Você está aqui: AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment |
Como retornar a elevação de uma estaca em um perfil de um alinhamento no Civil 3D usando a função ElevationAt() da classe Profile da .NET C# APIQuantidade de visualizações: 369 vezes |
A função ElevationAt() da classe Profile da .NET C# API é muito útil quando queremos obter a elevação de uma determinada estaca em um perfil de um alinhamento do Civil 3D. Nesta dica eu mostrarei como obter a elevação da segunda estaca, situada a 20 metros do início de um alinhamento chamado "EIXO DA ESTRADA". Para este exemplo eu peguei o perfil do terreno natural. O primeiro passo é obter o perfil desejado como um objeto da classe Profile usando a função GetObject() do objeto Transaction. Aqui eu passei o primeiro item da coleção ObjectIdCollection, uma vez que é consenso geral criar o perfil do terreno natural em primeiro lugar. Depois de obtido o objeto Profile nós efetuamos uma chamada à sua função ElevationAt() passando a distância da estaca. Esta distância deve ser informada em metros e seu retorno é a elevação da estaca como um valor double. Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.Civil.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; using Autodesk.Civil.DatabaseServices; namespace Estudos { public class Class1 : IExtensionApplication { [CommandMethod("Alinhamento")] public void Alinhamento() { // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument; // obtemos o editor Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor; // vamos pesquisar o alinhamento chamado "EIXO DA RODOVIA" string nome = "EIXO DA RODOVIA"; // vamos iniciar um nova transação using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument. Database.TransactionManager.StartTransaction()) { try { // efetuamos uma chamada ao método GetAlignmentByName() passando // o documento atual do AutoCAD Civil 3D e o nome do alinhamento // que queremos encontrar Alignment alinhamento = GetAlignmentByName(doc, nome); // ops, o alinhamento não foi encontrado if (alinhamento == null) { editor.WriteMessage("\nO alinhamento não foi encontrado."); } else { // vamos obter os ids dos perfis deste alinhamento ObjectIdCollection ids_perfis = alinhamento.GetProfileIds(); // agora vamos obter o primeiro perfil, em geral o perfil // que representa o terreno natural TN Profile perfil = ts.GetObject(ids_perfis[0], OpenMode.ForRead) as Profile; // agora vamos obter a elevação na segunda estaca, situada a // 20 metros do início do alinhamento double elevacao = perfil.ElevationAt(20); // e mostramos o resultado editor.WriteMessage("\nA elevação na segunda estaca é: " + elevacao + " metros\n"); } } catch (System.Exception e) { // vamos tratar o erro editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message); } } } // função C# que retorna um alinhamento por nome, ou null em // caso de não encontrar o alinhamento desejado public Alignment GetAlignmentByName(CivilDocument doc, string nome) { // vamos declarar um objeto da classe Alignment Alignment alinhamento = null; // agora vamos obter os ids de todos os alinhamentos ObjectIdCollection alinhamentos = doc.GetAlignmentIds(); // vamos percorrer todos os ids de alinhamentos retornados foreach (ObjectId idAlinhamento in alinhamentos) { alinhamento = idAlinhamento.GetObject(OpenMode.ForRead) as Alignment; // encontramos o alinhamento if (alinhamento.Name.Equals(nome)) { return alinhamento; } } // retorna null se o alinhamento não for encontrado return null; } public void Initialize() { // pode deixar em branco } public void Terminate() { // pode deixar em branco } } } Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# teremos o seguinte resultado: A elevação na segunda estaca é: 743.585742295399 metros. |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como embaralhar os elementos de um array em Python usando random.shuffle()Quantidade de visualizações: 934 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar a ordem dos elementos de uma lista do Python. Para isso usaremos o método shuffle() do módulo random. Este método muda a ordem dos elementos no vetor original. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo random import random # função principal do programa def main(): # vamos criar uma lista de números inteiros numeros = [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] # vamos mostrar o vetor original print("Ordem original: {0}".format(numeros)) # agora vamos embaralhar a ordem dos elementos da lista random.shuffle(numeros) # e mostramos o resultado print("Após o embaralhamento: {0}".format(numeros)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] Após o embaralhamento: [3, 10, 6, 8, 9, 5, 7, 4, 1, 2] |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês da data atual em C# usando a propriedade Day da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 11531 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o dia do mês de uma determinada data em C#. Para isso nós podemos acessar a propriedade Day da estrutura DateTime. Veja em seguida um trecho de código no qual mostramos o dia do mês da data atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atual DateTime agora = DateTime.Now; // agora vamos obter o dia da data int dia = agora.Day; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O dia do mês é: {0:D}", dia); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O dia do mês é: 16 |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 6970 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150 // pixels de altura g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), new Rectangle(100, 100, 250, 150)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial |
Como criar chaves primárias compostas em uma tabela do MySQLQuantidade de visualizações: 953 vezes |
Sabemos que o uso do atributo PRIMARY KEY (PK) permite marcar um campo de uma tabela MySQL como chave primária. Assim, este campo não poderá ter valores repetidos nem conter o valor NULL. Há, no entanto, situações nas quais precisamos marcar mais de um campo como chave primária, ou seja, a chave primária é composta de dois ou mais campos. Estas situações surgem nos cenários em que temos relacionamentos N x N (muitos para muitos) e uma tabela associativa que represente o relacionamento. Um exemplo disso é a relação autor-livro: um autor pode escrever vários livros e um livro pode ser escrito por mais um autor (vários autores em conjunto). Mas, o mesmo autor não pode aparecer no mesmo livro mais de uma vez. Vamos representar isso passo-a-passo. Comece criando a tabela autores. Veja o comando CREATE TABLE completo para esta tarefa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- CREATE TABLE autores( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, email VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment nome varchar(45) NO - email varchar(45) NO - Vamos agora criar a tabela livros. Veja o comando CREATE TABLE completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY (id) ) ENGINE = InnoDB; Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- CREATE TABLE autores_livros( id_autor int(10) unsigned NOT NULL, id_livro int(10) unsigned NOT NULL, PRIMARY KEY(id_autor,id_livro), KEY FK_autores_livros_2(id_livro), CONSTRAINT FK_autores_livros_2 FOREIGN KEY(id_livro) REFERENCES livros(id), CONSTRAINT FK_autores_livros_1 FOREIGN KEY(id_autor) REFERENCES autores(id) ) ENGINE=InnoDB Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura: Field Type Null Key Default Extra id_autor int(10) unsigned NO PRI - - id_livro int(10) unsigned NO PRI - - Agora experimente inserir dados nas tabelas autores e livros. Em seguida faça o relaciomento na tabela autores_livros. Tente repetir o id do autor para o mesmo livro. Imediatamente o MySQL recusará a inserção com a mensagem de erro: Error 1062: Duplicate entry '2-2' for key 1 E, como usamos chaves estrangeiras na tabela autores_livros, ao tentarmos excluir um livro já relacionado com um autor, teremos a seguinte mensagem de erro: Cannot delete or update a parent row: a foreign key constraint fails (`estudos/autores_livros`, CONSTRAINT `FK_autores_livros_2` FOREIGN KEY (`id_livro`) REFERENCES `livros` (`id`)) Veja mais dicas nesta seção para aprender mais sobre chaves estrangeiras e restrições de integridade referencial. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Exercícios Resolvidos de Python - Como usar a Ordenação da Bolha em Python para ordenar os valores de um vetor em ordem crescente ou decrescenteQuantidade de visualizações: 260 vezes |
Pergunta/Tarefa: A Ordenação da Bolha, ou ordenação por flutuação (literalmente "por bolha"), também chamada de Bubble Sort, é um algoritmo de ordenação dos mais simples. A ideia é percorrer o array diversas vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o topo o maior elemento da sequência. Essa movimentação lembra a forma como as bolhas em um tanque de água procuram seu próprio nível, e disso vem o nome do algoritmo. No melhor caso, o algoritmo executa n operações relevantes, onde n representa o número de elementos do vetor. No pior caso, são feitas n2 operações. A complexidade desse algoritmo é de ordem quadrática. Por isso, ele não é recomendado para programas que precisem de velocidade e operem com quantidade elevada de dados. Escreva um programa Python que declara, constrói um vetor de 10 inteiros e peça para o usuário informar os valores de seus elementos. Em seguida use a ordenação da bolha para ordenar os elementos em ordem crescente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor para o índice 0: 84 Informe o valor para o índice 1: 23 Informe o valor para o índice 2: 9 Informe o valor para o índice 3: 5 Informe o valor para o índice 4: 11 Informe o valor para o índice 5: 3 Informe o valor para o índice 6: 50 Informe o valor para o índice 7: 7 Informe o valor para o índice 8: 2 Informe o valor para o índice 9: 73 O array informado foi: 84 23 9 5 11 3 50 7 2 73 O array ordenado é: 2 3 5 7 9 11 23 50 73 84 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # vamos declarar e construir um vetor de 10 elementos valores = [0 for x in range(10)] # vamos pedir que o usuário informe os valores for i in range(0, len(valores)): valores[i] = int(input("Informe o valor para o índice {0}: ".format(i))) # vamos mostrar o vetor informado print("\nO array informado foi:\n\n") for i in range(0, len(valores)): print(valores[i], end=" ") # vamos ordenar os elementos do vetor usando a ordenação da bolha # laço externo de trás para frente for i in range(len(valores) - 1, 0, -1): for j in range(0, i): # laço interno vai no fluxo normal if valores[j] > valores[j + 1]: # temos que trocá-los de lugar temp = valores[j] valores[j] = valores[j + 1] valores[j + 1] = temp # vamos exibir o vetor já ordenado print("\n\nO array ordenado é:\n\n") for i in range(0, len(valores)): print(valores[i], end=" ") print("\n") if __name__== "__main__": main() |
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