Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: GTK+ ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Entendendo a classe GtkWindow

Quantidade de visualizações: 5542 vezes
No GTK+ a janela principal de uma aplicação (a janela que contém as caixas de texto, os combo boxes, as listas, botões, etc) é representada por uma instância de GtkWindow. É importante entender a posição desta classe na hierarquia de objetos GTK+. Veja:

 GObject
   +----GInitiallyUnowned
         +----GtkObject
               +----GtkWidget
                     +----GtkContainer
                           +----GtkBin
                                 +----GtkWindow
                                       +----GtkDialog
                                       +----GtkAssistant
                                       +----GtkPlug

Como podemos notar, GtkWindow está logo abaixo de GtkBin e GtkContainer, o que nos garante que a janela principal representada por este controle realmente detém a capacidade de conter outros containeres e/ou controles. Em geral uma janela GtkWindow é criada da seguinte forma:

GtkWidget *janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);

Veja que tudo que temos a fazer é criar um ponteiro para um objeto GtkWidget e alocar espaço para o mesmo usando uma chamada à função gtk_window_new(). Note que, quase sempre, o valor passado para esta função é GTK_WINDOW_TOPLEVEL (que cria uma janela de nível mais alto, ou seja, a janela principal da aplicação). A partir deste momento a janela já pode ser exibida com uma chamada à função gtk_widget_show(). Veja:

gtk_widget_show(janela);

Note que a janela criada por meio do objeto GtkWindow contém tudo que uma janela principal deveria ter: barra de título, botões minimizar, maximizar e fechar e, dependendo do sistema de desktop, um ícone representando a janela.

Para finalizar, veja o código completo no qual criamos uma janela GtkWindow com a largura de 400 pixels e altura de 200 pixels:

#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // inicializamos o GTK+ e as bibliotecas de suporte
  gtk_init(&argc, &argv);

  // vamos criar uma nova janela e definir seu título
  GtkWidget *janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
  gtk_window_set_title(GTK_WINDOW(janela), "Estudos GTK+ com C");

  // vamos definir a largura e altura da janela
  gtk_window_set_default_size(GTK_WINDOW(janela), 400, 200);

  // exibimos a janela
  gtk_widget_show(janela);

  // código que destrói a janela principal
  g_signal_connect_swapped(G_OBJECT(janela), "destroy",
    G_CALLBACK(gtk_main_quit), NULL);

  // entramos no loop principal do GTK+
  gtk_main();

  // a aplicação GTK+ foi fechada, vamos sair
  return 0;
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a potência de um número usando recursividade em Java - Funções recursivas em Java

Quantidade de visualizações: 4383 vezes
Pergunta/Tarefa:

A potenciação ou exponenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência. Escreva um método Java recursivo que recebe uma base e um expoente e eleva a base ao expoente.

Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int potencia(int base, int expoente){
  // sua implementação aqui
}
Como melhoria na resolução, você pode tratar o caso no qual o expoente é igual a 0 (na resolução abaixo deixei esta possibilidade em aberto).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a base: 5
Informe o expoente: 3
A base 5 elevada ao exponente 3 é 125
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita a base
    System.out.print("Informe a base: ");
    // lê a base
    int base = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // solicita o expoente
    System.out.print("Informe o expoente: ");
    // lê o expoente
    int expoente = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // mostra o resultado
    System.out.print("A base " + base + " elevada ao exponente " +
      expoente + " é " + potencia(base, expoente));
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que eleva uma base a um determinado expoente
  public static int potencia(int base, int expoente){
    // a recursivida deve parar quando o expoente for igual a 1
    if(expoente == 1){
      return base;
    }
    else{
      // efetua uma nova chamada recursiva fornecendo o expoente - 1
      return base * potencia(base, expoente - 1);
    }
  }
}



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço do...while em C - Linguagem C para iniciantes: O laço do...while

Quantidade de visualizações: 31316 vezes
O laço do...while em C é bem parecido com o laço while. A diferença é que no do...while, a condição é testada no final da primeira iteração, o que garante que o laço será executado no mínimo uma vez. Veja um exemplo de seu uso:

 
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int valor = 1;

  do{
    printf("%d  ", valor);
	valor++;
  }while(valor <= 10);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculas

Quantidade de visualizações: 8647 vezes
A linguagem C padrão não possui uma função para transformar
todas as letras de uma palavra, frase ou texto em maiúsculas, embora alguns compiladores a forneça.

O que temos em C padrão é a função:

	
int toupper(int c);
que permite transformar um caractere em seu correspondente
maiúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma
função strtoupper().

Veja a listagem logo abaixo (uma boa oportunidade para praticar ponteiros em C):

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void strtoupper(char *string){
  while(*string){
    *string = toupper(*string);
    string++;
  }
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase[] = "Programando em C";
  printf("Frase normal: %s\n", frase);
  
  strtoupper(frase);
  
  printf("Em letras maiusculas: %s\n\n", frase);
  
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Frase normal: Programando em C
Em letras maiusculas: PROGRAMANDO EM C


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas

Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 141 vezes
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ.

O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc.

Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho");
      
      // vamos escolher o tipo de snap
      ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints |
        ObjectSnapTypes.Intersections;
      
      // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na
      // variável ponto, do tipo XYZ
      XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, 
        "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção");

      // acessamos as coordenadas do ponto 
      string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y +
        "\nZ = " + ponto.Z;

      // e mostramos o resultado
      TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + 
        coordenadas);
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com:

As coordenadas do ponto são:
X = 4.7533122
Y = 11.429872
Z = 23.3871198


Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico

Exercícios Resolvidos de Lisp - Como converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros usando Lisp

Quantidade de visualizações: 575 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa em Common Lisp para converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a quantidade de quilômetros e exibir as conversões solicitadas.

Como sabemos, um Quilômetro = 1000 Metros, 100.000 Centímetros ou 1.000.000 Milímetros.

Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a distância em quilômetros: 2.5
Distância em Quilômetros: 2.5
Distância em Metros: 2500.0
Distância em Centímetros: 250000.0
Distância em Milímetros: 2500000.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp:

; Variáveis usadas na resolução do problema
(let ((quilometros)(metros)(centimetros)(milimetros))
  ; vamos ler a quantidade de quilômetros
  (princ "Informe a distância em quilômetros: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável quilometros
  (setq quilometros (read))
  
  ; vamos calcular a distância em metros
  (setq metros (* quilometros 1000.0))
  ; vamos calcular a distância em centímetros
  (setq centimetros (* quilometros 100000.0))
  ; e agora a distância em milímetros
  (setq milimetros (* quilometros 1000000.0))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "Distância em Quilômetros: ~F" quilometros)
  (format t "~%Distância em Metros: ~F" metros)
  (format t "~%Distância em Centímetros: ~F" centimetros)
  (format t "~%Distância em Milímetros: ~F" milimetros)
)



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Lisp

Veja mais Dicas e truques de Lisp

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Anúncio Patrocinado
Chat de Sexo - Site para adultso - Maiores de 18 anos. Converse com pessoas de todo o Brasil, de forma discreta e anônima


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 15 usuários muito felizes estudando em nosso site.