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Você está aqui: GTK+ ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
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Entendendo a classe GtkWindowQuantidade de visualizações: 5542 vezes |
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No GTK+ a janela principal de uma aplicação (a janela que contém as caixas de texto, os combo boxes, as listas, botões, etc) é representada por uma instância de GtkWindow. É importante entender a posição desta classe na hierarquia de objetos GTK+. Veja:GObject +----GInitiallyUnowned +----GtkObject +----GtkWidget +----GtkContainer +----GtkBin +----GtkWindow +----GtkDialog +----GtkAssistant +----GtkPlug Como podemos notar, GtkWindow está logo abaixo de GtkBin e GtkContainer, o que nos garante que a janela principal representada por este controle realmente detém a capacidade de conter outros containeres e/ou controles. Em geral uma janela GtkWindow é criada da seguinte forma: GtkWidget *janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL); Veja que tudo que temos a fazer é criar um ponteiro para um objeto GtkWidget e alocar espaço para o mesmo usando uma chamada à função gtk_window_new(). Note que, quase sempre, o valor passado para esta função é GTK_WINDOW_TOPLEVEL (que cria uma janela de nível mais alto, ou seja, a janela principal da aplicação). A partir deste momento a janela já pode ser exibida com uma chamada à função gtk_widget_show(). Veja: gtk_widget_show(janela); Note que a janela criada por meio do objeto GtkWindow contém tudo que uma janela principal deveria ter: barra de título, botões minimizar, maximizar e fechar e, dependendo do sistema de desktop, um ícone representando a janela. Para finalizar, veja o código completo no qual criamos uma janela GtkWindow com a largura de 400 pixels e altura de 200 pixels: #include <gtk/gtk.h> int main(int argc, char *argv[]){ // inicializamos o GTK+ e as bibliotecas de suporte gtk_init(&argc, &argv); // vamos criar uma nova janela e definir seu título GtkWidget *janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL); gtk_window_set_title(GTK_WINDOW(janela), "Estudos GTK+ com C"); // vamos definir a largura e altura da janela gtk_window_set_default_size(GTK_WINDOW(janela), 400, 200); // exibimos a janela gtk_widget_show(janela); // código que destrói a janela principal g_signal_connect_swapped(G_OBJECT(janela), "destroy", G_CALLBACK(gtk_main_quit), NULL); // entramos no loop principal do GTK+ gtk_main(); // a aplicação GTK+ foi fechada, vamos sair return 0; } |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a potência de um número usando recursividade em Java - Funções recursivas em JavaQuantidade de visualizações: 4383 vezes |
Pergunta/Tarefa: A potenciação ou exponenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência. Escreva um método Java recursivo que recebe uma base e um expoente e eleva a base ao expoente. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static int potencia(int base, int expoente){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Informe a base: 5 Informe o expoente: 3 A base 5 elevada ao exponente 3 é 125 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita a base System.out.print("Informe a base: "); // lê a base int base = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // solicita o expoente System.out.print("Informe o expoente: "); // lê o expoente int expoente = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // mostra o resultado System.out.print("A base " + base + " elevada ao exponente " + expoente + " é " + potencia(base, expoente)); System.out.println("\n"); } // método recursivo que eleva uma base a um determinado expoente public static int potencia(int base, int expoente){ // a recursivida deve parar quando o expoente for igual a 1 if(expoente == 1){ return base; } else{ // efetua uma nova chamada recursiva fornecendo o expoente - 1 return base * potencia(base, expoente - 1); } } } |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço do...while em C - Linguagem C para iniciantes: O laço do...whileQuantidade de visualizações: 31316 vezes |
O laço do...while em C é bem parecido com o laço while. A diferença é que no do...while, a condição é testada no final da primeira iteração, o que garante que o laço será executado no mínimo uma vez. Veja um exemplo de seu uso:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 1; do{ printf("%d ", valor); valor++; }while(valor <= 10); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculasQuantidade de visualizações: 8647 vezes |
A linguagem C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra, frase ou texto em maiúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos em C padrão é a função: int toupper(int c); maiúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtoupper(). Veja a listagem logo abaixo (uma boa oportunidade para praticar ponteiros em C): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void strtoupper(char *string){ while(*string){ *string = toupper(*string); string++; } } int main(int argc, char *argv[]) { char frase[] = "Programando em C"; printf("Frase normal: %s\n", frase); strtoupper(frase); printf("Em letras maiusculas: %s\n\n", frase); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Frase normal: Programando em C Em letras maiusculas: PROGRAMANDO EM C |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas |
Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 141 vezes |
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ. O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc. Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho"); // vamos escolher o tipo de snap ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints | ObjectSnapTypes.Intersections; // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na // variável ponto, do tipo XYZ XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção"); // acessamos as coordenadas do ponto string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y + "\nZ = " + ponto.Z; // e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + coordenadas); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com: As coordenadas do ponto são: X = 4.7533122 Y = 11.429872 Z = 23.3871198 |
Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico |
Exercícios Resolvidos de Lisp - Como converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros usando LispQuantidade de visualizações: 575 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em Common Lisp para converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a quantidade de quilômetros e exibir as conversões solicitadas. Como sabemos, um Quilômetro = 1000 Metros, 100.000 Centímetros ou 1.000.000 Milímetros. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe a distância em quilômetros: 2.5 Distância em Quilômetros: 2.5 Distância em Metros: 2500.0 Distância em Centímetros: 250000.0 Distância em Milímetros: 2500000.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp: ; Variáveis usadas na resolução do problema (let ((quilometros)(metros)(centimetros)(milimetros)) ; vamos ler a quantidade de quilômetros (princ "Informe a distância em quilômetros: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável quilometros (setq quilometros (read)) ; vamos calcular a distância em metros (setq metros (* quilometros 1000.0)) ; vamos calcular a distância em centímetros (setq centimetros (* quilometros 100000.0)) ; e agora a distância em milímetros (setq milimetros (* quilometros 1000000.0)) ; E mostramos o resultado (format t "Distância em Quilômetros: ~F" quilometros) (format t "~%Distância em Metros: ~F" metros) (format t "~%Distância em Centímetros: ~F" centimetros) (format t "~%Distância em Milímetros: ~F" milimetros) ) |
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C# - Como excluir todos os itens selecionados em uma ListBox de múltipla seleção do C# Windows Forms |
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