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Você está aqui: ActionScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Adicionando elementos no final de um arrayQuantidade de visualizações: 7176 vezes |
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// Este exemplo mostra como adicionar elementos // no final de um array. var nomes:Array = ["Osmar", "Fábio", "Carlos", "Marcelo", "Xavier"]; var res:String = "Valores do array:\n\n"; // vamos adicionar mais um elemento no final // do array nomes.push("Viviane"); // vamos percorrer os elementos do array for(var i:int = 0; i < nomes.length; i++){ res += nomes[i] + "\n"; } Alert.show(res); |
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Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Como adicionar novos mapeamentos chave-valor a um HashMap do Java usando o método put()Quantidade de visualizações: 9237 vezes |
Novos mapeamentos chave-valor são adicionados a um HashMap da linguagem Java usando-se o método put(). Veja sua assinatura:public V put(K key, V value) Note que este método recebe a chave e o valor a ser inserido e retorna um objeto do mesmo tipo daquele fornecido no segundo argumento. Este retorno é muito útil para sabermos se o novo valor não sobrepôs um valor já existente. Se o retorno for null, o novo valor foi inserido. Caso contrário o retorno será o valor existente antes da sobreposição. Apenas tenha cuidado com valores null existentes como chaves ou valores. Nestes casos o retorno do método put não ajudará em nada. Veja um exemplo do uso do método put(): package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma instância de HashMap HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>(); // vamos adicionar três chaves e seus valores clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva"); clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade"); clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos"); // é possível também referenciar o valor adicionado // ao HashMap, uma vez que este é o retorno do métoto put() String nome = clientes.put(new Integer(2), "Carlos"); if(nome == null){ System.out.println("Novo valor inserido com sucesso"); } else{ System.out.println("Valor já existia. Houve sopreposição"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor já existia. Houve sopreposição |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é perfeito usando JavaQuantidade de visualizações: 531 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se este número é um número perfeito. Um número perfeito é aquele cuja soma dos seus divisores, exceto ele próprio, é igual ao número. Por exemplo, o número 6 é perfeito, pois 1 + 2 + 3 = 6. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 6 O número informado é um número perfeito. Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int numero; // número informado pelo usuário int soma = 0; // vai guardar a soma dos dígitos // para efetuar a leitura da entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar o valor inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); // lê o número informado numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // um laço que começa em 1 e até o número informado - 1 for(int i = 1; i < numero; i++){ // o número é divisível pelo valor de i? if(numero % i == 0){ soma = soma + i; // aumenta a soma } } // a soma é igual ao número informado? if(soma == numero){ System.out.println("O número informado é um número perfeito."); } else{ System.out.println("O número informado não é um número perfeito."); } } } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C++ dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1101 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem C++ que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda o coeficiente angular float m; // x e y do primeiro ponto cout << "Coordenada x do primeiro ponto: "; cin >> x1; cout << "Coordenada y do primeiro ponto: "; cin >> y1; // x e y do segundo ponto cout << "Coordenada x do segundo ponto: "; cin >> x2; cout << "Coordenada y do segundo ponto: "; cin >> y2; // vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // mostramos o resultado cout << "O coeficiente angular é: " << m << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.666667 Pressione qualquer tecla para continuar... Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): #include <iostream> #include <cstdlib> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente float cateto_oposto, cateto_adjascente; // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente float tetha, tangente; // x e y do primeiro ponto cout << "Coordenada x do primeiro ponto: "; cin >> x1; cout << "Coordenada y do primeiro ponto: "; cin >> y1; // x e y do segundo ponto cout << "Coordenada x do segundo ponto: "; cin >> x2; cout << "Coordenada y do segundo ponto: "; cin >> y2; // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente = tan(tetha); // mostramos o resultado cout << "O coeficiente angular é: " << tangente << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity |
Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telasQuantidade de visualizações: 1522 vezes |
Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android. Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java. Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo: <activity android:name=".MainActivity"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" /> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" /> </intent-filter> </activity> Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish. Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá. Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity"> <Button android:id="@+id/abrir_tela" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:layout_marginTop="20dp" android:onClick="abrirSegundaTela" android:text="@string/abrir_tela" /> </LinearLayout> Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela". Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela"> <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="Sou a segunda tela."/> </LinearLayout> Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela. Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo: package com.example.appduastelas; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.Intent; import android.os.Bundle; import android.view.View; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método usado para abrir a segunda tela public void abrirSegundaTela(View view) { Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class); startActivity(intent); } } Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento. Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercício Resolvido de Java - Crie uma classe Agenda que pode armazenar 10 pessoas e que seja capaz de realizar as seguintes operaçõesQuantidade de visualizações: 5389 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - Crie uma classe Agenda que pode armazenar 10 pessoas e que seja capaz de realizar as seguintes operações Pergunta/Tarefa: Crie uma classe Agenda que pode armazenar 10 pessoas e que seja capaz de realizar as seguintes operações: void armazenaPessoa(String nome, int idade, float altura); void removePessoa(String nome); int buscaPessoa(String nome); // informa em que posição da agenda está a pessoa void imprimeAgenda(); // imprime os dados de todas as pessoas da agenda void imprimePessoa(int index); // imprime os dados da pessoa que está na posição "i" da agenda. O código deverá ser desenvolvido em Java console (modo texto) e usar um menu switch() para as operações. Sua saída deverá ser parecida com: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Código para a classe Pessoa (Pessoa.java): package arquivodecodigos; public class Pessoa { private String nome; private int idade; private double altura; // construtor cheio public Pessoa(String nome, int idade, double altura) { this.nome = nome; this.idade = idade; this.altura = altura; } // construtor vazio public Pessoa() { } // método que imprime todos os dados da pessoa public void imprimirDados(){ System.out.println("Nome: " + nome + "\nIdade: " + idade + "\nAltura: " + altura); } public String getNome() { return nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome; } public int getIdade() { return idade; } public void setIdade(int idade) { this.idade = idade; } public double getAltura() { return altura; } public void setAltura(double altura) { this.altura = altura; } } Código para a classe Agenda (Agenda.java): package arquivodecodigos; public class Agenda { // vetor que guardará as pessoas private Pessoa pessoas[]; // construtor da classe Agenda public Agenda(int quantidade){ pessoas = new Pessoa[quantidade]; } public void armazenaPessoa(String nome, int idade, double altura){ // ainda temos posições disponíveis na agenda? boolean cadastrado = false; for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){ if(pessoas[i] == null){ // encontramos uma posição Pessoa p = new Pessoa(nome, idade, altura); // criamos uma nova pessoa // guardamos ela no vetor pessoas[i] = p; // e avisamos que o cadastro foi efetuado com sucesso cadastrado = true; break; // sai do laço } } if(cadastrado){ System.out.println("\nCadastro efetuado com sucesso"); } else{ System.out.println("\nNão foi possível cadastrar. Agenda cheia"); } } // método que permite pesquisar e excluir uma pessoa public void removePessoa(String nome){ // vamos verificar se a exclusão foi efetuada com sucesso boolean excluido = false; for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){ if(pessoas[i] != null){ // esta é a pessoa que estamos procurando? if(pessoas[i].getNome().equals(nome)){ pessoas[i] = null; // posição disponível novamente excluido = true; break; // sai do laço } } } if(excluido){ System.out.println("\nPessoa removida com sucesso"); } else{ System.out.println("\nNão foi possível remover. Pessoa não encontrada."); } } // informa em que posição da agenda está a pessoa public int buscaPessoa(String nome){ int resultado = -1; // vamos verificar se a pessoa existe na agenda for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){ if(pessoas[i] != null){ // esta é a pessoa que estamos procurando? if(pessoas[i].getNome().equals(nome)){ resultado = i; break; // sai do laço } } } return resultado; } // imprime os dados de todas as pessoas da agenda public void imprimeAgenda(){ // vamos percorrer o vetor de pessoas e imprimir cada uma for(int i = 0; i < pessoas.length; i++){ if(pessoas[i] != null){ Pessoa p = pessoas[i]; System.out.println("\nNome: " + p.getNome()); System.out.println("Idade: " + p.getIdade()); System.out.println("Altura: " + p.getAltura()); } } } // imprime os dados da pessoa que está na posição "i" da agenda public void imprimePessoa(int index){ // este índice é válido? if((index < 0) || (index > (pessoas.length - 1))){ System.out.println("\nÍndice inválido"); } else{ Pessoa p = pessoas[index]; if(p == null){ System.out.println("\nNão existe pessoa nesse índice ainda."); } else{ System.out.println("\nNome: " + p.getNome()); System.out.println("Idade: " + p.getIdade()); System.out.println("Altura: " + p.getAltura()); } } } } Código para a classe Principal (Principal.java): package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Principal { // para fazer a leitura da entrada do usuário static Scanner entrada = new Scanner(System.in); public static void main(String[] args) { // cria uma nova Agenda Agenda agenda = new Agenda(10); String nome; // nome da pessoa int idade; // idade da pessoa double altura; // altura da pessoa // cria o menu de opções while(true){ System.out.println("\n1. Nova Pessoa"); System.out.println("2. Excluir Pessoa"); System.out.println("3. Buscar Pessoa"); System.out.println("4. Imprimir Agenda"); System.out.println("5. Imprimir Pessoa (Índice)"); System.out.println("6. Sair"); System.out.print("Sua opção: "); int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: System.out.print("\nInforme o nome: "); nome = entrada.nextLine(); System.out.print("Informe a idade: "); idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a altura (use ponto em vez de vírgula): "); altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); agenda.armazenaPessoa(nome, idade, altura); break; case 2: System.out.print("\nInforme o nome a ser removido: "); nome = entrada.nextLine(); agenda.removePessoa(nome); break; case 3: System.out.print("\nInforme o nome a ser pesquisado: "); nome = entrada.nextLine(); int indice = agenda.buscaPessoa(nome); if(indice < 0){ System.out.println("\nA pessoa não foi encontrada"); } else{ System.out.println("\nA pessoa foi encontrada no índice: " + indice); } break; case 4: agenda.imprimeAgenda(); break; case 5: System.out.print("\nInforme o índice desejado: "); int index = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); agenda.imprimePessoa(index); break; case 6: System.exit(0); default: System.out.println("\nOpção inválida\n"); break; } } } } |
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