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Como retornar a propriedade Infinity em um cálculo

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<script language="javascript">
<!--
  var valor = 1.7976931348623157E+309;
  document.write(valor);
//-->
</script>


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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular salário líquido em Java - Calculando o salário líquido de um professor

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como double), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como double). Em seguida mostre o salário líquido, formatado de acordo com a moeda brasileira em vigor (na resolução eu usei o Real).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos ler o valor do hora aula
    System.out.print("Informe o valor da hora aula: ");
    double valorHoraAula = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
    System.out.print("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ");
    int horasTrabalhadas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o percentual de desconto do INSS
    System.out.print("Informe o percentual de desconto do INSS: ");
......



MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções)

Como usar joins no MySQL

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As junções (joins) são ferramentas presentes na maioria dos bancos de dados que suportam SQL e são usadas quando precisamos recuperar dados de uma ou mais tabelas com base em suas relações lógicas. Desta forma, é possível combinar os registros de tais tabelas de forma a construir um "super-registro", que nos permitirá exibir relatórios mais elaborados.

Para o bom entendimento de junções, vamos considerar duas tabelas: filmes e generos. Aqui nós temos uma cardinalidade de 1 x N. Um filme possui um gênero, enquanto um gênero pode abranger vários filmes. Vamos começar criando estas duas tabelas (comece com a tabela generos, já que esta não depende da tabela de filmes):

Comando DLL CREATE TABLE para a tabela generos:

CREATE TABLE generos(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR(45) NOT NULL,
......


Veja agora o comando SQL para a criação da tabela de filmes:

Comando DLL CREATE TABLE para a tabela filmes:

CREATE TABLE filmes(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  titulo VARCHAR(45) NOT NULL,
  genero INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  PRIMARY KEY(id),
......


Veja que a tabela filmes contém uma chave estrangeira referenciando a chave primária da tabela generos. Isso nos permite "atrelar" um filme ao seu gênero. Vá em frente e insira alguns dados em ambas as tabelas. Primeiro cadastre alguns gêneros e em seguida alguns filmes.

Vejamos agora a importância dos joins. Observe o resultado de um comando DML SELECT na tabela filmes:

SELECT * FROM filmes;

id  titulo	        genero
1   EFEITO BORBOLETA	6
......


Nesta query o gênero é retornado como um valor inteiro, ou seja, o valor do campo id da tabela generos. Em muitos casos este não é o comportamento que queremos. Em vez do id do gênero nós gostaríamos de exibir seu nome. Isso pode ser conseguido da seguinte forma:

SELECT filmes.id, filmes.titulo, generos.nome FROM filmes,
generos WHERE filmes.genero = generos.id;

id  titulo	        genero
......


Nesta query eu usei o nome completo da tabela antes do nome dos campos a serem retornados. Na prática, é comum darmos apelidos às tabelas. Veja:

SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f,
......


Neste exemplo, não usamos as palavras-chaves INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, etc. A junção está "escondida" na cláusula SELECT. Esta técnica é conhecida como "junção implícita" ou "implicit join". Veja como o mesmo resultado pode ser obtido usando a junção INNER JOIN:

SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f INNER JOIN
......


Veja minhas outras dicas sobre junções para aprender mais sobre INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN, FULL JOIN, etc.


React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Image

Como exibir imagens e fotos em aplicações React Native usando o componente Image

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O componente Image do React Native é usado quando queremos carregar imagens e exibí-las em nossas aplicações mobile. Este componente possibilita a exibição de diferentes tipos de imagens, incluindo imagens remotas (em um site, por exemplo), recursos estáticos, imagens em locais temporários e imagens a partir do armazenamento local, tais como imagens da câmera.

Veja uma aplicação React Native completa que mostra como carregar uma imagem da internet e exibí-la em um componente Image. Note que a imagem a ser exibida é a logo do nosso site. Eis o código:

import React, {Component} from 'react';  
import {Image, View} from 'react-native';  
   
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
  render() {  
    return (        
      <View style={{padding: 10, flexDirection: 'column'}}>  
......


É importante observar que, quando a imagem estiver sendo carregada de uma rede (internet, por exemplo) ou via propriedade data, temos que, manualmente, indicar as dimensões da imagem a ser exibida.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o índice da primeira ocorrência de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe String

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Em alguma ocasião nós precisaremos verificar se um determinado caractere está contido em uma palavra, frase ou texto, e poderemos querer também retornar o índice da primeira ocorrência de tal caractere.

Para isso nós podemos usar a função IndexOf() da classe String. Este método recebe o caractere ou substring desejada e retorna um valor inteiro indicando o índice da primeira ocorrência. Se o caractere não for encontrado, o valor -1 é retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de Java e C#";

      // vamos obter o índice da primeira ocorrência da letra "J"
      int pos = frase.IndexOf("J");

      // o caractere for encontrado?
      if (pos != -1) {
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O caractere foi encontrado na posição 9

Tenha em mente que o método IndexOf() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em C

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A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo.

Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é:

\[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \]

Onde:

v ? velocidade de queda (m/s)

g ? aceleração da gravidade (m/s2)

t ? intervalo de tempo (s)

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s.

Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
  float tempo = 15.00; // em segundos
  // velocidade da queda nesse intervalo
......


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s

Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h.

Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
     
int main(int argc, char *argv[]){
  int i; // variável de controle do laço
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
  int tempo;
  // velocidade da queda nesse intervalo
  float velocidade;
  
......


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s
A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s
A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s
A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s
A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s
A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s
A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s
A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s
A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s
A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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