Você está aqui: Qt ::: Classes, Controles e Componentes ::: QLineEdit |
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Entenda a classe QLineEdit e aprenda a usar este controle em seus programas QtQuantidade de visualizações: 8220 vezes |
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A classe QLineEdit possibilita a criação de controles do tipo caixas de textos de uma linha. Objetos desta classe são muito usados para a criação de campos para a inserção e edição de nomes, senhas, etc. Antes de estudar as dicas relativas a esta classe, é importante que você saiba como inserir um controle QLineEdit em uma janela. Para este exemplo, vamos mostrar como realizar esta tarefa em uma janela QDialog. Comece analisando o arquivo de cabeçalho (dialogo.h) para a classe Dialogo: #ifndef DIALOGO_H #define DIALOGO_H #include <QDialog> class QPushButton; class QLineEdit; class Dialogo : public QDialog { Q_OBJECT public: Dialogo(QWidget *parent = 0); private: // referência a um QPushButton QPushButton *btnOK; // referência a um QLineEdit QLineEdit *txtCampo; private slots: // slot para o evento click do botão void btnOKClicked(); }; #endif #include <QtGui> #include "dialogo.h" Dialogo::Dialogo(QWidget *parent) : QDialog(parent) { // cria o QLineEdit txtCampo = new QLineEdit(); // define a largura e altura txtCampo->setMinimumSize(120, 22); // cria o QPushButton btnOK = new QPushButton(tr("&Ok")); btnOK->setDefault(true); btnOK->setMinimumSize(50, 24); // conecta o botão ao slot btnOKClicked() connect(btnOK, SIGNAL(clicked()), this, SLOT(btnOKClicked())); QHBoxLayout *layout = new QHBoxLayout; layout->addWidget(txtCampo); layout->addWidget(btnOK); layout->setAlignment(Qt::AlignTop | Qt::AlignLeft); setLayout(layout); setWindowTitle(tr("Estudos Qt")); resize(300, 150); } void Dialogo::btnOKClicked() { // obtém o texto do QLineEdit QString texto = txtCampo->text(); // exibe o texto do QLineEdit QMessageBox::information(this, "Mensagem", tr("O texto do QLineEdit é: %1").arg(texto)); } QString texto = txtCampo->text(); QMessageBox::information(this, "Mensagem", tr("O texto do QLineEdit é: %1").arg(texto)); |
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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como inserir um item em uma determinada posição da ArrayList do Java usando o método add()Quantidade de visualizações: 14444 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método add() da classe ArrayList do Java para inserir um elemento em uma determinada posição, ou seja, em um determinado índice da lista. Para isso nós só precisamos usar a assinatura do método add() que aceita também o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja:public void add(int index, E element) Você deve ter em mente, claro, que este método pode disparar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se o índice informado estiver fora da faixa permitida. Veja agora o código Java completo para o exemplo: package estudos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> pessoas = new ArrayList<>(); // adiciona itens na lista pessoas.add("Alberto"); pessoas.add("Victor"); pessoas.add("João"); // adiciona um item na posição 2, depois de Victor pessoas.add(2, "Ricardo"); // exibe os itens da lista for(int i = 0; i < pessoas.size(); i++){ System.out.println(pessoas.get(i)); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Alberto Victor Ricardo João |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou coleção à uma outra ArrayList do Java usando o método addAll()Quantidade de visualizações: 15104 vezes |
Em algumas situações pode ser necessário adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou outra coleção a uma determinada ArrayList já existente. Isso pode ser feito por meio do uso do método addAll() da classe ArrayList. Na versão 1.5 do Java, este método possui duas assinaturas. Veja a primeira:public boolean addAll(Collection<? extends E> c) Aqui nós podemos adicionar à uma ArrayList existente todos os elementos de uma determinada coleção, desde que, é claro, esta coleção implemente ou descenda de alguma classe que implemente a interface Collection. Note também o uso de genéricos na coleção a ser fornecida como argumento. É importante observar que, se passarmos uma coleção de tipos diferentes daquela na qual estamos chamando o método addAll() teremos um erro de compilação. Veja um exemplo no qual adicionamos todos os elementos de uma ArrayList no final de outra: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // no final da primeira lista nomes.addAll(nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } A segunda assinatura do método addAll() nos permite definir a posição no ArrayList alvo a partir da qual os elementos da coleção fonte serão adicionados. Veja: public boolean addAll(int index, Collection<? extends E> c) Eis um exemplo no qual inserimos os elementos de uma ArrayList a partir do segundo elemento da ArrayList alvo. Note que os itens existentes têm suas posições alteradas de forma a acomodar os novos elementos: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // a partir do segundo elemento da primeira lista nomes.addAll(1, nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } Como resultado da execução deste código nós teremos: Carlos Osmar Zacarias Maria Fernanda |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como verificar se Num Lock está ativado no seu teclado usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 8119 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível verificar se Num Lock está ativado no seu teclado. Para isso nós podemos usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt. Veja o exemplo completo: package arquivodecodigos; import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_NUM_LOCK)){ System.out.println("Num Lock está ativado"); } else{ System.out.println("Num Lock não está ativado"); } System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Num Lock não está ativado |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Dart - Geometria Analítica e Álgebra Linear em DartQuantidade de visualizações: 1223 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Dart. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Dart completo que nos auxilia na resolução deste problema: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } void main(){ // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ print("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); print("O ponto de interseção é: " + "x = ${x.toStringAsFixed(2)}; y = ${y.toStringAsFixed(2)}"); } } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como definir o conteúdo HTML de um elemento usando a função html() do jQueryQuantidade de visualizações: 7470 vezes |
O método html("conteúdo") permite definir o conteúdo (innerHTML) de todos os elementos encontrados em uma determinada condição. Considere os seguintes elementos P:<p>Sou o primeiro parágrafo</p> <p>Sou o segundo parágrafo</p> Veja agora o código JavaScript que define o conteúdo HTML destes dois parágrafos: <script type="text/javascript"> <!-- function definirInnerHTML(){ var texto = "<b>Veja este texto</b>"; // define o conteúdo para os elementos P $('p').html(texto); } //--> </script> Lembre, porém, que a prática mais comum é definir o conteúdo HTML de um elemento identificado por um id. O retorno deste método é um objeto jQuery, que pode ser usado para possíveis encadeamentos de chamadas de métodos. |
Veja mais Dicas e truques de jQuery |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.Count |
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