Você está aqui: Qt ::: Classes, Controles e Componentes ::: QString |
|
Como remover todas as ocorrências de um determinado caractere em uma QStringQuantidade de visualizações: 5926 vezes |
|
Em algumas situações gostaríamos de remover todas as ocorrências de um determinado caractere em uma QString. Para isso podemos usar o método remove(). Veja sua assinatura:QString& QString::remove(QChar ch, Qt::CaseSensitivity cs = Qt::CaseSensitive) Veja que só precisamos fornecer o caractere desejado e informar se a exclusão será sensitiva a letras maiúsculas e minúsculas. O padrão é Qt::CaseSensitive, ou seja, haverá diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Veja um exemplo do uso deste método: void JanelaPrincipal::on_pushButton_clicked() { // vamos declarar e inicializar uma QString QString frase = "Todo mundo gosta de Java e Qt"; // vamos remover todas as letras "t" frase.remove(QChar('t'), Qt::CaseInsensitive); // vamos exibir o resultado QMessageBox::information(this, tr("Mensagem"), tr("%1").arg(frase)); } Ao executarmos este código o conteúdo final da variável frase será "odo mundo gosa de Java e Q". |
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6099 vezes |
A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; // vamos exibir a largura e altura da imagem MessageBox.Show("A imagem carregada possui a largura de " + imagem.Width + " pixels e altura de " + imagem.Height + " pixels."); } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. |
Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata) |
Java MySQL - Como obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e seus correspondentes JDBC usando o método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaDataQuantidade de visualizações: 5819 vezes |
Em algumas situações precisamos obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e mapeá-los para seus correspondentes JDBC. Esta não é uma tarefa fácil, mas que, com uma pequena ajuda dos recursos de reflexão do Java, pode ser realizada depois de algumas xícaras de café. O primeiro passo é obter os tipos de dados suportados pelo MySQL com uma chamada ao método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaData. Os campos do ResultSet que nos interessam são TYPE_NAME e DATA_TYPE. TYPE_NAME traz o nome do tipo de dados no MySQL enquanto DATA_TYPE traz o tipo JDBC correspondente como um inteiro. Assim, o que temos que fazer é usar reflexão para obter todos os campos da classe java.sql.Types e efetuar um mapeamento entre os tipos. Veja o código completo para o exemplo: package estudosbancodados; import java.lang.reflect.Field; import java.sql.*; import java.util.HashMap; import java.util.Map; public class EstudosBancoDados{ static Map mapa; // usado para mapear os tipos JDBC public static void main(String[] args) { // strings de conexão String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos"; String usuario = "root"; String senha = "osmar1234"; String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver"; try { Class.forName(driverName).newInstance(); Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha); // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData(); // vamos obter os tipos de dados suportados por esta versão do MySQL // e seus correspondentes JDBC ResultSet tiposDados = dbmd.getTypeInfo(); while(tiposDados.next()){ System.out.println("MySQL: " + tiposDados.getString("TYPE_NAME") + " - JDBC: " + getJdbcTypeName(Integer.parseInt(tiposDados.getString("DATA_TYPE")))); } // vamos fechar o ResultSet tiposDados.close(); } catch (SQLException ex) { System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState()); System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode()); } catch (Exception e) { System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e); } } // Este método retorna o nome de um tipo JDBC // O retorno é null se o tipo JDBC não puder ser reconhecido public static String getJdbcTypeName(int jdbcType){ // vamos usar reflection para mapear valores inteiros a seus nomes if(mapa == null) { mapa = new HashMap(); // vamos obter todos os campos da classe java.sql.Types Field[] campos = java.sql.Types.class.getFields(); // vamos percorrer os campos for(int i = 0; i < campos.length; i++){ try{ // vamos obter o nome do campo String nome = campos[i].getName(); // vamos obter o valor do campo Integer valor = (Integer)campos[i].get(null); // vamos adicionar ao mapa mapa.put(valor, nome); } catch(IllegalAccessException e){ System.out.println("Ops: " + e.getMessage()); } } } // vamos retornar o nome do tipo JDBC return (String)mapa.get(new Integer(jdbcType)); } } O resultado da execução deste código foi: MySQL: BIT - JDBC: BIT MySQL: BOOL - JDBC: BIT MySQL: TINYINT - JDBC: TINYINT MySQL: TINYINT UNSIGNED - JDBC: TINYINT MySQL: BIGINT - JDBC: BIGINT MySQL: BIGINT UNSIGNED - JDBC: BIGINT MySQL: LONG VARBINARY - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: MEDIUMBLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: LONGBLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: BLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: TINYBLOB - JDBC: LONGVARBINARY MySQL: VARBINARY - JDBC: VARBINARY MySQL: BINARY - JDBC: BINARY MySQL: LONG VARCHAR - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: MEDIUMTEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: LONGTEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: TEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: TINYTEXT - JDBC: LONGVARCHAR MySQL: CHAR - JDBC: CHAR MySQL: NUMERIC - JDBC: NUMERIC MySQL: DECIMAL - JDBC: DECIMAL MySQL: INTEGER - JDBC: INTEGER MySQL: INTEGER UNSIGNED - JDBC: INTEGER MySQL: INT - JDBC: INTEGER MySQL: INT UNSIGNED - JDBC: INTEGER MySQL: MEDIUMINT - JDBC: INTEGER MySQL: MEDIUMINT UNSIGNED - JDBC: INTEGER MySQL: SMALLINT - JDBC: SMALLINT MySQL: SMALLINT UNSIGNED - JDBC: SMALLINT MySQL: FLOAT - JDBC: REAL MySQL: DOUBLE - JDBC: DOUBLE MySQL: DOUBLE PRECISION - JDBC: DOUBLE MySQL: REAL - JDBC: DOUBLE MySQL: VARCHAR - JDBC: VARCHAR MySQL: ENUM - JDBC: VARCHAR MySQL: SET - JDBC: VARCHAR MySQL: DATE - JDBC: DATE MySQL: TIME - JDBC: TIME MySQL: DATETIME - JDBC: TIMESTAMP MySQL: TIMESTAMP - JDBC: TIMESTAMP |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX |
Quais os parâmetros que podem ser usados com o método ajax() da biblioteca jQueryQuantidade de visualizações: 12908 vezes |
O método ajax() do jQuery aceita um mapa de opções para a requisição HTTP a ser realizada. Boa parte destas opções possuem valores padrões e, portanto, não precisam ser especificadas. A lista a seguir mostra os parâmetros disponíveis para o método ajax() na versão 1.2.3: url: Uma string contendo a URL para a qual a requisição HTTP será feita. type (opcional): Uma string definindo o método HTTP a ser usado na requisição (GET ou POST). O valor padrão é GET. dataType (opcional): Uma string definindo o tipo de dados aguardados como resposta do servidor (xml, html, json ou script). ifModified (opcional): Um valor Boolean indicando se o servidor deverá verificar se a página foi modificada antes de responder à requisição. timeout (opcional): O número de milisegundos após o qual a requisição sofrerá timeout e apresentará uma falha. global (opcional): Um valor Boolean indicando se gerenciadores de eventos AJAX globais serão disparados por esta requisição. O valor padrão é true. beforeSend (opcional): Uma função de callback que será executada antes da requisição HTTP ser feita. error (opcional): Uma função de callback que é executada se a requisição falhar. success (opcional): Uma função de callback que será executada se a requisição for feita com sucesso. complete (opcional): Uma função de callback que é executada quando a requisição finalizar. data (opcional): Um mapa ou string que será enviado ao servidor junto com a requisição. processData (opcional): Um valor boolean indicando se a conversão dos dados enviados em um formato objeto para o formato query-string deverá ser feita. O valor padrão é true. contentType (opcional): Uma string contendo o tipo de conteúdo MIME a ser definindo para a requisição. O valor padrão é application/x-www-form-urlencoded. async (opcional): Um valor Boolean indicando se a requisição deverá ser feita de forma assíncrona. O valor padrão é true. Nesta seção você encontra vários exemplos de uso da função ajax() do jQuery. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como usar o método prependTo() do jQuery para adicionar todo o conteúdo de um elemento ao final de outro elemento HTMLQuantidade de visualizações: 7065 vezes |
O método prependTo() é usado quando queremos adicionar todo o conteúdo dos elementos retornados sob uma determinada condição no início de outro ou outros elementos HTML. Veja um trecho de código no qual adicionamos o conteúdo de um parágrafo no início de um elemento DIV: <script type="text/javascript"> <!-- function adicionarConteudo(){ var texto = "Mais uma linha.<br>"; $("#parag").prependTo("#div_1"); } //--> </script> O método prependTo() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Arquivos e diretórios em PHP - Como montar uma árvore de arquivos e diretórios recursivamenteQuantidade de visualizações: 15953 vezes |
Este exemplo mostra como listar todo o conteúdo de um diretório recursivamente em forma de árvore. Note que usei um objeto da classe RecursiveDirectoryIterator da linguagem PHP para facilitar nosso trabalho. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php // nome e local do diretório $dir = $_SERVER["DOCUMENT_ROOT"] . "/escola/app"; // função recursiva que lista o diretório atual function montarArvore($it){ echo '<ul>'; for(; $it->valid(); $it->next()){ if($it->isDir() && !$it->isDot()) { printf('<li>%s</li>', $it->current()); if($it->hasChildren()) { $filho = $it->getChildren(); echo '<ul>' . montarArvore($filho) . '</ul>'; } } elseif($it->isFile()) { echo '<li>'. $it->current() . '</li>'; } } echo '</ul>'; } // faz a primeira chamada à função recursiva montarArvore(new RecursiveDirectoryIterator($dir)); ?> </body> </html> |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |