Anúncio Patrocinado
Chat de Sexo - Site para adultso - Maiores de 18 anos. Converse com pessoas de todo o Brasil, de forma discreta e anônima
Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Adobe Flex ::: Classes, Controles e Componentes ::: TextInput

Criando um TextInput do tipo senha

Quantidade de visualizações: 6997 vezes


Podemos criar um TextInput do tipo senha atribuindo o valor true para a propriedade displayAsPassword. Por padrão, o valor desta propriedade é false. Veja um exemplo:
<mx:TextInput displayAsPassword="true"/>


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como obter o maior entre dois valores usando a função Max() do Delphi

Quantidade de visualizações: 15574 vezes
A função Max(), presente na unit Math é útil quando precisamos retornar o maior entre dois valores fornecidos. Veja um exemplo:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  a, b, maior: Integer;
begin
  // uses Math

  a := 34;
  b := 17;
  maior := Max(a, b);

  // exibe o resultado
  ShowMessage('O maior valor é: ' + IntToStr(maior));
end;

Note que a função Max() é uma função sobrecarregada, ou seja, os valores fornecidos e o retorno da função podem ser do tipo Integer, Int64, Single, Double ou Extended.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em C# - Como obter a data atual no formato curto usando C#

Quantidade de visualizações: 10308 vezes
Nesta dica mostrarei como obter a data atual usando a propriedade Now da classe DateTime e exibí-la no formato curto, ou seja, DD/MM/AAAA.

Veja o código C# completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      // data atual no formato curto
      DateTime hoje = DateTime.Now;

      System.Console.WriteLine("A data hoje é: {0:d}", hoje);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A data hoje é: 23/03/2021


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular o volume e a área de um cilindro em Java - Geometria Espacial em Java

Quantidade de visualizações: 459 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Cilindro ou Cilindro Circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.

Veja a imagem a seguir:



Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o raio e a altura de um cilindro e calcule e mostre o seu volume e sua área de superfície. Os valores informados pelo usuário deverão ser do tipo double e os resultados deverão também ser do tipo double.

Para auxiliar nos cálculos, a fórmula do volume do cilindo é:

\[ \text{V} = \pi \cdot r^2 \cdot \text{h} \]

Já a fórmula da área do cilindro é:

\[ \text{A} = \text{2} \cdot \pi \cdot r \cdot (r + h) \]

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o raio do cilindro: 5
Informe a altura do cilindro: 8
O volume do cilindro é: 628.3185307179587
A área do cilindro é: 408.4070449666731
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double raio, altura, volume, area;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o raio e a altura do cilindro
    System.out.print("Informe o raio do cilindro: ");
    raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a altura do cilindro: ");
    altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o volume do cilindro
    volume = Math.PI * Math.pow(raio, 2) * altura;
    
    // agora vamos calcular a área do cilindro
    area = 2 * Math.PI * raio * (raio + altura);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O volume do cilindro é: " + volume);
    System.out.println("A área do cilindro é: " + area);
  }
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços no início e no fim de uma string PHP usando a função trim()

Quantidade de visualizações: 417 vezes
The trim() function removes whitespaces and other predefined characters from both sides of a string.

A função trim() do PHP é muito útil quando precisamos excluir os espaços antes e depois de uma palavra, frase ou texto.

Veja um exemplo de seu uso:

<?php
  // uma frase contendo espaços no início e
  // no final
  $frase = "   PHP? Eu gosto de PHP.    ";
  
  // vamos remover os espaços no início e no fim
  $frase = trim($frase);
  
  // e mostramos o resultado
  echo "A frase é: " . $frase;
?>

Além dos espaços, a função trim() do PHP remove também os seguintes caracteres: "\0" (NULL), "\t" (Tabulação), "\n" (Nova linha), "\x0B" (Tabulação vertical), "\r" (Retorno para nova linha).


Java ::: Estruturas de Dados ::: Pilhas

Como criar uma pilha em Java usando um vetor (array) - Estruturas de Dados em Java

Quantidade de visualizações: 1911 vezes
A Pilha é uma estrutura de dados do tipo LIFO - Last-In, First-Out (Último a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Veja a imagem a seguir:



Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Pilha de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado.

Veja o código completo para uma classe Pilha usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos empilhar(), desempilhar() e imprimirPilha():

Código para Pilha.java:

package estudos;

public class Pilha {
  private int elementos[]; // elementos na pilha
  private int topo; // o elemento no topo da pilha
  private int maximo; // a quantidade máxima de elementos na pilha

  // construtor da classe Pilha
  public Pilha(int tamanho) {
    // constrói o vetor
    this.elementos = new int[tamanho];
    // define o topo como -1
    this.topo = -1;
    // ajusta o tamanho da pilha para o valor recebido
    this.maximo = tamanho;
  }

  // método usado para empilhar um novo elemento na pilha
  public void empilhar(int item) {
    // a pilha já está cheia?
    if (this.topo == (this.maximo - 1)) {
      System.out.println("\nA pilha está cheia\n");
    } 
    else {
      // vamos inserir este elemento no topo da pilha
      this.elementos[++this.topo] = item;
    }
  }

  // méodo usado para desempilhar um elemento da pilha
  public int desempilhar() {
    // a pilha está vazia
    if (this.topo == -1) {
      System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
      return -1;
    } 
    else {
      System.out.println("Elemento desempilhado: " + elementos[topo]);
      return this.elementos[this.topo--];
    }
  }

  // método que permite imprimir o conteúdo da pilha
  public void imprimirPilha() {
    // pilha vazia
    if (this.topo == -1) {
      System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
    } 
    else {
      // vamos percorrer todos os elementos da pilha
      for (int i = 0; i <= this.topo; i++) {
        System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]);
      }
    }
  }
}

Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Main usada para testar a funcionalidade da nossa pilha:

Código para Principal.java:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma nova pilha com capacidade para 5 elementos
    Pilha p = new Pilha(5);

    // vamos empilhar 3 elementos
    p.empilhar(34);
    p.empilhar(52);
    p.empilhar(18);

    // vamos mostrar os elementos na pilha
    System.out.println("Itens presentes na Pilha\n");
    p.imprimirPilha();

    // agora vamos remover e retornar dois elementos da pilha
    System.out.println();
    p.desempilhar();
    p.desempilhar();

    // vamos mostrar os elementos na pilha novamente
    System.out.println("\nItens presentes na Pilha\n");
    p.imprimirPilha();
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Itens presentes na Pilha

Item[1]: 34
Item[2]: 52
Item[3]: 18

Elemento desempilhado: 18
Elemento desempilhado: 52

Itens presentes na Pilha

Item[1]: 34


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 14 usuários muito felizes estudando em nosso site.