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Você está aqui: PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes |
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Como testar se uma variável é do tipo resourceQuantidade de visualizações: 6942 vezes |
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<? /* Em algumas situações podemos querer saber se uma variável é do tipo resource. Este teste pode ser feito com o auxílio da função is_resource(). Esta função retorna um valor true ou false dependendo do tipo de variável sendo testada. */ $mysql_access = mysql_connect($server, $user, $pw); if(is_resource($mysql_access)){ echo 'A variável $mysql_access é do tipo resource.'; } ?> |
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Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em Rust usando a função len()Quantidade de visualizações: 376 vezes |
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de elementos em um vetor Rust, ou seja, um array. Para isso nós podemos usar a função len() do objeto Array. Veja um exemplo Rust no qual nós criamos um array com cinco elementos do tipo inteiro e em seguida usando a função len() para retornar o seu tamanho: // função principal do programa Rust fn main() { // vamos criar um array com 5 elementos let valores = [7, 3, 4, 9, 1]; // agora vamos obter o tamanho do array let tamanho = valores.len(); // e mostramos o resultado println!("O array possui {} elementos", tamanho); } Ao executar este código Rust nós teremos o seguinte resultado: O array possui 5 elementos |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em Java usando a função renameTo() da classe FileQuantidade de visualizações: 469 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos tirar proveito do método renameTo() da classe File do Java para renomear arquivos. Lembre-se de que a classe File está no pacote java.io. Além disso, não coloquei try...catch no exemplo. Faça isso caso você deseje usar este código em aplicações reais. Veja o código completo: package arquivodecodigos; import java.io.File; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // arquivo com o nome antigo File arquivo1 = new File("c:\\java\\Conectar.java"); // arquivo com o novo nome File arquivo2 = new File("c:\\java\\Conectar2.java"); boolean ok = arquivo1.renameTo(arquivo2); if(ok){ System.out.println("Arquivo renomeado com sucesso."); } else{ System.out.println("Nao foi possivel renomear o arquivo."); } } } Se o arquivo puder se renomeado com sucesso você verá a mensagem: Arquivo renomeado com sucesso. |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em JavaQuantidade de visualizações: 13420 vezes |
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho. Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha: int x1 = 30; int y1 = 50; int ang = 0; int comp = 100; Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo: int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser): javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e: javascript:alert(Math.cos(0)) resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos: int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo: import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha (ângulo)"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel int x1 = 30; // coordenada inicial x int y1 = 50; // coordenada inicial y int ang = 0; // ângulo int comp = 100; // comprimento // coordenada x final int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); // coordenada y final int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita). Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função concat() que reproduz a funcionalidade da função strcat() da linguagem CQuantidade de visualizações: 11289 vezes |
O C (C99, ANSI C) contém uma função strcat(), no header string.h, que permite concatenar duas strings. Para fins de estudo, segue abaixo o código completo para uma função concat(), que recebe duas strings, anexa a segunda à primeira e retorna um ponteiro para uma string contendo ambas:// uma função concat char *concat(char *destino, const char *origem) { // um ponteiro para a string de destino char *original = destino; // vai para o final da string de destino while(*original) original++; // anexa a string de origem while(*original++ = *origem++) ; // retorna o resultado return destino; } Veja como usar no trecho de código abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função concat char *concat(char *destino, const char *origem) { // um ponteiro para a string de destino char *original = destino; // vai para o final da string de destino while(*original) original++; // anexa a string de origem while(*original++ = *origem++) ; // retorna o resultado return destino; } int main(int argc, char *argv[]) { char frase1[100] = "Gosto"; char frase2[20] = " muito de C e Java."; char *resultado = concat(frase1, frase2); // exibe o resultado printf("%s", resultado); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de C e Java. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é perfeito usando JavaQuantidade de visualizações: 531 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se este número é um número perfeito. Um número perfeito é aquele cuja soma dos seus divisores, exceto ele próprio, é igual ao número. Por exemplo, o número 6 é perfeito, pois 1 + 2 + 3 = 6. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 6 O número informado é um número perfeito. Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int numero; // número informado pelo usuário int soma = 0; // vai guardar a soma dos dígitos // para efetuar a leitura da entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar o valor inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); // lê o número informado numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // um laço que começa em 1 e até o número informado - 1 for(int i = 1; i < numero; i++){ // o número é divisível pelo valor de i? if(numero % i == 0){ soma = soma + i; // aumenta a soma } } // a soma é igual ao número informado? if(soma == numero){ System.out.println("O número informado é um número perfeito."); } else{ System.out.println("O número informado não é um número perfeito."); } } } |
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Códigos Fonte |
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