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Como listar os nomes, ids e tipos de perfis de um alinhamento no Civil 3D usando GetProfileIds() e GetObject() da API .NET do Civil 3D

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Em algumas situações nós precisamos realizar algumas ações nos perfis de um determinado alinhamento do Civil 3D. Para isso nós podemos usar as funções GetProfileIds() e GetObject() da API C# do Civil 3D. Veja como isso é feito.

De posse do alinhamento desejado, efetuamos uma chamada à sua função GetProfileIds() e retornados um ObjectIdCollection contendo os ids de todos os perfis do alinhamento em questão. Em seguida usamos um laço foreach para percorrer cada um desses ids, fazemos chamadas à GetObject() e retornando objetos da classe Profile.

O passo final é acessar as propriedades Id, Name e ProfileType do objeto Profile e mostrar o resultado na janela de comando.

Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.Civil.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;
using Autodesk.Civil.DatabaseServices;

namespace Estudos {
  public class Class1 : IExtensionApplication {
    [CommandMethod("Alinhamento")]
    public void Alinhamento() {
      // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D
      CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument;

      // obtemos o editor
      Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor;

      // vamos pesquisar o alinhamento chamado "EIXO DA RODOVIA"
      string nome = "EIXO DA RODOVIA";

      // vamos iniciar um nova transação
      using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.
        Database.TransactionManager.StartTransaction()) {
        try {
          // efetuamos uma chamada ao método GetAlignmentByName() passando
          // o documento atual do AutoCAD Civil 3D e o nome do alinhamento
          // que queremos encontrar
          Alignment alinhamento = GetAlignmentByName(doc, nome);

          // ops, o alinhamento não foi encontrado
          if (alinhamento == null) {
            editor.WriteMessage("\nO alinhamento não foi encontrado.");
          }
          else {
            // encontramos o alinhamento. Vamos mostrar os ids e nomes dos
            // perfis que ele possui
            ObjectIdCollection ids_perfis = alinhamento.GetProfileIds();
            // vamos percorrer todos os ids de profiles retornados
            foreach (ObjectId id_perfil in ids_perfis) {
              Profile perfil = id_perfil.GetObject(OpenMode.ForRead) as Profile;
              // mostramos o id e nome do perfil
              editor.WriteMessage("\nId: " + perfil.Id + "; Nome: " +
                perfil.Name + "; Tipo: " + perfil.ProfileType.ToString() + "\n");
            }
          }
        }
        catch (System.Exception e) {
          // vamos tratar o erro 
          editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message);
        }
      }
    }

    // função C# que retorna um alinhamento por nome, ou null em
    // caso de não encontrar o alinhamento desejado
    public Alignment GetAlignmentByName(CivilDocument doc, string nome) {
      // vamos declarar um objeto da classe Alignment
      Alignment alinhamento = null;

      // agora vamos obter os ids de todos os alinhamentos
      ObjectIdCollection alinhamentos = doc.GetAlignmentIds();

      // vamos percorrer todos os ids de alinhamentos retornados
      foreach (ObjectId idAlinhamento in alinhamentos) {
        alinhamento = idAlinhamento.GetObject(OpenMode.ForRead) as Alignment;
        // encontramos o alinhamento
        if (alinhamento.Name.Equals(nome)) {
          return alinhamento;
        }
      }

      // retorna null se o alinhamento não for encontrado
      return null;
    }

    public void Initialize() {
      // pode deixar em branco
    }

    public void Terminate() {
      // pode deixar em branco
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado:

Id: (2246912726512); Nome: TN - SUPERFÍCIE NATURAL; Tipo: EG
Id: (2246912726832); Nome: GREIDE RODOVIA - PERFIL VERTICAL DA RODOVIA; Tipo: FG

Veja que mostrei o id, o nome e o tipo de cada um dos dois perfis pertencentes ao alinhamento "EIXO DA RODOVIA". Note que, de acordo com as configurações do Brazil Kit, "EG" significa TERRENO NATURAL enquanto "FG" significa "PROJETO", ou seja, o greide da rua, rodovia, ferrovia, etc.

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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em VB.NET usando o método Compare() da classe String do .NET Framework

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Este exemplo mostra como comparar strings em VB.NET usando
o método Compare() da classe String. Lembre-se de que a versão do método que usamos neste exemplo diferencia maiúsculas de minúsculas.

Veja o código completo:

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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim palavra1, palavra2 As String
    palavra1 = "Visual Basic"
    palavra2 = "Visual Basic"

    If String.Compare(palavra1, palavra2) = 0 Then
      Console.WriteLine("As duas strings são iguais")
    Else
      Console.WriteLine("As duas strings são diferentes")
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são iguais


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar elementos no início de um array JavaScript usando a função unshift() do objeto Array

Quantidade de visualizações: 7290 vezes
Nesta dica mostrarei como adicionar um ou mais elementos no início de um array da linguagem JavaScript usando a função unshift() do objeto Array. Esta função é chamada na variável do tipo array e recebe um ou mais elementos, os quais serão inseridos no início do vetor.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Arrays em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um array em JavaScript
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  
  // agora vamos mostrar o vetor criado
  document.write("Valores no array: " + valores 
    + "<br>");
  
  // vamos adicionar três elementos no início do
  // array
  valores.unshift(6, 7, 8);
  
  // e mostramos o resultado
  document.write("Adicionei três elementos no início do array<br>");
  document.write("Valores no array: " + valores);
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Valores no array: 1,2,3,4,5
Adicionei três elementos no início do array
Valores no array: 6,7,8,1,2,3,4,5


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar um StringBuffer em uma String usando o método toString() da classe StringBuffer

Quantidade de visualizações: 11375 vezes
Como já vimos em dicas anteriores, um objeto da classe String é imutável, ou seja, quando modificamos o conteúdo de uma String, o interpretador cria um novo objeto, copiando o conteúdo da string anterior para o objeto recém-criado. Já a classe StringBuffer é mutável, ou seja, podemos modificar o seu conteúdo sem a necessidade da criação de um novo objeto.

Você ficará surpreso ao saber que não podemos atribuir uma variável do tipo StringBuffer em uma variável do tipo String e vice-versa. Ao tentarmos fazer isso, os seguintes erros de compilação são exibidos:

a) error: incompatible types: StringBuffer cannot be converted to String
b) error: incompatible types: String cannot be converted to StringBuffer

Assim, sempre que for necessário converter um StringBuffer em uma String, temos que usar o seu método toString(). Veja:

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package arquivodecodigos;

// Este exemplo mostra como converter um
// StringBuffer em uma String

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Programação Java");
    String resultado = frase.toString(); 
    System.out.println(resultado);
    
    System.exit(0);
  }
} 



C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C++ - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C++ - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 321 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

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#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char caractere;
  int codigo;
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  cout << "Informe um caractere: ";
    
  // vamos ler o caractere informado
  cin >> caractere;
    
  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = (int)caractere;
    
  // e mostramos o resultado
  cout << "Você informou o caractere: " << caractere << endl;
  cout << "O código ASCII correspondente é: " << codigo << endl;
  
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar os tipos de dados byte e sbyte da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 14635 vezes
O tipo de dados byte é usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa de 0 a 255, ou seja, valores inteiros apenas positivos. Veja um exemplo de declaração e definição de uma variável deste tipo:

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// uma variável do tipo byte
byte valor = 45;

O tipo byte (que possui 8 bits não sinalizados) é um apelido C# para o tipo System.Byte da plataforma .NET. Note que quando inicializamos uma variável do tipo byte com um literal inteiro, este valor é convertido implicitamente de int para byte. Se o valor sendo definido for maior que a faixa permitida, o programa não compilará. Veja:

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// valor fora da faixa suportada pelo tipo byte
byte valor = 290;

Ao tentarmos compilar esta linha teremos o seguinte erro:

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Constant value '290' cannot be converted to a 'byte'

Quando se trata de conversões implícitas, um valor do tipo byte pode ser convertido, sem a necessidade de cast, para os tipos short, ushort, int, uint, long, ulong, float, double ou decimal. Veja:

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// variável do tipo byte
byte valor = 28;

// variável do tipo float
float valor2 = valor;

O caminho oposto não é verdade, ou seja, não é possível atribuir uma variável do tipo short à uma variável do tipo byte. Veja:

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// variável do tipo short
short valor = 50;

// variável do tipo byte
byte valor2 = valor;

// mensagem de erro de compilação
Cannot implicitly convert type 'short' to 'byte'. 
An explicit conversion exists (are you missing a cast?)

Esta conversão não é possível, ainda que o valor contido na variável do tipo short esteja na faixa aceitável pelo tipo byte. Neste caso, um cast (conversão explícita) se faz necessário:

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// variável do tipo short
short valor = 50;

// variável do tipo byte
byte valor2 = (byte)valor;

Resumindo, nenhum outro tipo de dados em C# pode ser convertido para o tipo byte implicitamente. Se quiser fazê-lo, use uma conversão explícita (cast).

O tipo sbyte, por sua vez, pode armazenar valores inteiros na faixa de -128 até 127 e possui 8 bits sinalizados. Este tipo é um apelido C# para o tipo de dados System.SByte da plataforma .NET. Veja um exemplo de seu uso:

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static void Main(string[] args){
  // variável do tipo sbyte
  sbyte valor = -45;

  // exibe o resultado
  Console.WriteLine("O valor da variável é: " + valor);

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Note que, a exemplo de byte, o tipo sbyte também é governado por algumas regras de conversão e atribuição de valores literais. Há uma conversão implícita de sbyte para os tipos short, int, long, float, double e decimal. A conversão de qualquer outro tipo de dados para o tipo sbyte só pode ser feita por meio de cast (conversão explícita).


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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