valor "webgl" mesmo. Então, sem mais enrolação, para obter o contexto de desenho do WebGL, só precisamos chamar o método getContext() do objeto Canvas do HTML5, fornecendo o valor "webgl" como argumento. Veja: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos WebGL</title> </head> <body> <canvas id="tela" width="400px" height="300px" style="background-color: red"> Seu navegador não suporta o objeto Canvas do HTML5 </canvas> <script type="text/javascript"> var webGL = null; // referência ao WebGL // função que inicializa e testa o WebGL function inicializarWebGL(){ // obtemos a referência ao Canvas var canvas = document.getElementById("tela"); // e tentamos obter o contexto de desenho WebGL try{ // recebe o contexto de desenho webGL = canvas.getContext("webgl"); Salve este código como estudos_webgl.html e abra-o no seu navegador. Se seu browser oferecer suporte ao WebGL e tudo correr bem, você verá um objeto Canvas com seu contexto de desenho pintado de verde (ou vermelho, em caso de erro). |
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