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Como retornar a quantidade de pontos em uma superfície do AutoCAD Civil 3D usando C# e a propriedade NumberOfPoints do objeto GeneralSurfaceProperties

Quantidade de visualizações: 336 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber a quantidade de pontos existentes em uma superfície do AutoCAD Civil 3D. Uma das formas de se obter isso é expandir o nó Surfaces, clicar com o botão direito na superfície desejada e pedir Surface Properties. Agora basta ir na aba Statistics e expandir a seção General.

Via programação podemos obter o número de pontos de uma surface usando a propriedade NumberOfPoints do objeto GeneralSurfaceProperties. Este objeto é obtido a partir de uma chamada à função GetGeneralProperties() do objeto CivSurface que estamos operando no momento.

Veja o código AutoCAD Civil 3D C# .NET completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.Civil.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;
using CivSurface = Autodesk.Civil.DatabaseServices.Surface;
using Autodesk.Civil.DatabaseServices;

namespace Estudos {
  public class Class1 : IExtensionApplication {
    [CommandMethod("Superficie")]
    public void Superficie() {
      // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D
      CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument;

      // obtemos o editor
      Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor;

      // vamos pesquisar a superfície chamada "TN - SUPERFÍCIE NATURAL"
      string nome = "TN - SUPERFÍCIE NATURAL";

      // vamos iniciar um nova transação
      using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.
        Database.TransactionManager.StartTransaction()) {
        try {
          // efetuamos uma chamada ao método GetSurfaceByName() passando
          // o documento atual do AutoCAD Civil 3D e o nome da superfície
          // que queremos encontrar
          CivSurface superficie = GetSurfaceByName(doc, nome);

          // e mostramos o resultado
          if (superficie == null) {
            editor.WriteMessage("\nA superfície não foi encontrada.");
          }
          else {
            // agora que já temos a superfície, vamos obter suas propriedades
            // por meio do objeto GeneralSurfaceProperties
            GeneralSurfaceProperties prop = superficie.GetGeneralProperties();

            // e obtemos a quantidade de pontos dessa superfície
            int quant_pontos = prop.NumberOfPoints;

            // e mostramos o resultado
            editor.WriteMessage("\nA superfície possui " + quant_pontos +
              " pontos.");
          }
        }
        catch (System.Exception e) {
          // handle bad file path 
          editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message);
        }
      }
    }

    // função C# que retorna uma superfície por nome, ou null em
    // caso de não encontrar a surface desejada
    public CivSurface GetSurfaceByName(CivilDocument doc, string nome) {
      // vamos declarar um objeto da classe 
      CivSurface superficie = null;

      // agora vamos obter os ids de todas as superfícies
      ObjectIdCollection superficies = doc.GetSurfaceIds();

      // vamos percorrer todos os ids de superfícies retornados
      foreach (ObjectId idSuperficie in superficies) {
        superficie = idSuperficie.GetObject(OpenMode.ForRead) as CivSurface;
        // encontramos a superfície
        if (superficie.Name.Equals(nome)) {
          return superficie;
        }
      }

      // retorna null se a superfície não for encontrada
      return null;
    }

    public void Initialize() {
      // pode deixar em branco
    }

    public void Terminate() {
      // pode deixar em branco
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado:

A superfície possui 18427 pontos.

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Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while do Python - Python para iniciantes

Quantidade de visualizações: 15040 vezes
O laço while da linguagem Python permite executar um bloco de códigos repetidamente até que uma condição seja verdadeira. Opcionalmente, uma cláusula else pode ser usado com o while em Python (a parte else será executada mesmo que o corpo principal do laço não seja executado). Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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# função principal do programa
def main():
  numero = 0
 
  while numero <= 10:
    print(numero)
    numero = numero + 1
  else:
    print("Terminei")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Terminei

Veja um exemplo de um laço while que nunca será executado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função principal do programa
def main():
  numero = 0
 
  while numero > 10:
    print(numero)
    numero = numero + 1
  
if __name__== "__main__":
  main()

E agora um exemplo de laço usando um valor booleano:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função principal do programa
def main():
  continuar = True
  valor = 0
 
  while continuar:
    print(valor)
   
    if valor > 5:
      continuar = False
    else:
      valor = valor + 1
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como copiar todos os elementos de um vetor para outro em VB.NET usando o método CopyTo() da classe Array

Quantidade de visualizações: 6995 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método CopyTo() da classe Array do VB.NET para copiar todos os elementos de um array para um outro array.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' cria um array de inteiros
    Dim valores() As Integer = {1, 2, 3, 4, 5}

    ' exibe os valores do primeiro array
    For Each valor As Integer In valores
      Console.WriteLine(valor)
    Next

    ' cria um segundo array e copia os elementos
    ' do primeiro para o segundo
    Dim valores2() As Integer = {6, 7, 8, 9, 10, 15, 20}
    valores.CopyTo(valores2, 0)
    Console.WriteLine()

    ' exibe os valores do segundo array
    For Each valor As Integer In valores2
      Console.WriteLine(valor)
    Next

    Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

1
2
3
4
5

1
2
3
4
5
15
20


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby usando a função insert()

Quantidade de visualizações: 8609 vezes
Muita vezes precisamos inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby. Esta tarefa pode ser realizada com a função insert() da classe String.

Esta função opera na string original e requer dois argumentos: a posição na string onde a substring será inserida e a substring propriamente dita. A posição é um índice iniciando em 0. Índices negativos são contados a partir do final da string.

Veja o exemplo:

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# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"
puts "A frase original é: " + frase

# vamos inserir " Python e" antes de "Ruby". 
frase.insert(14, " Python e")

# exibe o resultado 
puts "A nova frase é: " + frase

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Gosto muito de Ruby
A nova frase é: Gosto muito de Python e Ruby


C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como passar um vetor para uma função C

Quantidade de visualizações: 11880 vezes
Muitas vezes precisamos passar um vetor, ou seja, um array unidimensional para uma função na linguagem C. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito.

Observe que a passagem de um vetor para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores do array dentro da função será refletida no vetor original:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// protótipo da função que recebe o array e exibe os seus elementos
void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho);

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // cria um vetor com 5 inteiros
  int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1};
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // passa o vetor para a função exibir_vetor()
  // veja que temos que enviar também a quantidade
  // de elementos
  exibir_vetor(valores, 5);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

// função que recebe o array e exibe os seus elementos
void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho){
  int i;

  printf("Os elementos do vetor são:\n\n");

  for(i = 0; i < tamanho; i++){
    printf("%d  ", vetor[i]);
  }
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Os elementos do vetor são:

54 3 89 6 1


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar a quantidade de linhas e colunas de um vetor ou matriz usando a propriedade shape do objeto ndarray da biblioteca NumPy do Python

Quantidade de visualizações: 2463 vezes
Podemos usar a propriedade shape do objeto ndarray da biblioteca NumPy para obter a quantidade de linhas e colunas em um vetor ou matriz. Para um vetor, o retorno será a quantidade de colunas seguida por uma vírgula. Para matrizes, a propriedade retornará a quantidade de linhas e colunas. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np
 
def main():
  # vamos criar um vetor com 8 elementos
  vetor = np.array([5, 1, 10, 7, 2, 3, 9, 4])

  # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nesse vetor
  print("Linhas e colunas no vetor:", vetor.shape)

  # agora vamos criar uma matriz de 2 linhas e 4 colunas
  matriz = np.array([[8, 51, 2, 35], [90, 42, 0, 71]])

  # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nessa matriz
  print("Linhas e colunas na matriz:", matriz.shape) 

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Linhas e colunas no vetor: (8,)
Linhas e colunas na matriz: (2, 4)

Além de usar a propriedade shape do objeto ndarray, nós podemos também efetuar uma chamada ao método global shape() da NumPy. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np
 
def main():
  # vamos criar um vetor com 8 elementos
  vetor = np.array([5, 1, 10, 7, 2, 3, 9, 4])

  # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nesse vetor
  print("Linhas e colunas no vetor:", np.shape(vetor))

  # agora vamos criar uma matriz de 2 linhas e 4 colunas
  matriz = np.array([[8, 51, 2, 35], [90, 42, 0, 71]])

  # vamos mostrar a quantidade de linhas e colunas nessa matriz
  print("Linhas e colunas na matriz:", np.shape(matriz)) 

if __name__== "__main__":
  main()

Execute e veja que o resultado é o mesmo para ambos os códigos.


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