Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Como calcular a área de um círculo usando VB.NET

Quantidade de visualizações: 12494 vezes
'Este programa mostra como calcular a área
'de um círculo mediante a informação do raio.

Module Module1
  Sub Main()
    Dim area, raio As Double
    Console.Write("Informe o raio do círculo: ")
    raio = CDbl(Console.ReadLine())
    area = Math.PI * Math.Pow(raio, 2)
    Console.WriteLine("A area do círculo de raio " & _
      raio & " é igual a " & area)

    Console.WriteLine()
    Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...")
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module


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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de C - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 2049 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa C que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
  
int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
  
  int lado_a, lado_b, lado_c;
    
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  printf("Informe o primeiro lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_a);
    
  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  printf("Informe o segundo lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_b);
    
  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  printf("Informe o terceiro lado do triângulo: ");
  scanf("%d", &lado_c);
    
  // os lados informados formam um triângulo?
  if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) 
    && (lado_c < (lado_a + lado_b))){
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){
      printf("\nO triângulo é equilátero\n");  
    }
    else{
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){
        printf("\nO triângulo é isósceles\n");  
      }
      else{
        // é escaleno
        printf("\nO triângulo é escaleno\n");
      }
    }
  }
  else{
    printf("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com Java

Quantidade de visualizações: 640 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Java, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Java que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

// vamos declarar a classe Circulo
class Circulo{
  double xc;
  double yc;
  double raio;
  
  public Circulo(double xc, double yc, double raio){
    this.xc = xc; // x do centro
    this.yc = yc; // y do centro
    this.raio = raio; // raio do círculo
  }
}
  
// agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto{
  double x;
  double y;
  
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x; // coordenada x
    this.y = y; // coordenada y	
  }
}

// classe principal da aplicação
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar um objeto Circulo
    Circulo c = new Circulo(205, 166, 115);
    // vamos criar um objeto Ponto
    Ponto p = new Ponto(140, 90);
  
    // vamos verificar se o ponto está dentro do
    // círculo
    double dx = p.x - c.xc;
    double dy = p.y - c.yc;
    if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){
      System.out.println("O ponto está dentro do círculo");  
    }
    else{
      System.out.println("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Java Básico - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 30 - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sênior

Quantidade de visualizações: 3003 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras:

a) De 5 a 7 anos - Infantil;
b) De 8 a 10 anos - Juvenil;
c) De 11 a 15 anos - Adolescente;
d) De 16 a 30 anos - Adulto;
e) Acima de 30 anos - Sênior.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar a idade do nadador
    System.out.print("Informe sua idade: ");
    int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
     
    // vamos verificar a categoria do nadador
    if((idade >= 5) && (idade <= 7)){
      System.out.println("Sua categoria é Infantil");  
    }
    else if((idade >= 8) && (idade <= 10)){
      System.out.println("Sua categoria é Juvenil");  
    }
    else if((idade >= 11) && (idade <= 15)){
      System.out.println("Sua categoria é Adolescente");  
    }
    else if((idade >= 16) && (idade <= 30)){
      System.out.println("Sua categoria é Adulto");  
    }
    else if(idade > 30){
      System.out.println("Sua categoria é Sênior");  
    }
    else{
      System.out.println("Não pertence a nenhuma categoria.");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JList

Como retornar os índices dos itens selecionados em uma JList de seleção múltipla do Java Swing

Quantidade de visualizações: 7568 vezes
Em outra dica desta seção nós vimos como obter e retornar os valores selecionados em uma JList de múltipla seleção do Java Swing. Agora veremos como retornar os índices dos valores selecionados. Para isso nós vamos usar o método getSelectedIndices(), que retorna um vetor (array) de inteiros.

Note o uso da constante ListSelectionModel.MULTIPLE_INTERVAL_SELECTION fornecida para o método setSelectionMode() da JList para indicar a forma de seleção que estamos usando no exemplo.

Veja o código Java Swing completo para o exemplo:

package estudos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JList lista;  

  public Estudos() {
    super("A classe JList");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
    
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};

    // Cria a JList
    lista = new JList(nomes);
 
    // Define a seleção múltipla para a lista
    lista.setSelectionMode(
      ListSelectionModel.MULTIPLE_INTERVAL_SELECTION);

    // Um botão que permite obter os índices do itens 
    // selecionados
    JButton btn = new JButton("Obter índices selecionados");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int[] indices = lista.getSelectedIndices();
          String res = "Índices selecionados:\n";

          for(int i = 0; i < indices.length; i++)
            res += indices[i] + "\n";

          JOptionPane.showMessageDialog(null, res);
        }
      }
    );

    // Adiciona a lista à janela
    c.add(new JScrollPane(lista));

    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Lembre-se que as teclas Ctrl ou Shift devem estar pressionadas enquanto escolhemos os itens de uma JList de seleção múltipla.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Árvores Binárias e Árvores Binárias de Busca

Exercícios Resolvidos de Java - Travessia de uma árvore binária de busca usando o percurso em-ordem (in-order, In-ordem ou ordem simétrica)

Quantidade de visualizações: 1916 vezes
Pergunta/Tarefa:

O percurso em ordem (em-ordem, in-order, In-ordem ou ordem simétrica) é usado quando queremos exibir os valores dos nós da árvore binária de busca em ordem ascendente.

Neste tipo de percurso nós visitamos primeiramente a sub-árvore da esquerda, então o nó atual e finalmente a sub-árvore à direita do nó atual. É importante notar que esta travessia é feita por meio de uma função recursiva.

Escreva um programa Java que contenha uma árvore binária de busca cujos nós guardarão, além das referências para o filho esquerdo e o filho direito, apenas um valor inteiro. Forneça uma função inserir() que permitirá inserir os valores na árvore. Em seguida forneça uma função recursiva que permitirá fazer a travessia in-order da árvore.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 7
Informe um valor inteiro: 3
Informe um valor inteiro: 18
Informe um valor inteiro: 4
Informe um valor inteiro: 9

Percurso em ordem:
3 4 7 9 18
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Código para NoArvore.java:

package estudos;

public class NoArvore {
  int valor; // valor armazenado no nó
  NoArvore esquerdo; // filho esquerdo
  NoArvore direito; // filho direito

  // construtor do nó
  public NoArvore(int valor){
    this.valor = valor;
  }
}

Código para ArvoreBinariaBusca.java:

package estudos;

public class ArvoreBinariaBusca {
  private NoArvore raiz; // referência para a raiz da árvore
  
  // método usado para inserir um novo nó na árvore
  // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false
  // se o elemento não puder ser inserido (no caso de já
  // existir um elemento igual)
  public boolean inserir(int valor){
    // a árvore ainda está vazia?
    if(raiz == null){
      // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore
      raiz = new NoArvore(valor); // cria um novo nó
    }
    else{
      // localiza o nó pai
      NoArvore pai = null;
      NoArvore noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz
 
      // enquanto o nó atual for diferente de null
      while(noAtual != null){
        if(valor < noAtual.valor) {
          pai = noAtual;
          noAtual = noAtual.esquerdo;
        }
        else if(valor > noAtual.valor){
          pai = noAtual;
          noAtual = noAtual.direito;
        }
        else{
          return false; // um nó com este valor foi encontrado
        }
      }
       
      // cria o novo nó e o adiciona ao nó pai
      if(valor < pai.valor){
         pai.esquerdo = new NoArvore(valor);
      }
      else{
        pai.direito = new NoArvore(valor);
      }
    }

    return true; // retorna true para indicar que o novo nó 
    // foi inserido
  }
  
  // método que permite disparar a travessia em-ordem
  public void emOrdem(){
    emOrdem(raiz);
  }

  // sobrecarga do método emOrdem com uma parâmetro (esta é a
  // versão recursiva do método)
  private void emOrdem(NoArvore raiz){
    if(raiz == null){ // condição de parada
      return;
    }
    
    // visita a sub-árvore da esquerda
    emOrdem(raiz.esquerdo);
    // visita o nó atual
    System.out.print(raiz.valor + " ");
    // visita a sub-árvore da direita
    emOrdem(raiz.direito);
  }
}

E aqui está o código para a classe que permite testar a árvore:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
      
    // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca
    ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca();
   
    // vamos inserir 5 valores na árvore
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
      int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      
      // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação
      if(!arvore.inserir(valor)){
        System.out.println("Erro. Um elemento já contém este valor.");  
      }
    }
    
    // vamos exibir os nós da árvore usando o percurso em ordem
    System.out.println("\nPercurso em ordem:");
    arvore.emOrdem();
    
    System.out.println("\n");
  }
}



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