Você está aqui: ASP.NET ::: ASP.NET Validation Controls (Controles de Validação) ::: Miscelâneas

Como usar a propriedade EnableClientScript da classe BaseValidator para efetuar a validação somente no lado do servidor (server-side validation)

Quantidade de visualizações: 6598 vezes
Por padrão os controles de validação do ASP.NET fazem seu trabalho no lado do cliente (client-side), ou seja, no browser. Isso quer dizer que a página não é enviada durante o processo de validação. A validação do lado do servidor (server-side) ocorre somente quando o navegador não suporta JavaScript ou o usuário o desabilitou.

Porém, pode haver situações nas quais queremos que a validação seja feita somente no lado do servidor, talvez para executarmos algum código antes de validar os dados.

Veja abaixo um trecho de código no qual temos uma caixa de texto, um botão e um controle de validação <asp:RequiredFieldValidator>. Ao executar este exemplo você verá que a página é realmente enviada antes que a validação do campo ocorra.

Eis o código para a página Default.aspx:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Analise agora o código para o arquivo de code-behind Default.aspx.cs:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Execute o exemplo e experimente clicar no botão sem preencher a caixa de texto. A página será enviada ao servidor e uma mensagem "Houve um erro na página" será exibida, juntamente com o conteúdo da propriedade "Campo de preenchimento obrigatório" do controle <asp:RequiredFieldValidator>. Isso foi possível devido ao teste que fizemos na propriedade Page.IsValid. Esta propriedade nos permite verificar se todos os controles de validação da página conseguiram realizar seu trabalho com sucesso.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de ASP.NET

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 31 usuários muito felizes estudando em nosso site.