Você está aqui: VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Escreva um algoritmo VisuAlg que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) - Desafio de Programação Resolvido em VisuAlgQuantidade de visualizações: 469 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo VisuAlg que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) gerados pelo computador. Logo em seguida, mostre os números gerados de forma randômica e depois coloque o vetor em ordem crescente, mostrando no final os valores ordenados. Atenção: O vetor deverá ser ordenado usando a ordenação da bolha (Bubble Sort). Sua saída deve ser parecida com: Vetor gerado aleatoriamente: 34 31 5 72 98 71 13 34 27 76 Vetor ordenado de forma crescente: 5 13 27 31 34 34 71 72 76 98 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
algoritmo "Uso de vetores e matrizes em VisuAlg"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valores: vetor[0..9] de inteiro
i, j, aux: inteiro
inicio
// vamos preencher o vetor com os valores randômicos
para i de 0 ate 9 faca
valores[i] <- RandI(100)
fimpara
// mostra o vetor gerado
escreval("Vetor gerado aleatoriamente:")
escreval()
para i de 0 ate 9 faca
escreva(valores[i], " ")
fimpara
// agora vamos ordenar o vetor de forma crescente
escreval()
escreval()
escreval("Vetor ordenado de forma crescente:")
escreval()
// ordena o vetor usando a ordenação Bubble Sort
para i de 0 ate 9 faca
para j de i ate 9 faca
se valores[i] > valores[j] entao
aux <- valores[i]
valores[i] <- valores[j]
valores[j] <- aux
fimse
fimpara
fimpara
// mostra o vetor ordenado
para i de 0 ate 9 faca
escreva(valores[i], " ")
fimpara
escreval()
escreval()
fimalgoritmo
|
|
|
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg |
Veja mais Dicas e truques de VisuAlg |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







