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Como definir ou retornar o nível de transparência (ou opacidade) de uma janela QMainWindow

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O nível de transparência (ou opacidade) de uma janela QMainWindow pode ser definido por meio de uma chamada ao método setWindowOpacity(), herdado da classe QWidget. Este método aceita um valor qreal que varia de 1.0 (completamente opaco) até 0.0 (completamente transparente).

Veja um trecho de código no qual ajustamos o nível de opacidade da janela para 60%:

void JanelaPrincipal::on_pushButton_clicked()
{
  // vamos ajustar a opacidade da janela para 60%
......


O valor padrão do nível de opacidade de uma janela QMainWindow é 1.0.

Para obter o nível de opacidade da janela podemos usar o retorno do método windowOpacity(). Veja:

void JanelaPrincipal::on_pushButton_clicked()
{
  // vamos ajustar a opacidade da janela para 60%
  this->setWindowOpacity(0.6);

  // vamos obter a opacidade da janela
......


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C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe Graphics

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Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics
Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
......



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila Java para iniciantes - Como substituir um caractere em uma string usando o método setCharAt() da classe StringBuffer do Java

Quantidade de visualizações: 11120 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método setCharAt() da classe StringBuffer da linguagem Java para substituir caracteres individuais em uma palavra, frase ou texto.

Veja um código completo, no qual trocamos a letra "j" por "J":

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em java.");
......


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Programar em java.
Programar em Java.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C

Quantidade de visualizações: 946 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int numero, sucessor, antecessor;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
    
......



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 14193 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário.

Veja o código para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String s1 = "Gosto de Java";
    String s2 = "Gosto de Java";
     
    if(s1.equals(s2)){
......


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings sao iguais


Laravel ::: Artigos e Tutorias ::: CRUD - CREATE, READ, UPDATE, DELETE

Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 2

Quantidade de visualizações: 2469 vezes
Na parte 1 deste tutorial sobre CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) nós criamos a base de dados MySQL para a nossa aplicação biblioteca, criamos a aplicação Laravel, fizemos a migração e rodamos a migração, o que resultou na criação de uma tabela MySQL chamada livros.

Nessa segunda parte nós vamos iniciar criando a rota de redirecionamento das ações do CRUD. Vamos criar também o controller e as primeiras views.

Criando a rota de redirecionamento - routes/web.php

Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\routes e abra o arquivo web.php. Você verá que ele possui o seguinte conteúdo:

<?php

use Illuminate\Support\Facades\Route;

/*
|--------------------------------------
| Web Routes
|--------------------------------------
|
| Here is where you can register web routes
| for your application. These routes are loaded
......


Vamos alterar o seu conteúdo para a versão abaixo:

<?php

use Illuminate\Support\Facades\Route;
use App\Http\Controllers\LivroController;
......


Veja que criamos uma rota para um recurso, que neste caso será o controller LivroController. Passamos o nome livros para esta rota, de forma que a URL http://localhost/biblioteca/public/livros/create abrirá a view para cadastrar um novo livro.

Hora de criar o controller e o model - a parte controle e modelo do MVC

Com a rota de direcionamento devidamente criada, vamos partir para o controller. Abra uma janela de terminal e digite o comando abaixo:

C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan make:controller LivroController --resource --model=Livro

O Artisan nos perguntará se queremos criar o modelo também. Informe "yes" e pressione Enter.

A App\Models\Livro model does not exist. Do you want to generate it? (yes/no) [yes]:
> yes

Se tudo correr bem, você verá a seguinte mensagem:

Model created successfully.
Controller created successfully.

Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\app\Http\Controllers e localize o arquivo LivroController.php. Abra-o e note que temos os métodos index(), create(), store(), show(), edit(), update() e destroy(). Cada um destes métodos corresponde a uma ação que podemos executar na tabela de livros. Vamos começar com o método create(). Limpe todo o conteúdo deste controller e deixe apenas o código abaixo:

<?php

namespace App\Http\Controllers;

use App\Models\Livro;
use Illuminate\Http\Request;

class LivroController extends Controller{
......


O método create() apenas exibirá a página (view) que nos permitirá cadastrar um novo livro. Porém, antes de criar a primeira view, vá no diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\app\Models, localize e abra o arquivo Livro.php. Vamos modificá-lo para o código abaixo:

<?php

namespace App\Models;

use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory;
use Illuminate\Database\Eloquent\Model;

......


Veja que informamos, no model Livro, os campos da tabela que serão preenchidos com as nossas informações. Os campos id, created_at e updated_at serão gerenciados pelo Laravel.

A view para cadastrar um novo livro

Chegou o grande momento. Vamos criar a página que nos permitirá cadastrar os livros. Para manter as coisas simples, escreveremos um view bem simples, sem muita formatação. Mas você poderá deixá-la mais bonita mais tarde. O importante aqui é entender a funcionalidade.

Veja o código completo para a view create.blade.php:

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Biblioteca</title>
</head>
<body>

<h1>Novo Livro</h1>

@if($status = Session::get('mensagem'))
  <h2>{{ $status }}</h2>
@endif

@if($errors->any())
  <h2>Houve alguns erros ao processar o formulário</h2>
  <ul>
     @foreach($errors->all() as $error)
        <li>{{ $error }}</li>
     @endforeach
  </ul>
@endif

<form action="{{ route('livros.store') }}" method="post">
@csrf
<table width="200" border="0" cellspacing="3" 
  cellpadding="3">
  <tr>
    <td>Título:</td>
    <td><input type="text" name="titulo" id="titulo" 
......


Aqui nós criamos um formulário com a action apontando para {{route('livros.store')}}, e a forma de envio é POST. Temos também três elementos HTML do tipo input text, cada um com a propriedade name contendo o mesmo nome do campo na tabela livros. Salve esta view no diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\resources\views\livros.

Agora abra o seu navegador no endereço http://localhost/biblioteca/public/livros/create e teremos o seguinte resultado:



Agora só precisamos obter as informações do formulário e salvá-las no banco de dados.

Gravando o novo livro na tabela do banco de dados

Vamos ver agora como obter os dados do formulário, passá-los para o controller, instanciar o model e finalmente persistir no banco de dados MySQL. Você viu que os dados do form são enviados para o método store() do controller livros. Assim, abra o LivroController.php e adicione o código abaixo:

<?php

namespace App\Http\Controllers;

use App\Models\Livro;
use Illuminate\Http\Request;

class LivroController extends Controller{
  // mostra a view para cadastrar um novo livro
  public function create(){
    return view('livros.create');
  }

  // recebe as informações do formulário e as grava
  // no banco de dados
  public function store(Request $request){
    // valida o formulário
    $request->validate([
......


Pronto! A parte CREATE do CRUD já está completa. Experimente cadastrar um novo livro e veja o resultado na tabela do banco de dados. Observe que temos também a validação dos dados do formulário (mensagens indicando quais campos não foram preenchidos) e também uma mensagem de sucesso indicando que os dados foram gravados com sucesso.

Na parte 3 deste tutorial veremos como listar os livros cadastrados e a opção de excluir e editar os livros. Até lá.

Leia a parte 3 aqui: Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 3


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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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