Você está aqui: Qt ::: Classes, Controles e Componentes ::: QDate, QTime e QDateTime

Aprenda a usar a classe QDate em seus programas Qt

Quantidade de visualizações: 6650 vezes
A classe QDate fornece funções de data (só datas, sem envolver horas). Um objeto desta classe contém datas de calendário (números para o ano, mês e dia) no calendário Gregoriano. Por meio desta classe nós podemos obter a data atual do sistema assim como comparar e manipular datas. É possível também adicionar ou subtrair dias, meses e anos de um data.

Antes de usarmos a classe QDate em nossos programas Qt, devemos adicionar a linha:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


à nossa seção de includes.

Veja um exemplo de como podemos usar a classe QDate para obter a data atual do sistema:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Um objeto QDate é geralmente criado fornecendo-se os valores para o ano, mês e dia (nesta ordem). Note que a classe QDate interpreta o ano de dois dígitos de forma um pouco diferente. Se fornecermos valores de 0 até 99, o ano será algo assim, e não 2090 como se deveria esperar. Além disso, um objeto QDate pode ser construído por meio de uma chamada ao método estático currentDate(), que cria e retorna um objeto QDate contendo a data atual do sistema. No exemplo acima eu adotei esta abordagem.

Uso dos calendários Gregoriano (Gregorian) e Juliano (Julian)

A classe QDate usa o calendário Gregoriano em todas as localizações (locales), começando em 15 de outubro de 1582. Para as datas até e incluindo 4 de outubro de 1582, o calendário Juliano é usado. Isso significa que há uma lacuna de 10 dias no calendário interno entre 4 e 15 de outubro de 1582. Quando usamos a classe QDateTime para datas e horas nesta época, o dia seguinte a 4 de outubro de 1582 é 15 de outubro de 1582, e as datas neste intervalo são inválidas.

A data da mudança do calendário Julian para o Gregorian usada no Qt é a data na qual o calendário Gregoriano foi apresentado pela primeira vez, pelo Papa Gregory XIII. Esta mudança não foi aceita universalmente e algumas localidades o fizeram mais tarde (algumas nem o fizeram). A classe QDateTime não leva estes fatos históricos em consideração. Se uma aplicação deve suportar datas e horas de acordo com as configurações regionais do sistema, ela deverá fazê-lo por conta própria, lembrando-se de efetuar as devidas conversões entre os dois calendários.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Qt

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 26 usuários muito felizes estudando em nosso site.