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Usando o operador de deslocamento de bits para a direita com extensão de sinal (>>) da linguagem Java

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O operador de deslocamento de bits para a direita com extensão de sinal (>>) da linguagem Java é usado quando precisamos mover um padrão de bits para a direita uma determinada quantidade de posições, preenchendo os bits à esquerda com o valor do bit mais significativo. Se o valor for positivo, o preenchimento é feito com zeros. Se o valor for negativo, o preenchimento é feito com 1. Comece analizando o seguinte valor binário:

a = 00010100

Este valor binário equivale ao valor 20 na base decimal. Se movermos este padrão duas posições para a direita, ou seja, aplicando a operação:

b = a >> 2

o resultado será:

a = 00010100
b = 00000101

Note que o valor resultante será 5 na base decimal. Vamos ver isso em Java? Eis o código:

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    int a = 20; // 00010100
    
    // exibe o valor original (em inteiro e em bytes)
    System.out.println("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")");
    
    // vamos mover o padrão de bits do primeiro valor 2 posições para
    // a direita
    int b = a >> 2;
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")");
  }
  
  // método auxiliar que converte um inteiro em sua representação em bits
......


Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

a = 00000000 00000000 00000000 00010100 (20)
b = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5)

Cada troca à direita corresponde à divisão (inteira, desconsiderando as frações) do valor por 2. Assim: 20 / 2 / 2 = 5. Se a operação fosse:

b = a >> 3

o resultado seria 00000010 (2), já que 20 / 2 / 2 / 2 = 2 (note que um bit acabou sumindo aqui).

É importante observar que o operador de deslocamento de bits para a direita (>>) só pode ser aplicado aos tipos int e long. Se fornecermos argumentos do tipo char, byte ou short, estes serão promovidos para o tipo int antes da operação.

O número de posições para a troca dos bits sempre estará na faixa de 0 a 31 se o tipo for int e 0 a 63 se o tipo for long.

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PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Apostila PHP para iniciantes - Como usar constantes na linguagem PHP

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Como acontece na maioria das linguagens de programação, o PHP também permite o uso de constantes. Como o próprio nome diz, constantes são inicializadas uma vez e não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa.

A definição de constantes em PHP segue as mesmas regras de nomeação de variáveis, com a exceção de que constantes não possuem o símbolo $ e são geralmente escritas em letras maiúsculas.

Diferente de variáveis, constantes, uma vez definidas, são acessadas globalmente. Não há a necessidade de redeclará-las em cada nova função ou arquivo.

A síntaxe de definição de uma constante é:

define("CONSTANT_NAME", value [, case_sensitivity])

onde:

a) CONSTANT_NAME é o nome da constante;

b) value é o valor atribuído à constante. Não é possível atribuir arrays nem objetos à constantes;

c) case_sensitivity permite definir se o nome da constante será tratado igualmente se referenciado usando letras maiúsculas ou minúsculas. O valor padrão é true, o que quer dizer que "VALOR" e "Valor" serão tratados como uma única constante.

REVISÃO: Revisando este código no PHP 8 eu percebi que o terceiro argumento (case_sensitivity) não é mais suportado, e gera um aviso do tipo:

Warning: define(): Argument #3 ($case_insensitive) is ignored since declaration of case-insensitive constants is no longer supported in...

Veja um exemplo de declaração e uso de constantes em PHP:

<?
  // declara uma constante com o nome MODO e valor 2
  define("MODO", 2);
......


Veja agora o que acontece quando tentamos modificar o valor de uma variável do tipo constante:

<?
  // declara uma constante com o nome MODO e valor 2
  define("MODO", 2);
......


Este código gera a seguinte mensagem de erro:

Parse error: syntax error, unexpected token "=" in...


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número inteiro aleatório em Ruby usando a função rand() do módulo Kernel

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rand() do módulo Kernel da linguagem Ruby para gerar um número randômico dentro de uma determinada faixa. No exemplo nós vamos gerar um número aleatório entre 0 e 6 (não incluído).

Veja o código completo para o exemplo:

# gera um número aleatório entre 0 e 5
numero = rand(6)
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O numero aleatório é: 5


Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como obter a série de Fibonacci recursivamente usando Python - Como calcular a sequência de Fibonacci em Python

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Na matemática, os números de Fibonacci são uma sequência ou sucessão definida como recursiva pela
fórmula:

Fn = Fn - 1 + Fn - 2

Os primeiros números de Fibonacci são:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, ...

Esta sequência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, para descrever o crescimento de uma população de coelhos.

Veja um techo de código que mostra como calcular e mostrar a sequência de Fibonacci de forma recursiva:

# método recursivo para calcular o Fibonacci de um
# número
def fibonacci(num):
  if num < 0:
    print("Não é possível obter o fibonacci de um numero negativo.")
  
  if ((num == 0) or (num == 1)):
    return num
  else:
    return fibonacci(num - 1) + fibonacci(num - 2)
......


Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

Informe um inteiro: 7
Fibonacci(7) = 13

E agora saindo um pouco de Python: Leonardo Pisa (1175-1240) publicou a sequência de Fibonacci no seu livro Liber Abaci (Livro do Ábaco, em português), o qual data de 1202. Porém, comenta-se que os indianos já haviam descrito essa série antes dele.

Se pegarmos um número da série de Fibonacci e o dividirmos pelo seu antecessor (por exemplo: 55 dividido por 34), teremos quase sempre o valor 1,618. Este valor é aplicado com muita frequência em análises financeiras e na informática. Leonardo Da Vinci, que chamou essa sequência de Divina Proporção, a usou para fazer desenhos perfeitos.

De fato, se observarmos atentamente, perceberemos a sequência de Fibonacci também na natureza. São exemplos disso as folhas das árvores, as pétalas das rosas, os frutos, como o abacaxi, as conchas espiraladas dos caracóis ou as galáxias.


C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como retornar a quantidade de itens em uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade Count

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Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens presentes em um controle ListBox do C# Windows Forms. Para isso nós podemos usar a propriedade Count da coleção Items da ListBox.

Veja um exemplo de seu uso:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
  MessageBox.Show("A ListBox contém " +
......


Ao executar este código C# nós teremos uma mensagem com o texto:

A ListBox contém 3 itens.


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como calcular a diferença de anos, meses ou dias entre duas datas em C# usando a função Subtract() da classe DateTime

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Esta dica mostra como obter a diferença de anos, meses ou dias entre duas datas. O truque aqui é usar o método Subtract() da estrutura DateTime. Este método recebe um objeto DateTime, subtrai seus valores do DateTime atual e retorna um objeto TimeSpan, usada para representar um intervalo de tempo. Veja o código completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a diferença em anos, meses ou dias entre
      // duas datas
      DateTime data_inicial = new DateTime(2008, 4, 10);  // 10/04/2008
      DateTime data_final = new DateTime(2008, 5, 15);  // 15/05/2008

      // obtém a diferença
      TimeSpan dif = data_final.Subtract(data_inicial);
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Diferença em:
Anos: 0
Meses: 1
Dias: 35

Tome cuidado. Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se os valores fornecidos estiverem fora das faixas permitidas.


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