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Exibindo mensagens informativas usando o método information() da classe QMessageBox

Quantidade de visualizações: 5967 vezes
O método information() da classe QMessageBox é usado quando queremos exibir mensagens informativas aos usuários de nossos programas. Veja sua assinatura:

StandardButton QMessageBox::information(QWidget *parent, 
  const QString& title, const QString& text, 
  StandardButtons buttons = Ok, StandardButton 
  defaultButton = NoButton)

Vamos analisar os parâmetros deste método separadamente:

parent - Representa a janela pai da janela de mensagem. Em geral fornecemos o valor this a este parâmetro.

title - Representa o texto na barra de títulos da mensagem.

text - Representa o texto a ser exibido na mensagem.

buttons - Representa os botões que serão exibidos na mensagem. O padrão é o botão OK. Os botões podem ser aqueles constantes na flag StandardButtons, tais como MessageBox::Ok, QMessageBox::Open, QMessageBox::Save, QMessageBox::Cancel, etc, combinados com o operador "|".

defaultButton - Representa o botão que será acionado quando pressionarmos a tecla Enter. Este botão deverá ser parte dos botões definidos no parâmetro buttons. O padrão é NoButton.

Veja agora um trecho de código no qual temos uma mensagem contendo um título, um texto informativo e três botões (Yes, No e Cancel):

void JanelaPrincipal::on_pushButton_clicked()
{
  QMessageBox::information(this, "Salvar",
    "O documento foi modificado. Deseja salvá-lo antes de sair?",
    QMessageBox::Yes | QMessageBox::No | QMessageBox::Cancel,
    QMessageBox::Yes);
}

Em situações em que temos mais de um botão em uma mensagem gerada por meio do método information(), é importante saber qual botão o usuário escolheu (clicou). Para isso podemos usar o retorno do método, que é um valor inteiro referente à posição do botão na enumeração QMessageBox::StandardButton. Veja:

void JanelaPrincipal::on_pushButton_clicked()
{
   int res = QMessageBox::information(this, "Salvar",
     "O documento foi modificado. Deseja salvá-lo antes de sair?",
     QMessageBox::Yes | QMessageBox::No | QMessageBox::Cancel,
     QMessageBox::Yes);

   if(res == QMessageBox::Yes){
	   QMessageBox::information(this, "Aviso", "Você clicou o botão Yes");
   }
   else if(res == QMessageBox::No){
     QMessageBox::information(this, "Aviso", "Você clicou o botão No");
   }
   else if(res == QMessageBox::Cancel){
     QMessageBox::information(this, "Aviso", "Você clicou o botão Cancel");
   }
   else{
     QMessageBox::information(this, "Aviso", "Você não clicou nenhum botão");
   }
}

Note que se fecharmos esta mensagem usando a tecla Esc ou usando o botão Fechar do diálogo, o retorno é o botão Cancel.

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Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como adicionar um JPopupMenu a um JTextArea

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Neste exemplo mostrarei como é possível associar um JPopupMenu a um JTextArea. Dessa forma, quando clicarmos com o botão auxiliar na área de texto, nós teremos algumas opções de menu, tais como copiar, colar, selecionar tudo, etc.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTextArea textArea;
  JPopupMenu popup;
  JMenuItem selecionar; 
  
  public Estudos() {
    super("Uso de JPopupMenu em um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea);
     
    textArea.addMouseListener(
        new MouseAdapter(){
            @Override
            public void mouseReleased(MouseEvent e){
              if(e.isPopupTrigger())
                popup.show(e.getComponent(), e.getX(),
                  e.getY());
            }
        }   
    );
     
    // cria o JPopupMenu
    popup = new JPopupMenu();
    selecionar = new JMenuItem("Selecionar Tudo");
    selecionar.addActionListener(
        new ActionListener(){
            @Override
            public void actionPerformed(ActionEvent ev){
                textArea.requestFocus();
                textArea.selectAll();
            }
        }   
    );
     
    popup.add(selecionar);
    // fim menu
     
    c.add(scrollPane);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada em Java usando a função sqrt() da classe Math

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A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras.

Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que:

\[\sqrt{9} = 3\]

então, pela potenciação:

\[3^2 = 9\]

Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() da classe Math da linguagem Java. Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o valor
    System.out.print("Informe o valor desejado: ");
    double valor = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a raiz quadrada
    double raiz = Math.sqrt(valor);
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("A raiz quadrada do valor informado é: " + 
      raiz);
  }
}

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Informe o valor desejado: 9
A raiz quadrada do valor informado é: 3.0

É importante observar que, se fornecermos um valor negativo para a função sqrt(), o resultado será NaN (Not a Number, não é um número). Veja:

Informe o valor desejado: -9
A raiz quadrada do valor informado é: NaN


C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas

Como definir a cor de fundo de um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackColor

Quantidade de visualizações: 8884 vezes
A cor de fundo de um formulário Windows Forms pode ser definida em tempo de design ou execução usando-se a propriedade BackColor. Em tempo de design só precisamos clicar no formulário, acionar a janela de propriedades e escolher a cor de fundo desejada.

Em tempo de execução, a cor de fundo pode ser definida com um código parecido com:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir a cor de fundo para o formulário
  this.BackColor = Color.LightSalmon;
}

É possível obter o valor da propriedade BackColor do formulário da seguinte forma:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o valor da propriedade BackColor
  Color corFundo = this.BackColor;

  // vamos mostrar o resultado
  MessageBox.Show("A cor de fundo é: " + corFundo.Name);
}



C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como arredondar valores de ponto-flutuante usando a função round() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 16831 vezes
A função round() da linguagem C é usada quando precisamos arredondar um valor de ponto-flutuante (com casas decimais) para cima ou para baixo, de acordo com as seguintes regras:

a) Se a parte fracionária for igual ou maior que 0,5, o valor será arredondado para o menor inteiro maior que o valor fornecido à função (arredonda para cima).

b) Se a parte fracionária for menor que 0,5, o valor será arredondado para o maior inteiro menor que o valor fornecido à função (arredonda para baixo).

Para entender o funcionamento desta função, vamos considerar o valor 4.3. Ao aplicarmos a função round() a este valor, o retorno será 4.0. Isso pode ser comprovado no trecho de código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  printf("O valor 4.3 arredondado usando round() e %f", 
    round(4.3));
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

O valor 4.3 arredondado usando round() é 4.000000.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como usar a propriedade Items da classe TListBox do Delphi

Quantidade de visualizações: 11161 vezes
A propriedade Items da classe TListBox representa um objeto da classe TStrings, a classe base para objetos que representam uma lista de strings. Isso quer dizer que podemos acessar a propriedade Items e usar todos os métodos e propriedades da classe TStrings, tais como Add(), Clear(), Delete(), Exchange(), etc.

Veja, por exemplo, como usar o método Add() para adicionar um novo item na ListBox:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar um novo item na ListBox
  listBox1.Items.Add('Arquivo de Códigos');
end;

É possível obter um referência à propriedade Items para manipular os itens da ListBox indiretamente. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  lista: TStrings;
begin
  // vamos obter a lista de itens da ListBox
  lista := listBox1.Items;

  // vamos adicionar um novo item à lista
  lista.Add('Arquivo de Códigos');
end;

Esta técnica é útil quando queremos inserir itens em uma TListBox a partir de uma função ou procedure. Veja:

// procedure personalizada para inserir itens em uma TListBox
procedure inserirItensListBox(lista: TStrings);
begin
  lista.Add('Arquivo de Códigos');
  lista.Add('Osmar J. Silva');
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos chamar a procedure que adiciona os itens na ListBox
  inserirItensListBox(listBox1.Items);
end;

Para finalizar, veja como escrever uma função personalizada que constrói e retorna uma lista de strings. Note como usamos o objeto TStrings retornado para preencher a ListBox:

// função personalizada que constrói e retorna uma lista
// de strings
function obterLista: TStrings;
var
  lista: TStringList;
begin
  lista := TStringList.Create;
  lista.Add('Arquivo de Códigos');
  lista.Add('Osmar J. Silva');

  Result := lista;
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter a lista de strings
  ListBox1.Items := obterLista;
end;

Observe que, embora o retorno seja TStrings, no corpo da função nós construímos um objeto da classe TStringList. Isso acontece porque TStrings é uma classe abstrata e, portanto, não podemos chamar seu construtor. Como TStringList herda de TStrings e é uma classe concreta, esta é a escolha mais óbvia.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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