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Como testar se o navegador (browser) do usuário suporta cookies e se estes estão habilitados

Quantidade de visualizações: 8528 vezes
Em algumas situações gostaríamos de verificar se o browser do usuário suporta cookies e se estes estão habilitados. Esta dica mostra como isso pode ser feito em suas aplicações ASP.NET.

Sabemos que o usuário pode desabilitar os cookies em seu navegador. Sabemos também que nenhum erro é exibido pela página ASP.NET caso não consigamos ler ou gravar cookies no computador do usuário. Para aplicações que dependem de cookies, esta é uma situação que pode trazer muita dor de cabeça.

Uma das formas mais confiáveis de se verificar se os cookies são suportados e se estão habilitados, é tentando gravar e depois ler o valor de um cookie. Para isso usaremos duas páginas ASP.NET. Veja o código para a primeira (Default.aspx):

<%@ Page Language="C#" AutoEventWireup="true"  
CodeFile="Default.aspx.cs" Debug="true"
Inherits="_Default" %>

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 
1.0Transitional//EN" 
"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head id="Head1" runat="server">
    <title>Estudos ASP.NET</title>
</head>
<body>

<form id="form1" runat="server">
  
  <asp:Button ID="Button1" runat="server" Text="Gravar valor em cookie" 
    onclick="Button1_Click" />
  
</form>

</body>
</html>

Nesta página temos apenas um botão <asp:Button>. Veja a implementação de seu evento Click no arquivo de code-behind Default.aspx.cs:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Web;
using System.Web.UI;
using System.Web.UI.WebControls;

public partial class _Default : System.Web.UI.Page {
  protected void Button1_Click(object sender, EventArgs e){
    // vamos gravar um cookie e direcionar para uma segunda página
    Response.Cookies["teste_cookie"].Value = "ok";
    
    // vamos definir o tempo de vida do cookie
    Response.Cookies["teste_cookie"].Expires = 
      DateTime.Now.AddMinutes(1);
    
    // vamos direcionar para a página de teste
    Response.Redirect("Pagina2.aspx");
  }
}

Note que aqui nós criamos um cookie chamado "teste_cookie" e definimos sua data de expiração para daqui a 1 minuto. Em seguida nós direcionamos o browser para uma página Pagina2.aspx. Veja o código para esta segunda página:

<%@ Page Language="C#" AutoEventWireup="true" 
CodeFile="Pagina2.aspx.cs" Inherits="Pagina2" %>

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 
Transitional//EN" 
"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head runat="server">
    <title></title>
</head>
<body>
    <form id="form1" runat="server">
    <div>
    
    <asp:Label ID="Label1" runat="server" 
      Text="Resultado do texto de cookies"></asp:Label>
    
    </div>
    </form>
</body>
</html>

Nesta página Pagina2.aspx nós temos apenas um controle <asp:Label>, que exibirá um texto nos informando se cookies estão habilitados ou não. Veja agora o código para o evento Page_Load desta página no arquivo de code-behind Pagina2.aspx.cs:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Web;
using System.Web.UI;
using System.Web.UI.WebControls;

public partial class Pagina2 : System.Web.UI.Page{
  protected void Page_Load(object sender, EventArgs e){
    // vamos verificar a existência do cookie "teste_cookie"
    // se este existir é sinal de que o browser aceita cookies
    if(Request.Cookies["teste_cookie"] == null){
      Label1.Text = "O browser não aceita cookies";
    }
    else{
      Label1.Text = "O browser aceita cookies";
      
      // vamos excluir o cookie
      Response.Cookies["teste_cookie"].Expires =
        DateTime.Now.AddDays(-1);
    }
  }
}

Execute a aplicação e clique no botão. Se cookies estiverem habilitados a segunda página será exibida com a mensagem "O browser aceita cookies". Caso contrário a mensagem será "O browser não aceita cookies".

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wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp

Como usar a classe wxApp em suas aplicações C++ wxWidgets

Quantidade de visualizações: 1567 vezes
A classe wxApp (Application Class) é uma das primeiras classes que devemos estudar se quisermos ter um domínio perfeito do framework wxWidgets. Para usá-la, devemos incluir #include <wx/app.h> em nossos códigos. Essa classe herda de wxAppConsole.

Todas as aplicações wxWidgets definem uma classe application derivada de wxApp. Há somente uma instância dela, e essa instância representa a aplicação sendo executada no momento.

De todos os métodos herdados de wxApp, há pelo menos um que devemos implementar, e ele é a função OnInit(), que é chamada quando o wxWidgets está pronto para executar o nosso código. OnInit() equivale ao main() em C/C++ ou WinMain (aplicações Win32).

Veja um trecho de código no qual declaramos e usamos a classe wxApp:

Código para aplicacao.h:

#include <wx/wx.h>

// arquivo de definição

// declaramos a classe application
class MinhaAplicacao : public wxApp{
public:
  // é chamado no startup da aplicação
  virtual bool OnInit();
};

// declara MinhaAplicacao& GetApp()
DECLARE_APP(MinhaAplicacao)

Código para aplicacao.cpp:

#include "aplicacao.h"

// arquivo de implementação

// aqui o wxWidgets implementa nosso objeto MinhaAplicacao
IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao)

bool MinhaAplicacao::OnInit(){
  // vamos mostrar uma mensagem ao iniciar a aplicação
  wxMessageDialog *alerta = new wxMessageDialog(NULL,
    wxT("A aplicação foi iniciada com sucesso"), wxT("Informação"), wxOK);
  alerta->ShowModal();

  // em geral retornamos true para iniciar o loop de eventos
  // mas essa aplicação exibe apenas uma janela de mensagem. Podemos sair
  return false;
}

Veja que no arquivo de declaração (header file) nós temos a macro DECLARE_APP. Ela nos permite declarar a função wxGetApp() que retorna uma referência para o objeto aplicação. Se não fizermos isso, a única forma de obter tal referência é usando o ponteiro global wxTheApp, que é do tipo wxApp*.

A macro IMPLEMENT_APP, no arquivo de implementação, permite ao wxWidgets criar dinamicamente uma instância do objeto application no ponto apropriado da inicialização da biblioteca.

Esse trecho de código é totalmente funcional, mas teremos apenas a exibição de uma mensagem wxMessageDialog. Por essa razão eu retornei false no laço de eventos. Se tivéssemos criado uma janela wxFrame, o retorno deveria ser true, já que teríamos de lidar com eventos.

Para finalizarmos, lembre-se de que o método OnInit() da classe wxApp é o local ideal para se fazer as verificações iniciais da aplicação, tais como conexão com banco de dados, permissão do usuário, disponibilidade da rede, etc.


Node.js ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como obter o diretório de instalação do Node.js - O diretório de trabalho do Node.js

Quantidade de visualizações: 1787 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de obter o diretório de instalação, ou diretório de trabalho do Node.js. Isso pode ser feito por meio da variável __dirname ou da função cwd() do objeto process. Tanto a variável quanto a função process.cwd() fazem parte do core do Node.js e não precisam ser importados.

Veja abaixo um exemplo de um aplicação funcional que mostra o nome do diretório de trabalho:

// importamos o módulo HTTP
var http = require("http");
  
http.createServer(function(request, response){
  // Aqui nós enviamos o cabeçalho HTTP, com a resposta
  // 200 (OK) e o content type text/plain
  response.writeHead(200, {'Content-Type': 'text/plain'});
      
  // Vamos obter e mostrar o diretório de trabalho do Node.js
  var diretorio = __dirname;
  // poderíamos também usar
  // var diretorio = process.cwd();
  response.write('O diretório de trabalho é: ' + diretorio + '\n');
  // fechamos a resposta HTTP
  response.end();
}).listen(8081); // o HTTP server vai ouvir na posta 8081
   
// Que tal uma mensagem no console?
console.log('O servidor está ouvindo em http://127.0.0.1:8081/');

Depois de executar o servidor, abra seu navegador no endereço http://127.0.0.1:8081 e você terá o seguinte resultado:

O diretório de trabalho é: c:\estudos_nodejs


C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como excluir todos os itens de uma ListBox do C# Windows Forms usando a função Clear()

Quantidade de visualizações: 303 vezes
Em algumas situações nós precisamos limpar uma ListBox do C# Windows Forms, ou seja, excluir todos os seus itens de uma só vez em tempo de execução, enquanto o programa estiver rodando.

Esta tarefa pode ser realizada por meio de uma chamada ao método Clear() do objeto ObjectCollection da ListBox.

Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e removemos todos os itens da ListBox:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e)
{
  // remove todos os itens da ListBox
  listBox1.Items.Clear();
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em Java usando o método renameTo() da classe File - Arquivos e diretórios em Java

Quantidade de visualizações: 8684 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método renameTo() da classe File da linguagem Java para renomear um diretório. Veja que este método retorna boolean, ou seja, o valor true caso o diretório for renomeado com sucesso e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // diretorio com o nome antigo
    File dir1 = new File("c:\\java");
     
    // diretorio com o novo nome
    File dir2 = new File("c:\\java_novo");
     
    boolean ok = dir1.renameTo(dir2);
    if(ok){
      System.out.println("Diretorio renomeado com sucesso.");
    }
    else{
      System.out.println("Nao foi possivel renomear o diretorio.");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Diretorio renomeado com sucesso.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros

Como retornar o nome ou tipo de exceção de um erro em JavaScript usando a propriedade name do objeto Error

Quantidade de visualizações: 6729 vezes
Em várias situações nós precisamos saber o nome do tipo de erro de tempo de execução em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade name do objeto Error.

Veja um código JavaScript completo demonstrando o seu uso:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script language="javascript">
  // o trecho de código a seguir vai provocar
  // um erro de tempo de execução em JavaScript
  try{
    // y não foi definido
    var x = y;
  }
  catch(e){
    document.write("Tipo do erro: " + e.name);
  }
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Tipo do erro: ReferenceError

A propriedade name do objeto Error pode retornar os seguintes valores:

EvalError - Um erro provocado pela função eval.
RangeError - Um erro provocado por um número fora da faixa permitida.
ReferenceError - Uma referência ilegal provocou o erro.
SyntaxError - Um erro de sintáxe.
TypeError - Um erro provocado por uma conversão de tipos.
URIError - Provocado por um erro na função encodeURI().


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

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